History, state and education: a reading of the brazilian state (1971-2000)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Nádia Gaiofatto
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12793
Resumo: O artigo apresenta alguns resultados de pesquisa realizada sobre se e comoo tema Estado e Educação foi abordado na produção acadêmica brasileira,no período compreendido entre 1971 a 2000. Foram pesquisados cincoAnais de Associações Nacionais de Pós-Graduação e Pesquisa e quinzeperiódicos, das áreas de Educação, Economia, Administração, História,e Ciências Sociais. Buscou-se compreender as perspectivas das áreas,considerando-se o contexto histórico das décadas em que os trabalhos foramproduzidos, e evidenciando seus nexos, contribuições e limitações. Nesteartigo, é abordada a caracterização do Estado brasileiro, pelos autores dostrabalhos investigados, em especial quanto a três referências principais,que aparecem ao longo de todo o período: Estado capitalista/reprodutor daordem social; Estado autoritário/centralizador; e Estado ineficiente/omisso,buscando-se compreendê-las em relação ao contexto histórico.
id UFPR-4_01399774883eb4feeae19027f9c0ce45
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/12793
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling History, state and education: a reading of the brazilian state (1971-2000)História, Estado e Educação: uma leitura sobre o estado brasileiro (1971-2000)State; primary education; educational policies; academic production; historical context and education; Estado; educação básica; políticas educacionais; produção acadêmica; História da EducaçãoO artigo apresenta alguns resultados de pesquisa realizada sobre se e comoo tema Estado e Educação foi abordado na produção acadêmica brasileira,no período compreendido entre 1971 a 2000. Foram pesquisados cincoAnais de Associações Nacionais de Pós-Graduação e Pesquisa e quinzeperiódicos, das áreas de Educação, Economia, Administração, História,e Ciências Sociais. Buscou-se compreender as perspectivas das áreas,considerando-se o contexto histórico das décadas em que os trabalhos foramproduzidos, e evidenciando seus nexos, contribuições e limitações. Nesteartigo, é abordada a caracterização do Estado brasileiro, pelos autores dostrabalhos investigados, em especial quanto a três referências principais,que aparecem ao longo de todo o período: Estado capitalista/reprodutor daordem social; Estado autoritário/centralizador; e Estado ineficiente/omisso,buscando-se compreendê-las em relação ao contexto histórico.This article presents the results of the research about how the State andEducation topic were dealt with in the Brazilian academic productionbetween 1971 and 2000. We have researched five Proceedings of Post-Graduation and National Research Associations and fifteen journals in the areas of Economy, Administration, History, Social Sciences andEducation, focusing on four titles in each one of them, in considering thetotal production of the period. We tried to understand the perspectivesof the areas. We have considered the historical context of the decadesin which those works were produced, highlighting their contributionsand limitations. In this article, we approach the characterization of theBrazilian State by the authors of researched works, especially concerningthe three main references that appear throughout the period: the capitalistState/ producer of social order; the authoritarian State/centralizer; and theinefficient State / the absent state. We seek to understand them in theirhistorical context.UFPR2008-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12793Educar em Revista; v. 24, n. 31 (2008); p. 145-165Educar em Revista; v. 24, n. 31 (2008); p. 145-165Educar em Revista; v. 24, n. 31 (2008); p. 145-1651984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12793/8685https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12793/31137Gonçalves, Nádia Gaiofattoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:07:15Zoai:revistas.ufpr.br:article/12793Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:07:15Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv History, state and education: a reading of the brazilian state (1971-2000)
História, Estado e Educação: uma leitura sobre o estado brasileiro (1971-2000)
title History, state and education: a reading of the brazilian state (1971-2000)
spellingShingle History, state and education: a reading of the brazilian state (1971-2000)
Gonçalves, Nádia Gaiofatto
State; primary education; educational policies; academic production; historical context and education; Estado; educação básica; políticas educacionais; produção acadêmica; História da Educação
title_short History, state and education: a reading of the brazilian state (1971-2000)
title_full History, state and education: a reading of the brazilian state (1971-2000)
title_fullStr History, state and education: a reading of the brazilian state (1971-2000)
title_full_unstemmed History, state and education: a reading of the brazilian state (1971-2000)
title_sort History, state and education: a reading of the brazilian state (1971-2000)
author Gonçalves, Nádia Gaiofatto
author_facet Gonçalves, Nádia Gaiofatto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Nádia Gaiofatto
dc.subject.por.fl_str_mv State; primary education; educational policies; academic production; historical context and education; Estado; educação básica; políticas educacionais; produção acadêmica; História da Educação
topic State; primary education; educational policies; academic production; historical context and education; Estado; educação básica; políticas educacionais; produção acadêmica; História da Educação
description O artigo apresenta alguns resultados de pesquisa realizada sobre se e comoo tema Estado e Educação foi abordado na produção acadêmica brasileira,no período compreendido entre 1971 a 2000. Foram pesquisados cincoAnais de Associações Nacionais de Pós-Graduação e Pesquisa e quinzeperiódicos, das áreas de Educação, Economia, Administração, História,e Ciências Sociais. Buscou-se compreender as perspectivas das áreas,considerando-se o contexto histórico das décadas em que os trabalhos foramproduzidos, e evidenciando seus nexos, contribuições e limitações. Nesteartigo, é abordada a caracterização do Estado brasileiro, pelos autores dostrabalhos investigados, em especial quanto a três referências principais,que aparecem ao longo de todo o período: Estado capitalista/reprodutor daordem social; Estado autoritário/centralizador; e Estado ineficiente/omisso,buscando-se compreendê-las em relação ao contexto histórico.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-11-11
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12793
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12793
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12793/8685
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12793/31137
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 24, n. 31 (2008); p. 145-165
Educar em Revista; v. 24, n. 31 (2008); p. 145-165
Educar em Revista; v. 24, n. 31 (2008); p. 145-165
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711901513416704