ASSESSMENT OF SATISFACTION AMONG SURGICAL CLIENTS OF TEACHING HOSPITALS: ANALYSIS OF TANGIBILITY
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Cogitare Enfermagem (Online) |
DOI: | 10.5380/ce.v22i2.49122 |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/49122 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi avaliar a satisfação de clientes cirúrgicos de hospitais de ensino de Uberaba/ Minas Gerais, quanto à dimensão tangibilidade. Foram entrevistados 228 clientes, através de um questionário sociodemográfico e o instrumento baseado na escala SERVQUAL, cujos itens de 1 a 4 são relativos à dimensão tangibilidade. Os dados foram coletados entre julho de 2013 e fevereiro de 2014, e analisados através do programa estatístico Statistical Package for Social Sciences. A análise da expectativa e percepção em relação ao domínio tangibilidade evidenciou que os clientes esperam que o hospital apresente estrutura física conservada e moderna, que a equipe tenha uma aparência pessoal adequada ao ambiente e que haja informação disponível de fácil compreensão. Já as médias do gap variaram entre -0,31 (s= 1,07) e -0,05 (s=0,75). A dimensão tangibilidade indicou insatisfação, ou seja, não atendeu as expectativas dos participantes em relação aos objetos tangíveis. |
id |
UFPR-15_53502cdcf2f0e93e9c948fe940f5510f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/49122 |
network_acronym_str |
UFPR-15 |
network_name_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
spelling |
ASSESSMENT OF SATISFACTION AMONG SURGICAL CLIENTS OF TEACHING HOSPITALS: ANALYSIS OF TANGIBILITYAVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DE USUÁRIOS CIRÚRGICOS DE HOSPITAIS DE ENSINO: ANÁLISE DA TANGIBILIDADEEVALUACIÓN DE SATISFACCIÓN DE PACIENTES QUIRÚRGICOS DE HOSPITALES DE ENSEÑANZA: ANÁLISIS DE TANGIBILIDADEnfermagem; Gestão em EnfermagemSatisfação do paciente; Qualidade da assistência à saúde; Indicadores de qualidade em assistência à saúde.Patient satisfaction; Quality of health care; Quality indicators in health care.Satisfacción del Paciente; Calidad de la Atención de Salud; Indicadores de Calidad de la Atención de Salud.O objetivo do estudo foi avaliar a satisfação de clientes cirúrgicos de hospitais de ensino de Uberaba/ Minas Gerais, quanto à dimensão tangibilidade. Foram entrevistados 228 clientes, através de um questionário sociodemográfico e o instrumento baseado na escala SERVQUAL, cujos itens de 1 a 4 são relativos à dimensão tangibilidade. Os dados foram coletados entre julho de 2013 e fevereiro de 2014, e analisados através do programa estatístico Statistical Package for Social Sciences. A análise da expectativa e percepção em relação ao domínio tangibilidade evidenciou que os clientes esperam que o hospital apresente estrutura física conservada e moderna, que a equipe tenha uma aparência pessoal adequada ao ambiente e que haja informação disponível de fácil compreensão. Já as médias do gap variaram entre -0,31 (s= 1,07) e -0,05 (s=0,75). A dimensão tangibilidade indicou insatisfação, ou seja, não atendeu as expectativas dos participantes em relação aos objetos tangíveis.The present study aimed to assess the degree of satisfactedion of surgical clients of teaching hospitals in Uberaba/Minas Gerais, regarding the tangibility dimension. In the study, 228 clients were interviewed using a sociodemographic questionnaire and an instrument based on the multi-item scale SERVQUAL, whose items 1 to 4 concern the dimension tangibility. Data was collected between July 2013 and February 2014, and analyzed with the SPSS program. Analysis of expectation and perception regarding the tangibility domain showed that clients expect to be treated in a hospital equipped with a modern and adequate physical structure and whose workers maintain a professional well-groomed appearance and where easy-to-understand information is available. The mean values of the gap ranged between -0.31 (s = 1.07) and -0.05 (s = 0.75). The dimension tangibility revealed dissatisfaction, i.e. it did not meet the participants’ expectations regarding tangible objects.El objetivo del estudio fue evaluar la satisfacción de pacientes quirúrgicos de hospitales de enseñanza de Uberaba/Minas Gerais, respecto de la dimensión tangibilidad. Fueron entrevistados 228 pacientes, utilizando un cuestionario sociodemográfico y el instrumento basado en la escala SERVQUAL, cuyos ítems del 1 al 4 son relativos a la dimensión tangibilidad. Datos recolectados de julio 2013 a febrero 2014, analizados utilizando programa estadístico Statistical Package for Social Sciences. El análisis de la expectativa y percepción respecto del dominio tangibilidad evidenció que los pacientes esperan que el hospital presente estructura física conservada y moderna, que el equipo tenga la apariencia personal adecuada al ámbito y que exista información disponible de sencilla comprensión. Ya los promedios del gap variaron entre -0,31 (s= 1,07) y -0,05 (s=0,75). La dimensión tangibilidad indicó insatisfacción, es decir, no satisfizo las expectativas de los participantes respecto de los objetos tangibles.Universidade Federal do ParanáUniversidade Federal do Triângulo MineiroSilva, Maria Paula CustódioDuarte, Joyce Mara GabrielCosta, Nara dos SantosTirones, Andréia Silva DutraSimões, Ana Lúcia de Assis2017-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa descritiva; observacional; transversal;application/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/4912210.5380/ce.v22i2.49122Cogitare Enfermagem; v. 22, n. 2 (2017)Cogitare Enfermagem; v. 22, n. 2 (2017)Cogitare Enfermagem; v. 22, n. 2 (2017)2176-91331414-853610.5380/ce.v22i2reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/49122/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/49122/pdf_enhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/49122/26431https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/49122/26433https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/49122/26434https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/49122/28610https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/49122/29083https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/49122/29084https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/49122/29085Direitos autorais 2017 Cogitare Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-07T20:27:30Zoai:revistas.ufpr.br:article/49122Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2021-12-07T20:27:30Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ASSESSMENT OF SATISFACTION AMONG SURGICAL CLIENTS OF TEACHING HOSPITALS: ANALYSIS OF TANGIBILITY AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DE USUÁRIOS CIRÚRGICOS DE HOSPITAIS DE ENSINO: ANÁLISE DA TANGIBILIDADE EVALUACIÓN DE SATISFACCIÓN DE PACIENTES QUIRÚRGICOS DE HOSPITALES DE ENSEÑANZA: ANÁLISIS DE TANGIBILIDAD |
title |
ASSESSMENT OF SATISFACTION AMONG SURGICAL CLIENTS OF TEACHING HOSPITALS: ANALYSIS OF TANGIBILITY |
spellingShingle |
ASSESSMENT OF SATISFACTION AMONG SURGICAL CLIENTS OF TEACHING HOSPITALS: ANALYSIS OF TANGIBILITY ASSESSMENT OF SATISFACTION AMONG SURGICAL CLIENTS OF TEACHING HOSPITALS: ANALYSIS OF TANGIBILITY Silva, Maria Paula Custódio Enfermagem; Gestão em Enfermagem Satisfação do paciente; Qualidade da assistência à saúde; Indicadores de qualidade em assistência à saúde. Patient satisfaction; Quality of health care; Quality indicators in health care. Satisfacción del Paciente; Calidad de la Atención de Salud; Indicadores de Calidad de la Atención de Salud. Silva, Maria Paula Custódio Enfermagem; Gestão em Enfermagem Satisfação do paciente; Qualidade da assistência à saúde; Indicadores de qualidade em assistência à saúde. Patient satisfaction; Quality of health care; Quality indicators in health care. Satisfacción del Paciente; Calidad de la Atención de Salud; Indicadores de Calidad de la Atención de Salud. |
title_short |
ASSESSMENT OF SATISFACTION AMONG SURGICAL CLIENTS OF TEACHING HOSPITALS: ANALYSIS OF TANGIBILITY |
title_full |
ASSESSMENT OF SATISFACTION AMONG SURGICAL CLIENTS OF TEACHING HOSPITALS: ANALYSIS OF TANGIBILITY |
title_fullStr |
ASSESSMENT OF SATISFACTION AMONG SURGICAL CLIENTS OF TEACHING HOSPITALS: ANALYSIS OF TANGIBILITY ASSESSMENT OF SATISFACTION AMONG SURGICAL CLIENTS OF TEACHING HOSPITALS: ANALYSIS OF TANGIBILITY |
title_full_unstemmed |
ASSESSMENT OF SATISFACTION AMONG SURGICAL CLIENTS OF TEACHING HOSPITALS: ANALYSIS OF TANGIBILITY ASSESSMENT OF SATISFACTION AMONG SURGICAL CLIENTS OF TEACHING HOSPITALS: ANALYSIS OF TANGIBILITY |
title_sort |
ASSESSMENT OF SATISFACTION AMONG SURGICAL CLIENTS OF TEACHING HOSPITALS: ANALYSIS OF TANGIBILITY |
author |
Silva, Maria Paula Custódio |
author_facet |
Silva, Maria Paula Custódio Silva, Maria Paula Custódio Duarte, Joyce Mara Gabriel Costa, Nara dos Santos Tirones, Andréia Silva Dutra Simões, Ana Lúcia de Assis Duarte, Joyce Mara Gabriel Costa, Nara dos Santos Tirones, Andréia Silva Dutra Simões, Ana Lúcia de Assis |
author_role |
author |
author2 |
Duarte, Joyce Mara Gabriel Costa, Nara dos Santos Tirones, Andréia Silva Dutra Simões, Ana Lúcia de Assis |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria Paula Custódio Duarte, Joyce Mara Gabriel Costa, Nara dos Santos Tirones, Andréia Silva Dutra Simões, Ana Lúcia de Assis |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem; Gestão em Enfermagem Satisfação do paciente; Qualidade da assistência à saúde; Indicadores de qualidade em assistência à saúde. Patient satisfaction; Quality of health care; Quality indicators in health care. Satisfacción del Paciente; Calidad de la Atención de Salud; Indicadores de Calidad de la Atención de Salud. |
topic |
Enfermagem; Gestão em Enfermagem Satisfação do paciente; Qualidade da assistência à saúde; Indicadores de qualidade em assistência à saúde. Patient satisfaction; Quality of health care; Quality indicators in health care. Satisfacción del Paciente; Calidad de la Atención de Salud; Indicadores de Calidad de la Atención de Salud. |
description |
O objetivo do estudo foi avaliar a satisfação de clientes cirúrgicos de hospitais de ensino de Uberaba/ Minas Gerais, quanto à dimensão tangibilidade. Foram entrevistados 228 clientes, através de um questionário sociodemográfico e o instrumento baseado na escala SERVQUAL, cujos itens de 1 a 4 são relativos à dimensão tangibilidade. Os dados foram coletados entre julho de 2013 e fevereiro de 2014, e analisados através do programa estatístico Statistical Package for Social Sciences. A análise da expectativa e percepção em relação ao domínio tangibilidade evidenciou que os clientes esperam que o hospital apresente estrutura física conservada e moderna, que a equipe tenha uma aparência pessoal adequada ao ambiente e que haja informação disponível de fácil compreensão. Já as médias do gap variaram entre -0,31 (s= 1,07) e -0,05 (s=0,75). A dimensão tangibilidade indicou insatisfação, ou seja, não atendeu as expectativas dos participantes em relação aos objetos tangíveis. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa descritiva; observacional; transversal; |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/49122 10.5380/ce.v22i2.49122 |
url |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/49122 |
identifier_str_mv |
10.5380/ce.v22i2.49122 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/49122/pdf https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/49122/pdf_en https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/49122/26431 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/49122/26433 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/49122/26434 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/49122/28610 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/49122/29083 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/49122/29084 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/49122/29085 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Cogitare Enfermagem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Cogitare Enfermagem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem; v. 22, n. 2 (2017) Cogitare Enfermagem; v. 22, n. 2 (2017) Cogitare Enfermagem; v. 22, n. 2 (2017) 2176-9133 1414-8536 10.5380/ce.v22i2 reponame:Cogitare Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
collection |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
cogitare@ufpr.br |
_version_ |
1822180356804050944 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5380/ce.v22i2.49122 |