ÉTICA E ESTÉTICA: RECONHECENDO A CONDIÇÃO HUMANA NO ENSINO DE ENFERMAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Sandra
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Polak, Ymiracy Nascimento de S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/44963
Resumo: Trata-se de uma reflexão teórico-filosófica, cujo objetivo é propor ao leitor-autor uma reflexão sobre a nossa condição humana e profissional. Entretanto, na condição de docentes, encontramo-nos em constante busca de significados para o vir-a-ser pessoal e profissional. A difícil tarefa do auto questionamento, para que possamos transformar a curiosidade ingênua, em curiosidade epistemológica, é instigante e ao mesmo tempo fascinante. A relação de ensino e aprendizagem em Enfermagem exige uma postura, cujo olhar estético e sensível, aproxima esses seres de uma relação ética, valorizando suas formas próprias de ser e agir profissionalmente, compreendendo a complexidade dos seres de relação que somos.
id UFPR-15_820c669a46a1cfc782804e83841f46ae
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/44963
network_acronym_str UFPR-15
network_name_str Cogitare Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling ÉTICA E ESTÉTICA: RECONHECENDO A CONDIÇÃO HUMANA NO ENSINO DE ENFERMAGEMETHICS AND ESTHETICS: RECOGNIZING THE HUMAN CONDITION IN NURSE EDUCATIONEnfermagem; Ensino; Ética de enfermagem; Estética.Nurse, Education, Ethics nursing, Esthetics.Trata-se de uma reflexão teórico-filosófica, cujo objetivo é propor ao leitor-autor uma reflexão sobre a nossa condição humana e profissional. Entretanto, na condição de docentes, encontramo-nos em constante busca de significados para o vir-a-ser pessoal e profissional. A difícil tarefa do auto questionamento, para que possamos transformar a curiosidade ingênua, em curiosidade epistemológica, é instigante e ao mesmo tempo fascinante. A relação de ensino e aprendizagem em Enfermagem exige uma postura, cujo olhar estético e sensível, aproxima esses seres de uma relação ética, valorizando suas formas próprias de ser e agir profissionalmente, compreendendo a complexidade dos seres de relação que somos.This is a theoretical and philosophical study with the purpose of leading the reader on revealing our human and professional condition. On the process of being professors we are constantly searching the meaning of the personal and professional becoming. The uneasy task of questioning oneself to change the ingenuous curiosity into epistemological curiosity is at the same time provoking and fascinating. The nurse education and teaching relationship demands an attitude which aesthetics and sensible glance bring the human beings to an ethical relationship. This increases the value of their way of being and act professionally, understanding the complexity of being we are.Universidade Federal do ParanáRibeiro, SandraPolak, Ymiracy Nascimento de S.2003-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/4496310.5380/ce.v8i1.44963Cogitare Enfermagem; v. 8, n. 1 (2003)Cogitare Enfermagem; v. 8, n. 1 (2003)Cogitare Enfermagem; v. 8, n. 1 (2003)2176-91331414-853610.5380/ce.v8i1reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/44963/27375Direitos autorais 2003 Cogitare Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-03T15:45:01Zoai:revistas.ufpr.br:article/44963Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2016-08-03T15:45:01Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv ÉTICA E ESTÉTICA: RECONHECENDO A CONDIÇÃO HUMANA NO ENSINO DE ENFERMAGEM
ETHICS AND ESTHETICS: RECOGNIZING THE HUMAN CONDITION IN NURSE EDUCATION
title ÉTICA E ESTÉTICA: RECONHECENDO A CONDIÇÃO HUMANA NO ENSINO DE ENFERMAGEM
spellingShingle ÉTICA E ESTÉTICA: RECONHECENDO A CONDIÇÃO HUMANA NO ENSINO DE ENFERMAGEM
Ribeiro, Sandra
Enfermagem; Ensino; Ética de enfermagem; Estética.
Nurse, Education, Ethics nursing, Esthetics.
title_short ÉTICA E ESTÉTICA: RECONHECENDO A CONDIÇÃO HUMANA NO ENSINO DE ENFERMAGEM
title_full ÉTICA E ESTÉTICA: RECONHECENDO A CONDIÇÃO HUMANA NO ENSINO DE ENFERMAGEM
title_fullStr ÉTICA E ESTÉTICA: RECONHECENDO A CONDIÇÃO HUMANA NO ENSINO DE ENFERMAGEM
title_full_unstemmed ÉTICA E ESTÉTICA: RECONHECENDO A CONDIÇÃO HUMANA NO ENSINO DE ENFERMAGEM
title_sort ÉTICA E ESTÉTICA: RECONHECENDO A CONDIÇÃO HUMANA NO ENSINO DE ENFERMAGEM
author Ribeiro, Sandra
author_facet Ribeiro, Sandra
Polak, Ymiracy Nascimento de S.
author_role author
author2 Polak, Ymiracy Nascimento de S.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Sandra
Polak, Ymiracy Nascimento de S.
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem; Ensino; Ética de enfermagem; Estética.
Nurse, Education, Ethics nursing, Esthetics.
topic Enfermagem; Ensino; Ética de enfermagem; Estética.
Nurse, Education, Ethics nursing, Esthetics.
description Trata-se de uma reflexão teórico-filosófica, cujo objetivo é propor ao leitor-autor uma reflexão sobre a nossa condição humana e profissional. Entretanto, na condição de docentes, encontramo-nos em constante busca de significados para o vir-a-ser pessoal e profissional. A difícil tarefa do auto questionamento, para que possamos transformar a curiosidade ingênua, em curiosidade epistemológica, é instigante e ao mesmo tempo fascinante. A relação de ensino e aprendizagem em Enfermagem exige uma postura, cujo olhar estético e sensível, aproxima esses seres de uma relação ética, valorizando suas formas próprias de ser e agir profissionalmente, compreendendo a complexidade dos seres de relação que somos.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-06-01
dc.type.none.fl_str_mv



dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/44963
10.5380/ce.v8i1.44963
url https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/44963
identifier_str_mv 10.5380/ce.v8i1.44963
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/44963/27375
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2003 Cogitare Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2003 Cogitare Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Cogitare Enfermagem; v. 8, n. 1 (2003)
Cogitare Enfermagem; v. 8, n. 1 (2003)
Cogitare Enfermagem; v. 8, n. 1 (2003)
2176-9133
1414-8536
10.5380/ce.v8i1
reponame:Cogitare Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Cogitare Enfermagem (Online)
collection Cogitare Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv cogitare@ufpr.br
_version_ 1797068297075687424