JOGO DE TABULEIRO COMO DISPOSITIVO DE INFORMAÇÃO SOBRE HIV/AIDS PARA IDOSOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Cogitare Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/79013 |
Resumo: | Objetivo: validar o jogo de tabuleiro “Mural do Risco” sobre prevenção do Vírus da Imunodeficiência Humana/Síndrome da Imunodeficiência Adquirida entre idosos estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Método: estudo metodológico desenvolvido no estado de Recife, Brasil, que validou o conteúdo do jogo e do guia de uso entre setembro e novembro de 2020 via e-mail. Participaram 27 juízes da área da saúde e 18 de outras áreas. Dados analisados por estatística descritiva para obtenção do Índice de Validade de Conteúdo e Escore Suitability Assessment of Materials. Resultados: ambos obtiveram Índice de Validade de Conteúdo de 0,90; o Escore Suitability Assessment of Materials foi de 22 pontos e do guia 24. Houve reestruturação das imagens, priorizando clareza, tamanho e relações com o idoso. Conclusão: o jogo e o guia estão adequados e, após o registro, poderão mediar práticas educacionais de prevenção do Vírus da Imunodeficiência Humana/Síndrome da Imunodeficiência Adquirida com idosos no contexto escolar. |
id |
UFPR-15_bd52caed3a937eebf6911b10dd29c69d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/79013 |
network_acronym_str |
UFPR-15 |
network_name_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
JOGO DE TABULEIRO COMO DISPOSITIVO DE INFORMAÇÃO SOBRE HIV/AIDS PARA IDOSOSBOARD GAME AS AN INFORMATION DEVICE ON HIV/AIDS FOR AGED INDIVIDUALSJUEGO DE MESA COMO RECURSO DE INFORMACIÓN SOBRE VIH/SIDA PARA ANCIANOSEstudos de Validação; Tecnologia Educacional; Idoso; Educação em Saúde; HIV.Validation Studies; Educational Technology; Aged Individual; Education in Health; HIV.Estudios de Validación; Tecnología Educativa; Anciano; Educación en Salud; VIH.Objetivo: validar o jogo de tabuleiro “Mural do Risco” sobre prevenção do Vírus da Imunodeficiência Humana/Síndrome da Imunodeficiência Adquirida entre idosos estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Método: estudo metodológico desenvolvido no estado de Recife, Brasil, que validou o conteúdo do jogo e do guia de uso entre setembro e novembro de 2020 via e-mail. Participaram 27 juízes da área da saúde e 18 de outras áreas. Dados analisados por estatística descritiva para obtenção do Índice de Validade de Conteúdo e Escore Suitability Assessment of Materials. Resultados: ambos obtiveram Índice de Validade de Conteúdo de 0,90; o Escore Suitability Assessment of Materials foi de 22 pontos e do guia 24. Houve reestruturação das imagens, priorizando clareza, tamanho e relações com o idoso. Conclusão: o jogo e o guia estão adequados e, após o registro, poderão mediar práticas educacionais de prevenção do Vírus da Imunodeficiência Humana/Síndrome da Imunodeficiência Adquirida com idosos no contexto escolar.Objective: to validate the board game called “Mural do Risco” (“Risk Wall”) on the prevention of Human Immunodeficiency Virus/Acquired Immunodeficiency Syndrome among aged individuals attending Youth and Adults Education. Method: a methodological study developed in the state of Recife, Brazil, which validated the content of the game and its user’s guide from September to November 2020 via e-mail. The participants were 27 evaluators from the health area and another 18 from other fields. The data were analyzed by means of descriptive statistics to obtain the Content Validity Index and the Suitability Assessment of Materials score. Results: both obtained a Content Validity Index of 0.90; and the Suitability Assessment of Materials score was 22 points for the gameand 24 for the guide. The images were restructured, prioritizing clarity, size and relationships with aged individuals. Conclusion: the game and the guide are adequate and, after registration, they will be able to mediate educational practices to prevent Human Immunodeficiency Virus/Acquired Immunodeficiency Syndrome among aged individuals in the school context.Objetivo: validar el juego de mesa “Mural do Risco” (“Muro del riesgo”) sobre prevención del Virus de laInmunodeficiencia Humana/Síndrome de Inmunodeficiencia Adquirida entre ancianos estudiantes de la Educación deJóvenes y Adultos. Método: estudio metodológico desarrollado en el estado de Recife, Brasil, que validó el contenidodel juego y de la guía del usuario entre septiembre y noviembre de 2020 por correo electrónico. Los participantesfueron 27 evaluadores del área de la salud y 18 de otros campos. Los datos se analizaron por medio de estadísticadescriptiva para obtener el Índice de Validez de Contenido y la puntuación Suitability Assessment of Materials.Resultados: tanto el juego como la guía obtuvieron un Índice de Validez de Contenido de 0,90; las puntuacionesSuitability Assessment of Materials fueron 22 puntos para el juego y 24 para la guía. Se reestructuraron las imágenes,priorizando la claridad, el tamaño y las relaciones con los ancianos. Conclusión: el juego y la guía son adecuados y, trassu registro, podrán mediar prácticas educativas de prevención del Virus de la Inmunodeficiencia Humana/Síndrome deInmunodeficiencia Adquirida con ancianos en el contexto escolar.Universidade Federal do ParanáMelo, Priscila de Oliveira CabralAbreu, Wilson Jorge Correia deFeitoza, Aline RodriguesBarbosa, Aglauvanir SoaresMendes, Ryanne Carolynne Marques GomesTeixeira, ElizabethGuedes, Tatiane Gomes2022-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/7901310.5380/ce.v27i0.79013Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)2176-91331414-853610.5380/ce.v27i0reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporengspahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/79013/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/79013/pdf_enhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/79013/pdf_eshttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/79013/46661https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/79013/46662https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/79013/46672https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/79013/46673https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/79013/46674https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/79013/47600Direitos autorais 2022 Cogitare Enfermagemhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-05T13:45:37Zoai:revistas.ufpr.br:article/79013Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2022-08-05T13:45:37Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
JOGO DE TABULEIRO COMO DISPOSITIVO DE INFORMAÇÃO SOBRE HIV/AIDS PARA IDOSOS BOARD GAME AS AN INFORMATION DEVICE ON HIV/AIDS FOR AGED INDIVIDUALS JUEGO DE MESA COMO RECURSO DE INFORMACIÓN SOBRE VIH/SIDA PARA ANCIANOS |
title |
JOGO DE TABULEIRO COMO DISPOSITIVO DE INFORMAÇÃO SOBRE HIV/AIDS PARA IDOSOS |
spellingShingle |
JOGO DE TABULEIRO COMO DISPOSITIVO DE INFORMAÇÃO SOBRE HIV/AIDS PARA IDOSOS Melo, Priscila de Oliveira Cabral Estudos de Validação; Tecnologia Educacional; Idoso; Educação em Saúde; HIV. Validation Studies; Educational Technology; Aged Individual; Education in Health; HIV. Estudios de Validación; Tecnología Educativa; Anciano; Educación en Salud; VIH. |
title_short |
JOGO DE TABULEIRO COMO DISPOSITIVO DE INFORMAÇÃO SOBRE HIV/AIDS PARA IDOSOS |
title_full |
JOGO DE TABULEIRO COMO DISPOSITIVO DE INFORMAÇÃO SOBRE HIV/AIDS PARA IDOSOS |
title_fullStr |
JOGO DE TABULEIRO COMO DISPOSITIVO DE INFORMAÇÃO SOBRE HIV/AIDS PARA IDOSOS |
title_full_unstemmed |
JOGO DE TABULEIRO COMO DISPOSITIVO DE INFORMAÇÃO SOBRE HIV/AIDS PARA IDOSOS |
title_sort |
JOGO DE TABULEIRO COMO DISPOSITIVO DE INFORMAÇÃO SOBRE HIV/AIDS PARA IDOSOS |
author |
Melo, Priscila de Oliveira Cabral |
author_facet |
Melo, Priscila de Oliveira Cabral Abreu, Wilson Jorge Correia de Feitoza, Aline Rodrigues Barbosa, Aglauvanir Soares Mendes, Ryanne Carolynne Marques Gomes Teixeira, Elizabeth Guedes, Tatiane Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Abreu, Wilson Jorge Correia de Feitoza, Aline Rodrigues Barbosa, Aglauvanir Soares Mendes, Ryanne Carolynne Marques Gomes Teixeira, Elizabeth Guedes, Tatiane Gomes |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Priscila de Oliveira Cabral Abreu, Wilson Jorge Correia de Feitoza, Aline Rodrigues Barbosa, Aglauvanir Soares Mendes, Ryanne Carolynne Marques Gomes Teixeira, Elizabeth Guedes, Tatiane Gomes |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudos de Validação; Tecnologia Educacional; Idoso; Educação em Saúde; HIV. Validation Studies; Educational Technology; Aged Individual; Education in Health; HIV. Estudios de Validación; Tecnología Educativa; Anciano; Educación en Salud; VIH. |
topic |
Estudos de Validação; Tecnologia Educacional; Idoso; Educação em Saúde; HIV. Validation Studies; Educational Technology; Aged Individual; Education in Health; HIV. Estudios de Validación; Tecnología Educativa; Anciano; Educación en Salud; VIH. |
description |
Objetivo: validar o jogo de tabuleiro “Mural do Risco” sobre prevenção do Vírus da Imunodeficiência Humana/Síndrome da Imunodeficiência Adquirida entre idosos estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Método: estudo metodológico desenvolvido no estado de Recife, Brasil, que validou o conteúdo do jogo e do guia de uso entre setembro e novembro de 2020 via e-mail. Participaram 27 juízes da área da saúde e 18 de outras áreas. Dados analisados por estatística descritiva para obtenção do Índice de Validade de Conteúdo e Escore Suitability Assessment of Materials. Resultados: ambos obtiveram Índice de Validade de Conteúdo de 0,90; o Escore Suitability Assessment of Materials foi de 22 pontos e do guia 24. Houve reestruturação das imagens, priorizando clareza, tamanho e relações com o idoso. Conclusão: o jogo e o guia estão adequados e, após o registro, poderão mediar práticas educacionais de prevenção do Vírus da Imunodeficiência Humana/Síndrome da Imunodeficiência Adquirida com idosos no contexto escolar. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/79013 10.5380/ce.v27i0.79013 |
url |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/79013 |
identifier_str_mv |
10.5380/ce.v27i0.79013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng spa |
language |
por eng spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/79013/pdf https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/79013/pdf_en https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/79013/pdf_es https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/79013/46661 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/79013/46662 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/79013/46672 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/79013/46673 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/79013/46674 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/79013/47600 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Cogitare Enfermagem http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Cogitare Enfermagem http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022) Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022) Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022) 2176-9133 1414-8536 10.5380/ce.v27i0 reponame:Cogitare Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
collection |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
cogitare@ufpr.br |
_version_ |
1797068304607608832 |