A tutoria na educação à distância em tempos de COVID-19: orientações relevantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camacho, Alessandra Conceição Leite Funchal
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Joaquim, Fabiana Lopes, Menezes, Harlon França de, Sant’ Anna, Rosana Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22746
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a tutoria na Educação à Distância (EAD) em tempos de COVID-19. Trata-se de um descritivo de revisão de literatura, de natureza qualitativa sobre a tutoria na educação à distância em tempos de COVID-19 com orientações relevantes para os professores/tutores em EAD diante das recomendações do Ministério da Educação. Está fundamentado em uma revisão de literatura narrativa com discussão dos seguintes pontos: a interatividade como proposta pedagógica e as competências do tutor com vistas à aprendizagem cooperativa na Educação à Distância. Os professores/tutores que atuam em cursos e disciplinas online devem ser mediadores dos conteúdos desenvolvidos levando em consideração os conteúdos de multimídia, o espaço colaborativo, a flexibilidade e acessibilidade. Diante desta realidade sobre a Pandemia do COVID-19 recomenda-se professor/tutor traga intervenções significativas que promovam a assimilação das informações, de modo que cada indivíduo, usufruindo dos recursos disponíveis em EAD, possa compor cenários em sintonia com os elementos próprios de seu contexto e consiga transformar seu universo intelectual com experiências positivas de aprendizagem.
id UFF-2_a46bb283d6e6d793562e5164732a3832
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/22746
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A tutoria na educação à distância em tempos de COVID-19: orientações relevantesTutoring in distance education in times of COVID-19: relevant guidelinesEnsino à distânciaTecnologia educacionalCoronavírusEnsino à distânciaTecnologia educacionalCoronavirusDistance educationEducational technologyCoronavirusEste trabalho tem como objetivo analisar a tutoria na Educação à Distância (EAD) em tempos de COVID-19. Trata-se de um descritivo de revisão de literatura, de natureza qualitativa sobre a tutoria na educação à distância em tempos de COVID-19 com orientações relevantes para os professores/tutores em EAD diante das recomendações do Ministério da Educação. Está fundamentado em uma revisão de literatura narrativa com discussão dos seguintes pontos: a interatividade como proposta pedagógica e as competências do tutor com vistas à aprendizagem cooperativa na Educação à Distância. Os professores/tutores que atuam em cursos e disciplinas online devem ser mediadores dos conteúdos desenvolvidos levando em consideração os conteúdos de multimídia, o espaço colaborativo, a flexibilidade e acessibilidade. Diante desta realidade sobre a Pandemia do COVID-19 recomenda-se professor/tutor traga intervenções significativas que promovam a assimilação das informações, de modo que cada indivíduo, usufruindo dos recursos disponíveis em EAD, possa compor cenários em sintonia com os elementos próprios de seu contexto e consiga transformar seu universo intelectual com experiências positivas de aprendizagem.SimThis work aims to analyze tutoring in Distance Education (EAD) in times of COVID-19. It is a descriptive literature review, of a qualitative nature on tutoring in distance education in times of COVID-19 with relevant guidelines for teachers/tutors in distance education in view of the recommendations of the Ministry of Education. It is based on a review of narrative literature with discussion of the following points: interactivity as a pedagogical proposal and the skills of the tutor with a view to cooperative learning in Distance Education. Teachers/tutors who work in online courses and disciplines should be mediators of the content developed taking into account the multimedia content, the collaborative space, flexibility and accessibility. In view of this reality about the COVID-19 Pandemic, it is recommended that the teacher/tutor bring significant interventions that promote the assimilation of information, so that each individual, taking advantage of the resources available in distance education, can compose scenarios in line with the elements proper to their context and manage to transform your intellectual universe with positive learning experiences.CDRR EditorsNiterói2021-07-27T13:19:37Z2021-07-27T13:19:37Z2020-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCAMACHO, A. C. L. F.; JOAQUIM, F. L.; MENEZES, H. F. de; SANT’ ANNA, R. M. Tutoring in distance education in times of COVID-19: relevant guidelines. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 5, p. e30953151, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i5.3151. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3151. Acesso em: 26 mar. 2021.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22746ProfessorCAMACHO, A. C. L. F.; JOAQUIM, F. L.; MENEZES, H. F. de; SANT’ ANNA, R. M. Tutoring in distance education in times of COVID-19: relevant guidelines. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 5, p. e30953151, 2020.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessCamacho, Alessandra Conceição Leite FunchalJoaquim, Fabiana LopesMenezes, Harlon França deSant’ Anna, Rosana Moreiraporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-07-27T13:19:37Zoai:app.uff.br:1/22746Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:09:55.766756Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A tutoria na educação à distância em tempos de COVID-19: orientações relevantes
Tutoring in distance education in times of COVID-19: relevant guidelines
title A tutoria na educação à distância em tempos de COVID-19: orientações relevantes
spellingShingle A tutoria na educação à distância em tempos de COVID-19: orientações relevantes
Camacho, Alessandra Conceição Leite Funchal
Ensino à distância
Tecnologia educacional
Coronavírus
Ensino à distância
Tecnologia educacional
Coronavirus
Distance education
Educational technology
Coronavirus
title_short A tutoria na educação à distância em tempos de COVID-19: orientações relevantes
title_full A tutoria na educação à distância em tempos de COVID-19: orientações relevantes
title_fullStr A tutoria na educação à distância em tempos de COVID-19: orientações relevantes
title_full_unstemmed A tutoria na educação à distância em tempos de COVID-19: orientações relevantes
title_sort A tutoria na educação à distância em tempos de COVID-19: orientações relevantes
author Camacho, Alessandra Conceição Leite Funchal
author_facet Camacho, Alessandra Conceição Leite Funchal
Joaquim, Fabiana Lopes
Menezes, Harlon França de
Sant’ Anna, Rosana Moreira
author_role author
author2 Joaquim, Fabiana Lopes
Menezes, Harlon França de
Sant’ Anna, Rosana Moreira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camacho, Alessandra Conceição Leite Funchal
Joaquim, Fabiana Lopes
Menezes, Harlon França de
Sant’ Anna, Rosana Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino à distância
Tecnologia educacional
Coronavírus
Ensino à distância
Tecnologia educacional
Coronavirus
Distance education
Educational technology
Coronavirus
topic Ensino à distância
Tecnologia educacional
Coronavírus
Ensino à distância
Tecnologia educacional
Coronavirus
Distance education
Educational technology
Coronavirus
description Este trabalho tem como objetivo analisar a tutoria na Educação à Distância (EAD) em tempos de COVID-19. Trata-se de um descritivo de revisão de literatura, de natureza qualitativa sobre a tutoria na educação à distância em tempos de COVID-19 com orientações relevantes para os professores/tutores em EAD diante das recomendações do Ministério da Educação. Está fundamentado em uma revisão de literatura narrativa com discussão dos seguintes pontos: a interatividade como proposta pedagógica e as competências do tutor com vistas à aprendizagem cooperativa na Educação à Distância. Os professores/tutores que atuam em cursos e disciplinas online devem ser mediadores dos conteúdos desenvolvidos levando em consideração os conteúdos de multimídia, o espaço colaborativo, a flexibilidade e acessibilidade. Diante desta realidade sobre a Pandemia do COVID-19 recomenda-se professor/tutor traga intervenções significativas que promovam a assimilação das informações, de modo que cada indivíduo, usufruindo dos recursos disponíveis em EAD, possa compor cenários em sintonia com os elementos próprios de seu contexto e consiga transformar seu universo intelectual com experiências positivas de aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-27
2021-07-27T13:19:37Z
2021-07-27T13:19:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAMACHO, A. C. L. F.; JOAQUIM, F. L.; MENEZES, H. F. de; SANT’ ANNA, R. M. Tutoring in distance education in times of COVID-19: relevant guidelines. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 5, p. e30953151, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i5.3151. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3151. Acesso em: 26 mar. 2021.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22746
Professor
identifier_str_mv CAMACHO, A. C. L. F.; JOAQUIM, F. L.; MENEZES, H. F. de; SANT’ ANNA, R. M. Tutoring in distance education in times of COVID-19: relevant guidelines. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 5, p. e30953151, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i5.3151. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3151. Acesso em: 26 mar. 2021.
Professor
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/22746
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv CAMACHO, A. C. L. F.; JOAQUIM, F. L.; MENEZES, H. F. de; SANT’ ANNA, R. M. Tutoring in distance education in times of COVID-19: relevant guidelines. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 5, p. e30953151, 2020.
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CDRR Editors
Niterói
publisher.none.fl_str_mv CDRR Editors
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823678307958784