A tutoria na educação à distância em tempos de COVID-19: orientações relevantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22746 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar a tutoria na Educação à Distância (EAD) em tempos de COVID-19. Trata-se de um descritivo de revisão de literatura, de natureza qualitativa sobre a tutoria na educação à distância em tempos de COVID-19 com orientações relevantes para os professores/tutores em EAD diante das recomendações do Ministério da Educação. Está fundamentado em uma revisão de literatura narrativa com discussão dos seguintes pontos: a interatividade como proposta pedagógica e as competências do tutor com vistas à aprendizagem cooperativa na Educação à Distância. Os professores/tutores que atuam em cursos e disciplinas online devem ser mediadores dos conteúdos desenvolvidos levando em consideração os conteúdos de multimídia, o espaço colaborativo, a flexibilidade e acessibilidade. Diante desta realidade sobre a Pandemia do COVID-19 recomenda-se professor/tutor traga intervenções significativas que promovam a assimilação das informações, de modo que cada indivíduo, usufruindo dos recursos disponíveis em EAD, possa compor cenários em sintonia com os elementos próprios de seu contexto e consiga transformar seu universo intelectual com experiências positivas de aprendizagem. |
id |
UFF-2_a46bb283d6e6d793562e5164732a3832 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/22746 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A tutoria na educação à distância em tempos de COVID-19: orientações relevantesTutoring in distance education in times of COVID-19: relevant guidelinesEnsino à distânciaTecnologia educacionalCoronavírusEnsino à distânciaTecnologia educacionalCoronavirusDistance educationEducational technologyCoronavirusEste trabalho tem como objetivo analisar a tutoria na Educação à Distância (EAD) em tempos de COVID-19. Trata-se de um descritivo de revisão de literatura, de natureza qualitativa sobre a tutoria na educação à distância em tempos de COVID-19 com orientações relevantes para os professores/tutores em EAD diante das recomendações do Ministério da Educação. Está fundamentado em uma revisão de literatura narrativa com discussão dos seguintes pontos: a interatividade como proposta pedagógica e as competências do tutor com vistas à aprendizagem cooperativa na Educação à Distância. Os professores/tutores que atuam em cursos e disciplinas online devem ser mediadores dos conteúdos desenvolvidos levando em consideração os conteúdos de multimídia, o espaço colaborativo, a flexibilidade e acessibilidade. Diante desta realidade sobre a Pandemia do COVID-19 recomenda-se professor/tutor traga intervenções significativas que promovam a assimilação das informações, de modo que cada indivíduo, usufruindo dos recursos disponíveis em EAD, possa compor cenários em sintonia com os elementos próprios de seu contexto e consiga transformar seu universo intelectual com experiências positivas de aprendizagem.SimThis work aims to analyze tutoring in Distance Education (EAD) in times of COVID-19. It is a descriptive literature review, of a qualitative nature on tutoring in distance education in times of COVID-19 with relevant guidelines for teachers/tutors in distance education in view of the recommendations of the Ministry of Education. It is based on a review of narrative literature with discussion of the following points: interactivity as a pedagogical proposal and the skills of the tutor with a view to cooperative learning in Distance Education. Teachers/tutors who work in online courses and disciplines should be mediators of the content developed taking into account the multimedia content, the collaborative space, flexibility and accessibility. In view of this reality about the COVID-19 Pandemic, it is recommended that the teacher/tutor bring significant interventions that promote the assimilation of information, so that each individual, taking advantage of the resources available in distance education, can compose scenarios in line with the elements proper to their context and manage to transform your intellectual universe with positive learning experiences.CDRR EditorsNiterói2021-07-27T13:19:37Z2021-07-27T13:19:37Z2020-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCAMACHO, A. C. L. F.; JOAQUIM, F. L.; MENEZES, H. F. de; SANT’ ANNA, R. M. Tutoring in distance education in times of COVID-19: relevant guidelines. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 5, p. e30953151, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i5.3151. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3151. Acesso em: 26 mar. 2021.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22746ProfessorCAMACHO, A. C. L. F.; JOAQUIM, F. L.; MENEZES, H. F. de; SANT’ ANNA, R. M. Tutoring in distance education in times of COVID-19: relevant guidelines. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 5, p. e30953151, 2020.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessCamacho, Alessandra Conceição Leite FunchalJoaquim, Fabiana LopesMenezes, Harlon França deSant’ Anna, Rosana Moreiraporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-07-27T13:19:37Zoai:app.uff.br:1/22746Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:09:55.766756Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A tutoria na educação à distância em tempos de COVID-19: orientações relevantes Tutoring in distance education in times of COVID-19: relevant guidelines |
title |
A tutoria na educação à distância em tempos de COVID-19: orientações relevantes |
spellingShingle |
A tutoria na educação à distância em tempos de COVID-19: orientações relevantes Camacho, Alessandra Conceição Leite Funchal Ensino à distância Tecnologia educacional Coronavírus Ensino à distância Tecnologia educacional Coronavirus Distance education Educational technology Coronavirus |
title_short |
A tutoria na educação à distância em tempos de COVID-19: orientações relevantes |
title_full |
A tutoria na educação à distância em tempos de COVID-19: orientações relevantes |
title_fullStr |
A tutoria na educação à distância em tempos de COVID-19: orientações relevantes |
title_full_unstemmed |
A tutoria na educação à distância em tempos de COVID-19: orientações relevantes |
title_sort |
A tutoria na educação à distância em tempos de COVID-19: orientações relevantes |
author |
Camacho, Alessandra Conceição Leite Funchal |
author_facet |
Camacho, Alessandra Conceição Leite Funchal Joaquim, Fabiana Lopes Menezes, Harlon França de Sant’ Anna, Rosana Moreira |
author_role |
author |
author2 |
Joaquim, Fabiana Lopes Menezes, Harlon França de Sant’ Anna, Rosana Moreira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camacho, Alessandra Conceição Leite Funchal Joaquim, Fabiana Lopes Menezes, Harlon França de Sant’ Anna, Rosana Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino à distância Tecnologia educacional Coronavírus Ensino à distância Tecnologia educacional Coronavirus Distance education Educational technology Coronavirus |
topic |
Ensino à distância Tecnologia educacional Coronavírus Ensino à distância Tecnologia educacional Coronavirus Distance education Educational technology Coronavirus |
description |
Este trabalho tem como objetivo analisar a tutoria na Educação à Distância (EAD) em tempos de COVID-19. Trata-se de um descritivo de revisão de literatura, de natureza qualitativa sobre a tutoria na educação à distância em tempos de COVID-19 com orientações relevantes para os professores/tutores em EAD diante das recomendações do Ministério da Educação. Está fundamentado em uma revisão de literatura narrativa com discussão dos seguintes pontos: a interatividade como proposta pedagógica e as competências do tutor com vistas à aprendizagem cooperativa na Educação à Distância. Os professores/tutores que atuam em cursos e disciplinas online devem ser mediadores dos conteúdos desenvolvidos levando em consideração os conteúdos de multimídia, o espaço colaborativo, a flexibilidade e acessibilidade. Diante desta realidade sobre a Pandemia do COVID-19 recomenda-se professor/tutor traga intervenções significativas que promovam a assimilação das informações, de modo que cada indivíduo, usufruindo dos recursos disponíveis em EAD, possa compor cenários em sintonia com os elementos próprios de seu contexto e consiga transformar seu universo intelectual com experiências positivas de aprendizagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-27 2021-07-27T13:19:37Z 2021-07-27T13:19:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CAMACHO, A. C. L. F.; JOAQUIM, F. L.; MENEZES, H. F. de; SANT’ ANNA, R. M. Tutoring in distance education in times of COVID-19: relevant guidelines. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 5, p. e30953151, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i5.3151. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3151. Acesso em: 26 mar. 2021. https://app.uff.br/riuff/handle/1/22746 Professor |
identifier_str_mv |
CAMACHO, A. C. L. F.; JOAQUIM, F. L.; MENEZES, H. F. de; SANT’ ANNA, R. M. Tutoring in distance education in times of COVID-19: relevant guidelines. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 5, p. e30953151, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i5.3151. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3151. Acesso em: 26 mar. 2021. Professor |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22746 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
CAMACHO, A. C. L. F.; JOAQUIM, F. L.; MENEZES, H. F. de; SANT’ ANNA, R. M. Tutoring in distance education in times of COVID-19: relevant guidelines. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 5, p. e30953151, 2020. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CDRR Editors Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
CDRR Editors Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823678307958784 |