FATORES DE (IN)SATISFAÇÃO NO TRABALHO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM EM UTI PEDIÁTRICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pol, Pâmela
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Zarpellon, Lidia Dalgallo, Matia, Graciele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/35958
Resumo: Estudo utilizou abordagem qualitativa do tipo exploratório-descritivo e teve como objetivos investigar os fatores que contribuem para a satisfação e para a insatisfação no trabalho da equipe de enfermagem em Unidade de Terapia Pediátrica e propor estratégias de abordagem que favoreçam a satisfação em seu trabalho, segundo a percepção dos próprios membros da equipe. A coleta de dados foi realizada com 18 profissionais atuantes em UTI Pediátrica de dois hospitais do município de Curitiba-Paraná, de fevereiro a maio de 2011, utilizando-se a entrevista semiestruturada. Os resultados foram analisados utilizando a técnica de análise de conteúdo e mostram a percepção da complexidade que envolve ser profissional de enfermagem atuante em terapia intensiva, apontando e levando à reflexão sobre a relação dialógica entre cuidar e ser cuidado.
id UFPR-15_d6f0e726376831cf25cea05dd85d7bb6
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/35958
network_acronym_str UFPR-15
network_name_str Cogitare Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling FATORES DE (IN)SATISFAÇÃO NO TRABALHO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM EM UTI PEDIÁTRICAFACTORS OF (DIS)SATISFACTION IN THE WORK OF THE NURSING TEAM IN PEDIATRIC ICUFACTORES DE (IN) SATISFACCIÓN EN EL TRABAJO DEL EQUIPO DE ENFERMERÍA EN UTI PEDIÁTRICAEquipo de enfermería; Unidades de terapia intensiva pediátrica; Satisfacción en el empleo; Motivación; Papel del profesional de enfermería.Nursing team; Pediatric intensive care unit; Work satisfaction; Motivation; Role of the nursing professional.Equipe de enfermagem; Unidades de terapia intensiva pediátrica; Satisfação no emprego; Motivação; Papel do profissional de enfermagem.Estudo utilizou abordagem qualitativa do tipo exploratório-descritivo e teve como objetivos investigar os fatores que contribuem para a satisfação e para a insatisfação no trabalho da equipe de enfermagem em Unidade de Terapia Pediátrica e propor estratégias de abordagem que favoreçam a satisfação em seu trabalho, segundo a percepção dos próprios membros da equipe. A coleta de dados foi realizada com 18 profissionais atuantes em UTI Pediátrica de dois hospitais do município de Curitiba-Paraná, de fevereiro a maio de 2011, utilizando-se a entrevista semiestruturada. Os resultados foram analisados utilizando a técnica de análise de conteúdo e mostram a percepção da complexidade que envolve ser profissional de enfermagem atuante em terapia intensiva, apontando e levando à reflexão sobre a relação dialógica entre cuidar e ser cuidado. This study used a qualitative approach of the exploratory-descriptive type and aimed to investigate the factors which contribute to the nursing team’s work satisfaction and dissatisfaction in the Pediatric Intensive Care Unit, and to propose approach strategies which promote satisfaction in work, according to the perception of the team members themselves. Data collection was undertaken with 18 professionals working in Pediatric ICU in two hospitals in the city of Curitiba in the state of Paraná between February and May 2011, using semi-structured interviews. The results were analyzed using the technique of content analysis and show the perception of the complexity which is involved in being a nursing professional working in intensive care, indicating and leading to reflection on the dialogic relationship between caring and being cared for. DESCRIPTORS:Estudio de abordaje cualitativo del tipo exploratorio descriptivo. Tuvo como objetivos investigar los factores que contribuyen para la satisfacción y para la insatisfacción en el trabajo del equipo de enfermería en Unidad de Terapia Pediátrica, así como proponer estrategias de abordaje que favorezcan la satisfacción en en trabajo, de acuerdo con la percepción de los propios miembros del equipo. Los datos f ueron obtenidos con 18 profesionales actuantes en UTI Pediátr ica de dos hospitales del mu nicipio de Curitiba - Paraná, de febrero a mayo de 2011, utilizándose la entrevista semiestructurada. Los resultados fueron examinados por medio de la técnica de análisis de contenido y muestran la percepción de la complejidad de ser profesional de enfermería actuante en terapia intensiva, apuntando y promoviendo la reflexión sobre la relación de diálogo entre cuidar y ser cuidado. Universidade Federal do ParanáPol, PâmelaZarpellon, Lidia DalgalloMatia, Graciele2014-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/3595810.5380/ce.v19i1.35958Cogitare Enfermagem; v. 19, n. 1 (2014)Cogitare Enfermagem; v. 19, n. 1 (2014)Cogitare Enfermagem; v. 19, n. 1 (2014)2176-91331414-853610.5380/ce.v19i1reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/35958/22168https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/35958/22413info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-07T20:42:18Zoai:revistas.ufpr.br:article/35958Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2021-12-07T20:42:18Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv FATORES DE (IN)SATISFAÇÃO NO TRABALHO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM EM UTI PEDIÁTRICA
FACTORS OF (DIS)SATISFACTION IN THE WORK OF THE NURSING TEAM IN PEDIATRIC ICU
FACTORES DE (IN) SATISFACCIÓN EN EL TRABAJO DEL EQUIPO DE ENFERMERÍA EN UTI PEDIÁTRICA
title FATORES DE (IN)SATISFAÇÃO NO TRABALHO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM EM UTI PEDIÁTRICA
spellingShingle FATORES DE (IN)SATISFAÇÃO NO TRABALHO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM EM UTI PEDIÁTRICA
Pol, Pâmela
Equipo de enfermería; Unidades de terapia intensiva pediátrica; Satisfacción en el empleo; Motivación; Papel del profesional de enfermería.
Nursing team; Pediatric intensive care unit; Work satisfaction; Motivation; Role of the nursing professional.
Equipe de enfermagem; Unidades de terapia intensiva pediátrica; Satisfação no emprego; Motivação; Papel do profissional de enfermagem.
title_short FATORES DE (IN)SATISFAÇÃO NO TRABALHO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM EM UTI PEDIÁTRICA
title_full FATORES DE (IN)SATISFAÇÃO NO TRABALHO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM EM UTI PEDIÁTRICA
title_fullStr FATORES DE (IN)SATISFAÇÃO NO TRABALHO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM EM UTI PEDIÁTRICA
title_full_unstemmed FATORES DE (IN)SATISFAÇÃO NO TRABALHO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM EM UTI PEDIÁTRICA
title_sort FATORES DE (IN)SATISFAÇÃO NO TRABALHO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM EM UTI PEDIÁTRICA
author Pol, Pâmela
author_facet Pol, Pâmela
Zarpellon, Lidia Dalgallo
Matia, Graciele
author_role author
author2 Zarpellon, Lidia Dalgallo
Matia, Graciele
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Pol, Pâmela
Zarpellon, Lidia Dalgallo
Matia, Graciele
dc.subject.por.fl_str_mv Equipo de enfermería; Unidades de terapia intensiva pediátrica; Satisfacción en el empleo; Motivación; Papel del profesional de enfermería.
Nursing team; Pediatric intensive care unit; Work satisfaction; Motivation; Role of the nursing professional.
Equipe de enfermagem; Unidades de terapia intensiva pediátrica; Satisfação no emprego; Motivação; Papel do profissional de enfermagem.
topic Equipo de enfermería; Unidades de terapia intensiva pediátrica; Satisfacción en el empleo; Motivación; Papel del profesional de enfermería.
Nursing team; Pediatric intensive care unit; Work satisfaction; Motivation; Role of the nursing professional.
Equipe de enfermagem; Unidades de terapia intensiva pediátrica; Satisfação no emprego; Motivação; Papel do profissional de enfermagem.
description Estudo utilizou abordagem qualitativa do tipo exploratório-descritivo e teve como objetivos investigar os fatores que contribuem para a satisfação e para a insatisfação no trabalho da equipe de enfermagem em Unidade de Terapia Pediátrica e propor estratégias de abordagem que favoreçam a satisfação em seu trabalho, segundo a percepção dos próprios membros da equipe. A coleta de dados foi realizada com 18 profissionais atuantes em UTI Pediátrica de dois hospitais do município de Curitiba-Paraná, de fevereiro a maio de 2011, utilizando-se a entrevista semiestruturada. Os resultados foram analisados utilizando a técnica de análise de conteúdo e mostram a percepção da complexidade que envolve ser profissional de enfermagem atuante em terapia intensiva, apontando e levando à reflexão sobre a relação dialógica entre cuidar e ser cuidado.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-31
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/35958
10.5380/ce.v19i1.35958
url https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/35958
identifier_str_mv 10.5380/ce.v19i1.35958
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/35958/22168
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/35958/22413
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Cogitare Enfermagem; v. 19, n. 1 (2014)
Cogitare Enfermagem; v. 19, n. 1 (2014)
Cogitare Enfermagem; v. 19, n. 1 (2014)
2176-9133
1414-8536
10.5380/ce.v19i1
reponame:Cogitare Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Cogitare Enfermagem (Online)
collection Cogitare Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv cogitare@ufpr.br
_version_ 1797068294149111808