History, state and education: a reading of the brazilian state (1971-2000)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12793 |
Resumo: | O artigo apresenta alguns resultados de pesquisa realizada sobre se e comoo tema Estado e Educação foi abordado na produção acadêmica brasileira,no período compreendido entre 1971 a 2000. Foram pesquisados cincoAnais de Associações Nacionais de Pós-Graduação e Pesquisa e quinzeperiódicos, das áreas de Educação, Economia, Administração, História,e Ciências Sociais. Buscou-se compreender as perspectivas das áreas,considerando-se o contexto histórico das décadas em que os trabalhos foramproduzidos, e evidenciando seus nexos, contribuições e limitações. Nesteartigo, é abordada a caracterização do Estado brasileiro, pelos autores dostrabalhos investigados, em especial quanto a três referências principais,que aparecem ao longo de todo o período: Estado capitalista/reprodutor daordem social; Estado autoritário/centralizador; e Estado ineficiente/omisso,buscando-se compreendê-las em relação ao contexto histórico. |
id |
UFPR-4_01399774883eb4feeae19027f9c0ce45 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/12793 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
History, state and education: a reading of the brazilian state (1971-2000)História, Estado e Educação: uma leitura sobre o estado brasileiro (1971-2000)State; primary education; educational policies; academic production; historical context and education; Estado; educação básica; políticas educacionais; produção acadêmica; História da EducaçãoO artigo apresenta alguns resultados de pesquisa realizada sobre se e comoo tema Estado e Educação foi abordado na produção acadêmica brasileira,no período compreendido entre 1971 a 2000. Foram pesquisados cincoAnais de Associações Nacionais de Pós-Graduação e Pesquisa e quinzeperiódicos, das áreas de Educação, Economia, Administração, História,e Ciências Sociais. Buscou-se compreender as perspectivas das áreas,considerando-se o contexto histórico das décadas em que os trabalhos foramproduzidos, e evidenciando seus nexos, contribuições e limitações. Nesteartigo, é abordada a caracterização do Estado brasileiro, pelos autores dostrabalhos investigados, em especial quanto a três referências principais,que aparecem ao longo de todo o período: Estado capitalista/reprodutor daordem social; Estado autoritário/centralizador; e Estado ineficiente/omisso,buscando-se compreendê-las em relação ao contexto histórico.This article presents the results of the research about how the State andEducation topic were dealt with in the Brazilian academic productionbetween 1971 and 2000. We have researched five Proceedings of Post-Graduation and National Research Associations and fifteen journals in the areas of Economy, Administration, History, Social Sciences andEducation, focusing on four titles in each one of them, in considering thetotal production of the period. We tried to understand the perspectivesof the areas. We have considered the historical context of the decadesin which those works were produced, highlighting their contributionsand limitations. In this article, we approach the characterization of theBrazilian State by the authors of researched works, especially concerningthe three main references that appear throughout the period: the capitalistState/ producer of social order; the authoritarian State/centralizer; and theinefficient State / the absent state. We seek to understand them in theirhistorical context.UFPR2008-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12793Educar em Revista; v. 24, n. 31 (2008); p. 145-165Educar em Revista; v. 24, n. 31 (2008); p. 145-165Educar em Revista; v. 24, n. 31 (2008); p. 145-1651984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12793/8685https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12793/31137Gonçalves, Nádia Gaiofattoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:07:15Zoai:revistas.ufpr.br:article/12793Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:07:15Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
History, state and education: a reading of the brazilian state (1971-2000) História, Estado e Educação: uma leitura sobre o estado brasileiro (1971-2000) |
title |
History, state and education: a reading of the brazilian state (1971-2000) |
spellingShingle |
History, state and education: a reading of the brazilian state (1971-2000) Gonçalves, Nádia Gaiofatto State; primary education; educational policies; academic production; historical context and education; Estado; educação básica; políticas educacionais; produção acadêmica; História da Educação |
title_short |
History, state and education: a reading of the brazilian state (1971-2000) |
title_full |
History, state and education: a reading of the brazilian state (1971-2000) |
title_fullStr |
History, state and education: a reading of the brazilian state (1971-2000) |
title_full_unstemmed |
History, state and education: a reading of the brazilian state (1971-2000) |
title_sort |
History, state and education: a reading of the brazilian state (1971-2000) |
author |
Gonçalves, Nádia Gaiofatto |
author_facet |
Gonçalves, Nádia Gaiofatto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Nádia Gaiofatto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
State; primary education; educational policies; academic production; historical context and education; Estado; educação básica; políticas educacionais; produção acadêmica; História da Educação |
topic |
State; primary education; educational policies; academic production; historical context and education; Estado; educação básica; políticas educacionais; produção acadêmica; História da Educação |
description |
O artigo apresenta alguns resultados de pesquisa realizada sobre se e comoo tema Estado e Educação foi abordado na produção acadêmica brasileira,no período compreendido entre 1971 a 2000. Foram pesquisados cincoAnais de Associações Nacionais de Pós-Graduação e Pesquisa e quinzeperiódicos, das áreas de Educação, Economia, Administração, História,e Ciências Sociais. Buscou-se compreender as perspectivas das áreas,considerando-se o contexto histórico das décadas em que os trabalhos foramproduzidos, e evidenciando seus nexos, contribuições e limitações. Nesteartigo, é abordada a caracterização do Estado brasileiro, pelos autores dostrabalhos investigados, em especial quanto a três referências principais,que aparecem ao longo de todo o período: Estado capitalista/reprodutor daordem social; Estado autoritário/centralizador; e Estado ineficiente/omisso,buscando-se compreendê-las em relação ao contexto histórico. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-11-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12793 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12793 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12793/8685 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12793/31137 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 24, n. 31 (2008); p. 145-165 Educar em Revista; v. 24, n. 31 (2008); p. 145-165 Educar em Revista; v. 24, n. 31 (2008); p. 145-165 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711901513416704 |