ÉTICA E ESTÉTICA: RECONHECENDO A CONDIÇÃO HUMANA NO ENSINO DE ENFERMAGEM
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cogitare Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/44963 |
Resumo: | Trata-se de uma reflexão teórico-filosófica, cujo objetivo é propor ao leitor-autor uma reflexão sobre a nossa condição humana e profissional. Entretanto, na condição de docentes, encontramo-nos em constante busca de significados para o vir-a-ser pessoal e profissional. A difícil tarefa do auto questionamento, para que possamos transformar a curiosidade ingênua, em curiosidade epistemológica, é instigante e ao mesmo tempo fascinante. A relação de ensino e aprendizagem em Enfermagem exige uma postura, cujo olhar estético e sensível, aproxima esses seres de uma relação ética, valorizando suas formas próprias de ser e agir profissionalmente, compreendendo a complexidade dos seres de relação que somos. |
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ÉTICA E ESTÉTICA: RECONHECENDO A CONDIÇÃO HUMANA NO ENSINO DE ENFERMAGEMETHICS AND ESTHETICS: RECOGNIZING THE HUMAN CONDITION IN NURSE EDUCATIONEnfermagem; Ensino; Ética de enfermagem; Estética.Nurse, Education, Ethics nursing, Esthetics.Trata-se de uma reflexão teórico-filosófica, cujo objetivo é propor ao leitor-autor uma reflexão sobre a nossa condição humana e profissional. Entretanto, na condição de docentes, encontramo-nos em constante busca de significados para o vir-a-ser pessoal e profissional. A difícil tarefa do auto questionamento, para que possamos transformar a curiosidade ingênua, em curiosidade epistemológica, é instigante e ao mesmo tempo fascinante. A relação de ensino e aprendizagem em Enfermagem exige uma postura, cujo olhar estético e sensível, aproxima esses seres de uma relação ética, valorizando suas formas próprias de ser e agir profissionalmente, compreendendo a complexidade dos seres de relação que somos.This is a theoretical and philosophical study with the purpose of leading the reader on revealing our human and professional condition. On the process of being professors we are constantly searching the meaning of the personal and professional becoming. The uneasy task of questioning oneself to change the ingenuous curiosity into epistemological curiosity is at the same time provoking and fascinating. The nurse education and teaching relationship demands an attitude which aesthetics and sensible glance bring the human beings to an ethical relationship. This increases the value of their way of being and act professionally, understanding the complexity of being we are.Universidade Federal do ParanáRibeiro, SandraPolak, Ymiracy Nascimento de S.2003-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/4496310.5380/ce.v8i1.44963Cogitare Enfermagem; v. 8, n. 1 (2003)Cogitare Enfermagem; v. 8, n. 1 (2003)Cogitare Enfermagem; v. 8, n. 1 (2003)2176-91331414-853610.5380/ce.v8i1reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/44963/27375Direitos autorais 2003 Cogitare Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-03T15:45:01Zoai:revistas.ufpr.br:article/44963Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2016-08-03T15:45:01Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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