JOGO DE TABULEIRO COMO DISPOSITIVO DE INFORMAÇÃO SOBRE HIV/AIDS PARA IDOSOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Priscila de Oliveira Cabral
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Abreu, Wilson Jorge Correia de, Feitoza, Aline Rodrigues, Barbosa, Aglauvanir Soares, Mendes, Ryanne Carolynne Marques Gomes, Teixeira, Elizabeth, Guedes, Tatiane Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/79013
Resumo: Objetivo: validar o jogo de tabuleiro “Mural do Risco” sobre prevenção do Vírus da Imunodeficiência Humana/Síndrome da Imunodeficiência Adquirida entre idosos estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Método: estudo metodológico desenvolvido no estado de Recife, Brasil, que validou o conteúdo do jogo e do guia de uso entre setembro e novembro de 2020 via e-mail. Participaram 27 juízes da área da saúde e 18 de outras áreas. Dados analisados por estatística descritiva para obtenção do Índice de Validade de Conteúdo e Escore Suitability Assessment of Materials. Resultados: ambos obtiveram Índice de Validade de Conteúdo de 0,90; o Escore Suitability Assessment of Materials foi de 22 pontos e do guia 24. Houve reestruturação das imagens, priorizando clareza, tamanho e relações com o idoso. Conclusão: o jogo e o guia estão adequados e, após o registro, poderão mediar práticas educacionais de prevenção do Vírus da Imunodeficiência Humana/Síndrome da Imunodeficiência Adquirida com idosos no  contexto escolar.
id UFPR-15_bd52caed3a937eebf6911b10dd29c69d
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/79013
network_acronym_str UFPR-15
network_name_str Cogitare Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling JOGO DE TABULEIRO COMO DISPOSITIVO DE INFORMAÇÃO SOBRE HIV/AIDS PARA IDOSOSBOARD GAME AS AN INFORMATION DEVICE ON HIV/AIDS FOR AGED INDIVIDUALSJUEGO DE MESA COMO RECURSO DE INFORMACIÓN SOBRE VIH/SIDA PARA ANCIANOSEstudos de Validação; Tecnologia Educacional; Idoso; Educação em Saúde; HIV.Validation Studies; Educational Technology; Aged Individual; Education in Health; HIV.Estudios de Validación; Tecnología Educativa; Anciano; Educación en Salud; VIH.Objetivo: validar o jogo de tabuleiro “Mural do Risco” sobre prevenção do Vírus da Imunodeficiência Humana/Síndrome da Imunodeficiência Adquirida entre idosos estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Método: estudo metodológico desenvolvido no estado de Recife, Brasil, que validou o conteúdo do jogo e do guia de uso entre setembro e novembro de 2020 via e-mail. Participaram 27 juízes da área da saúde e 18 de outras áreas. Dados analisados por estatística descritiva para obtenção do Índice de Validade de Conteúdo e Escore Suitability Assessment of Materials. Resultados: ambos obtiveram Índice de Validade de Conteúdo de 0,90; o Escore Suitability Assessment of Materials foi de 22 pontos e do guia 24. Houve reestruturação das imagens, priorizando clareza, tamanho e relações com o idoso. Conclusão: o jogo e o guia estão adequados e, após o registro, poderão mediar práticas educacionais de prevenção do Vírus da Imunodeficiência Humana/Síndrome da Imunodeficiência Adquirida com idosos no  contexto escolar.Objective: to validate the board game called “Mural do Risco” (“Risk Wall”) on the prevention of Human Immunodeficiency Virus/Acquired Immunodeficiency Syndrome among aged individuals attending Youth and Adults Education. Method: a methodological study developed in the state of Recife, Brazil, which validated the content of the game and its user’s guide from September to November 2020 via e-mail. The participants were 27 evaluators from the health area and another 18 from other fields. The data were analyzed by means of descriptive statistics to obtain the Content Validity Index and the Suitability Assessment of Materials score. Results: both obtained a Content Validity Index of 0.90; and the Suitability Assessment of Materials score was 22 points for the gameand 24 for the guide. The images were restructured, prioritizing clarity, size and relationships with aged individuals. Conclusion: the game and the guide are adequate and, after registration, they will be able to mediate educational practices to prevent Human Immunodeficiency Virus/Acquired Immunodeficiency Syndrome among aged individuals in the school context.Objetivo: validar el juego de mesa “Mural do Risco” (“Muro del riesgo”) sobre prevención del Virus de laInmunodeficiencia Humana/Síndrome de Inmunodeficiencia Adquirida entre ancianos estudiantes de la Educación deJóvenes y Adultos. Método: estudio metodológico desarrollado en el estado de Recife, Brasil, que validó el contenidodel juego y de la guía del usuario entre septiembre y noviembre de 2020 por correo electrónico. Los participantesfueron 27 evaluadores del área de la salud y 18 de otros campos. Los datos se analizaron por medio de estadísticadescriptiva para obtener el Índice de Validez de Contenido y la puntuación Suitability Assessment of Materials.Resultados: tanto el juego como la guía obtuvieron un Índice de Validez de Contenido de 0,90; las puntuacionesSuitability Assessment of Materials fueron 22 puntos para el juego y 24 para la guía. Se reestructuraron las imágenes,priorizando la claridad, el tamaño y las relaciones con los ancianos. Conclusión: el juego y la guía son adecuados y, trassu registro, podrán mediar prácticas educativas de prevención del Virus de la Inmunodeficiencia Humana/Síndrome deInmunodeficiencia Adquirida con ancianos en el contexto escolar.Universidade Federal do ParanáMelo, Priscila de Oliveira CabralAbreu, Wilson Jorge Correia deFeitoza, Aline RodriguesBarbosa, Aglauvanir SoaresMendes, Ryanne Carolynne Marques GomesTeixeira, ElizabethGuedes, Tatiane Gomes2022-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/7901310.5380/ce.v27i0.79013Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)2176-91331414-853610.5380/ce.v27i0reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporengspahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/79013/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/79013/pdf_enhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/79013/pdf_eshttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/79013/46661https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/79013/46662https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/79013/46672https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/79013/46673https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/79013/46674https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/79013/47600Direitos autorais 2022 Cogitare Enfermagemhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-05T13:45:37Zoai:revistas.ufpr.br:article/79013Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2022-08-05T13:45:37Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv JOGO DE TABULEIRO COMO DISPOSITIVO DE INFORMAÇÃO SOBRE HIV/AIDS PARA IDOSOS
BOARD GAME AS AN INFORMATION DEVICE ON HIV/AIDS FOR AGED INDIVIDUALS
JUEGO DE MESA COMO RECURSO DE INFORMACIÓN SOBRE VIH/SIDA PARA ANCIANOS
title JOGO DE TABULEIRO COMO DISPOSITIVO DE INFORMAÇÃO SOBRE HIV/AIDS PARA IDOSOS
spellingShingle JOGO DE TABULEIRO COMO DISPOSITIVO DE INFORMAÇÃO SOBRE HIV/AIDS PARA IDOSOS
Melo, Priscila de Oliveira Cabral
Estudos de Validação; Tecnologia Educacional; Idoso; Educação em Saúde; HIV.
Validation Studies; Educational Technology; Aged Individual; Education in Health; HIV.
Estudios de Validación; Tecnología Educativa; Anciano; Educación en Salud; VIH.
title_short JOGO DE TABULEIRO COMO DISPOSITIVO DE INFORMAÇÃO SOBRE HIV/AIDS PARA IDOSOS
title_full JOGO DE TABULEIRO COMO DISPOSITIVO DE INFORMAÇÃO SOBRE HIV/AIDS PARA IDOSOS
title_fullStr JOGO DE TABULEIRO COMO DISPOSITIVO DE INFORMAÇÃO SOBRE HIV/AIDS PARA IDOSOS
title_full_unstemmed JOGO DE TABULEIRO COMO DISPOSITIVO DE INFORMAÇÃO SOBRE HIV/AIDS PARA IDOSOS
title_sort JOGO DE TABULEIRO COMO DISPOSITIVO DE INFORMAÇÃO SOBRE HIV/AIDS PARA IDOSOS
author Melo, Priscila de Oliveira Cabral
author_facet Melo, Priscila de Oliveira Cabral
Abreu, Wilson Jorge Correia de
Feitoza, Aline Rodrigues
Barbosa, Aglauvanir Soares
Mendes, Ryanne Carolynne Marques Gomes
Teixeira, Elizabeth
Guedes, Tatiane Gomes
author_role author
author2 Abreu, Wilson Jorge Correia de
Feitoza, Aline Rodrigues
Barbosa, Aglauvanir Soares
Mendes, Ryanne Carolynne Marques Gomes
Teixeira, Elizabeth
Guedes, Tatiane Gomes
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Priscila de Oliveira Cabral
Abreu, Wilson Jorge Correia de
Feitoza, Aline Rodrigues
Barbosa, Aglauvanir Soares
Mendes, Ryanne Carolynne Marques Gomes
Teixeira, Elizabeth
Guedes, Tatiane Gomes
dc.subject.none.fl_str_mv


dc.subject.por.fl_str_mv Estudos de Validação; Tecnologia Educacional; Idoso; Educação em Saúde; HIV.
Validation Studies; Educational Technology; Aged Individual; Education in Health; HIV.
Estudios de Validación; Tecnología Educativa; Anciano; Educación en Salud; VIH.
topic Estudos de Validação; Tecnologia Educacional; Idoso; Educação em Saúde; HIV.
Validation Studies; Educational Technology; Aged Individual; Education in Health; HIV.
Estudios de Validación; Tecnología Educativa; Anciano; Educación en Salud; VIH.
description Objetivo: validar o jogo de tabuleiro “Mural do Risco” sobre prevenção do Vírus da Imunodeficiência Humana/Síndrome da Imunodeficiência Adquirida entre idosos estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Método: estudo metodológico desenvolvido no estado de Recife, Brasil, que validou o conteúdo do jogo e do guia de uso entre setembro e novembro de 2020 via e-mail. Participaram 27 juízes da área da saúde e 18 de outras áreas. Dados analisados por estatística descritiva para obtenção do Índice de Validade de Conteúdo e Escore Suitability Assessment of Materials. Resultados: ambos obtiveram Índice de Validade de Conteúdo de 0,90; o Escore Suitability Assessment of Materials foi de 22 pontos e do guia 24. Houve reestruturação das imagens, priorizando clareza, tamanho e relações com o idoso. Conclusão: o jogo e o guia estão adequados e, após o registro, poderão mediar práticas educacionais de prevenção do Vírus da Imunodeficiência Humana/Síndrome da Imunodeficiência Adquirida com idosos no  contexto escolar.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-14
dc.type.none.fl_str_mv




dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/79013
10.5380/ce.v27i0.79013
url https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/79013
identifier_str_mv 10.5380/ce.v27i0.79013
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/79013/pdf
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/79013/pdf_en
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/79013/pdf_es
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/79013/46661
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/79013/46662
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/79013/46672
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/79013/46673
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/79013/46674
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/79013/47600
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Cogitare Enfermagem
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Cogitare Enfermagem
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)
Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)
Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)
2176-9133
1414-8536
10.5380/ce.v27i0
reponame:Cogitare Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Cogitare Enfermagem (Online)
collection Cogitare Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv cogitare@ufpr.br
_version_ 1797068304607608832