ENFERMEIROS ASSISTENCIAIS CONSTRUINDO A RELAÇÃO DE AJUDA TERAPÊUTICA EM HOSPITAL GERAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cogitare Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/1693 |
Resumo: | Esta pesquisa foi realizada com a participação de cinco enfermeiros assistenciais, em um hospital geral, localizado na região Oeste do Paraná, no período de 14/07 à 03/09 de 1999. Teve como objetivo descrever como enfermeiros assistenciais vivenciam a relação de ajuda terapêutica com o paciente internado em hospital geral, após um programa de educação continuada. Adotou-se como referencial teórico, conceitos de comunicação e relação de ajuda terapêutica. A opção metodológica foi a modalidade convergenteassistencial. Nas reuniões de grupo, para discussão dos conceitos sobre comunicação e relação de ajuda terapêutica, utilizamos um jogo educativo sobre o assunto. A análise dos dados evidenciou a adequação dos referenciais teórico e metodológico com o todo da pesquisa. Podemos concluir que os enfermeiros assistenciais foram capazes de construir conceitos e desenvolveremse no uso da relação de ajuda terapêutica.Help care nurses building the therapeutic relationship in the generalAbstractThis research took place with five nurses participation in a general hospital, in the west of Paraná state, from 14/07 to 03/09/1999. It aimed to describe how nurses experience the therapeutic relationship with patients in hospital, after a continuous educational program. Communication and therapeutic relationship concepts were adopted for the theory. The methodology used was the care-convergent . In the meeting of the groups, which aimed discussing the concepts about communication and the therapeutic helpful relationship , we used an educational game about the subject. The data analysis was focused on the agreement of the theoretical and methodological framework with the whole research . We could conclude that nurses were able to build concepts and to improve their therapeutic help relationship. |
id |
UFPR-15_0bc7db90ab0ddcc999a05e7e06906c07 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/1693 |
network_acronym_str |
UFPR-15 |
network_name_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ENFERMEIROS ASSISTENCIAIS CONSTRUINDO A RELAÇÃO DE AJUDA TERAPÊUTICA EM HOSPITAL GERALHelp care nurses building the therapeutic relationship in the generalEnfermeiros assistenciais; comunicação terapêutica; relação de ajuda terapêutica; Health care nurses; therapeutic communication; therapeutic help relationship.Health care nurses; therapeutic communication; therapeutic help relationship.Esta pesquisa foi realizada com a participação de cinco enfermeiros assistenciais, em um hospital geral, localizado na região Oeste do Paraná, no período de 14/07 à 03/09 de 1999. Teve como objetivo descrever como enfermeiros assistenciais vivenciam a relação de ajuda terapêutica com o paciente internado em hospital geral, após um programa de educação continuada. Adotou-se como referencial teórico, conceitos de comunicação e relação de ajuda terapêutica. A opção metodológica foi a modalidade convergenteassistencial. Nas reuniões de grupo, para discussão dos conceitos sobre comunicação e relação de ajuda terapêutica, utilizamos um jogo educativo sobre o assunto. A análise dos dados evidenciou a adequação dos referenciais teórico e metodológico com o todo da pesquisa. Podemos concluir que os enfermeiros assistenciais foram capazes de construir conceitos e desenvolveremse no uso da relação de ajuda terapêutica.Help care nurses building the therapeutic relationship in the generalAbstractThis research took place with five nurses participation in a general hospital, in the west of Paraná state, from 14/07 to 03/09/1999. It aimed to describe how nurses experience the therapeutic relationship with patients in hospital, after a continuous educational program. Communication and therapeutic relationship concepts were adopted for the theory. The methodology used was the care-convergent . In the meeting of the groups, which aimed discussing the concepts about communication and the therapeutic helpful relationship , we used an educational game about the subject. The data analysis was focused on the agreement of the theoretical and methodological framework with the whole research . We could conclude that nurses were able to build concepts and to improve their therapeutic help relationship.This research took place with fivenurses’ participation in a general hospital, in the westof Paraná state, from 14/07 to 03/09/1999. It aimedto describe how nurses experience the therapeuticrelationship with patients in hospital, after acontinuous educational program. Communicationand therapeutic relationship concepts were adoptedfor the theory. The methodology used was the careconvergent. In the meeting of the groups, whichaimed discussing the concepts aboutcommunication and the therapeutic helpfulrelationship , we used an educational game aboutthe subject. The data analysis was focused on theagreement of the theoretical and methodologicalframework with the whole research . We couldconclude that nurses were able to build concepts andto improve their therapeutic help relationship.Universidade Federal do ParanáDurman, Solânia2003-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/169310.5380/ce.v8i2.1693Cogitare Enfermagem; v. 8, n. 2 (2003)Cogitare Enfermagem; v. 8, n. 2 (2003)Cogitare Enfermagem; v. 8, n. 2 (2003)2176-91331414-853610.5380/ce.v8i2reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/1693/1401info:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-03T15:45:09Zoai:revistas.ufpr.br:article/1693Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2016-08-03T15:45:09Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENFERMEIROS ASSISTENCIAIS CONSTRUINDO A RELAÇÃO DE AJUDA TERAPÊUTICA EM HOSPITAL GERAL Help care nurses building the therapeutic relationship in the general |
title |
ENFERMEIROS ASSISTENCIAIS CONSTRUINDO A RELAÇÃO DE AJUDA TERAPÊUTICA EM HOSPITAL GERAL |
spellingShingle |
ENFERMEIROS ASSISTENCIAIS CONSTRUINDO A RELAÇÃO DE AJUDA TERAPÊUTICA EM HOSPITAL GERAL Durman, Solânia Enfermeiros assistenciais; comunicação terapêutica; relação de ajuda terapêutica; Health care nurses; therapeutic communication; therapeutic help relationship. Health care nurses; therapeutic communication; therapeutic help relationship. |
title_short |
ENFERMEIROS ASSISTENCIAIS CONSTRUINDO A RELAÇÃO DE AJUDA TERAPÊUTICA EM HOSPITAL GERAL |
title_full |
ENFERMEIROS ASSISTENCIAIS CONSTRUINDO A RELAÇÃO DE AJUDA TERAPÊUTICA EM HOSPITAL GERAL |
title_fullStr |
ENFERMEIROS ASSISTENCIAIS CONSTRUINDO A RELAÇÃO DE AJUDA TERAPÊUTICA EM HOSPITAL GERAL |
title_full_unstemmed |
ENFERMEIROS ASSISTENCIAIS CONSTRUINDO A RELAÇÃO DE AJUDA TERAPÊUTICA EM HOSPITAL GERAL |
title_sort |
ENFERMEIROS ASSISTENCIAIS CONSTRUINDO A RELAÇÃO DE AJUDA TERAPÊUTICA EM HOSPITAL GERAL |
author |
Durman, Solânia |
author_facet |
Durman, Solânia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Durman, Solânia |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermeiros assistenciais; comunicação terapêutica; relação de ajuda terapêutica; Health care nurses; therapeutic communication; therapeutic help relationship. Health care nurses; therapeutic communication; therapeutic help relationship. |
topic |
Enfermeiros assistenciais; comunicação terapêutica; relação de ajuda terapêutica; Health care nurses; therapeutic communication; therapeutic help relationship. Health care nurses; therapeutic communication; therapeutic help relationship. |
description |
Esta pesquisa foi realizada com a participação de cinco enfermeiros assistenciais, em um hospital geral, localizado na região Oeste do Paraná, no período de 14/07 à 03/09 de 1999. Teve como objetivo descrever como enfermeiros assistenciais vivenciam a relação de ajuda terapêutica com o paciente internado em hospital geral, após um programa de educação continuada. Adotou-se como referencial teórico, conceitos de comunicação e relação de ajuda terapêutica. A opção metodológica foi a modalidade convergenteassistencial. Nas reuniões de grupo, para discussão dos conceitos sobre comunicação e relação de ajuda terapêutica, utilizamos um jogo educativo sobre o assunto. A análise dos dados evidenciou a adequação dos referenciais teórico e metodológico com o todo da pesquisa. Podemos concluir que os enfermeiros assistenciais foram capazes de construir conceitos e desenvolveremse no uso da relação de ajuda terapêutica.Help care nurses building the therapeutic relationship in the generalAbstractThis research took place with five nurses participation in a general hospital, in the west of Paraná state, from 14/07 to 03/09/1999. It aimed to describe how nurses experience the therapeutic relationship with patients in hospital, after a continuous educational program. Communication and therapeutic relationship concepts were adopted for the theory. The methodology used was the care-convergent . In the meeting of the groups, which aimed discussing the concepts about communication and the therapeutic helpful relationship , we used an educational game about the subject. The data analysis was focused on the agreement of the theoretical and methodological framework with the whole research . We could conclude that nurses were able to build concepts and to improve their therapeutic help relationship. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/1693 10.5380/ce.v8i2.1693 |
url |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/1693 |
identifier_str_mv |
10.5380/ce.v8i2.1693 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/1693/1401 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem; v. 8, n. 2 (2003) Cogitare Enfermagem; v. 8, n. 2 (2003) Cogitare Enfermagem; v. 8, n. 2 (2003) 2176-9133 1414-8536 10.5380/ce.v8i2 reponame:Cogitare Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
collection |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
cogitare@ufpr.br |
_version_ |
1797068299369971712 |