A percepção dos jovens brasileiros sobre suas aulas de Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Gouw, Ana Maria
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Bizzo, Nelio Marco Vincenzo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/43612
Resumo: O desencanto dos estudantes pela carreira científica e pelas aulas de ciências tem promovido a necessidade de identificar as percepções dos jovens em relação à ciência, suas aulas de ciências, o papel da ciência na sociedade, dentre outros. Neste sentido, o projeto internacional The Relevance of Science Education (Rose) configura-se como uma das iniciativas que procuram responder à esta questão. Ele já foi implementado em mais de 40 países e é o objeto de estudo do trabalho aqui descrito. A pesquisa encontra-se dentro do campo da avaliação educacional. A amostra brasileira, de representatividade nacional, envolveu 2365 estudantes, oriundos de 84 escolas. Os dados obtidos revelam que o jovem brasileiro considera a ciência escolar interessante, apesar de não ter preferência pela ciência em relação a outras disciplinas. Há uma atitude geral positiva em relação à disciplina, tanto no que se refere à sua importância como à sua utilidade. Apesar disso, tanto meninas quanto meninos tem pouco interesse em ingressar na carreira científica. A lacuna existente entre o interesse pela ciência escolar e o interesse pela carreira nos impõe a necessidade de aprofundar estudos sobre o tema.
id UFPR-4_061ec20b86aaac4c6c42ad400f1ecc31
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/43612
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling A percepção dos jovens brasileiros sobre suas aulas de CiênciasEducação, Multidisciplinar, Ensinointeresse dos estudantes, avaliação educacional, ciência escolarEnsino de CiênciasO desencanto dos estudantes pela carreira científica e pelas aulas de ciências tem promovido a necessidade de identificar as percepções dos jovens em relação à ciência, suas aulas de ciências, o papel da ciência na sociedade, dentre outros. Neste sentido, o projeto internacional The Relevance of Science Education (Rose) configura-se como uma das iniciativas que procuram responder à esta questão. Ele já foi implementado em mais de 40 países e é o objeto de estudo do trabalho aqui descrito. A pesquisa encontra-se dentro do campo da avaliação educacional. A amostra brasileira, de representatividade nacional, envolveu 2365 estudantes, oriundos de 84 escolas. Os dados obtidos revelam que o jovem brasileiro considera a ciência escolar interessante, apesar de não ter preferência pela ciência em relação a outras disciplinas. Há uma atitude geral positiva em relação à disciplina, tanto no que se refere à sua importância como à sua utilidade. Apesar disso, tanto meninas quanto meninos tem pouco interesse em ingressar na carreira científica. A lacuna existente entre o interesse pela ciência escolar e o interesse pela carreira nos impõe a necessidade de aprofundar estudos sobre o tema.UFPRCNPqFaculdade de Educação da Universidade de São PauloSantos Gouw, Ana MariaBizzo, Nelio Marco Vincenzo2016-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/43612Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 277-292Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 277-292Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 277-2921984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/43612/28521https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/43612/30312https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/43612/22509https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/43612/22510https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/43612/22511Direitos autorais 2016 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:04:04Zoai:revistas.ufpr.br:article/43612Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:04:04Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A percepção dos jovens brasileiros sobre suas aulas de Ciências
title A percepção dos jovens brasileiros sobre suas aulas de Ciências
spellingShingle A percepção dos jovens brasileiros sobre suas aulas de Ciências
Santos Gouw, Ana Maria
Educação, Multidisciplinar, Ensino
interesse dos estudantes, avaliação educacional, ciência escolar
Ensino de Ciências
title_short A percepção dos jovens brasileiros sobre suas aulas de Ciências
title_full A percepção dos jovens brasileiros sobre suas aulas de Ciências
title_fullStr A percepção dos jovens brasileiros sobre suas aulas de Ciências
title_full_unstemmed A percepção dos jovens brasileiros sobre suas aulas de Ciências
title_sort A percepção dos jovens brasileiros sobre suas aulas de Ciências
author Santos Gouw, Ana Maria
author_facet Santos Gouw, Ana Maria
Bizzo, Nelio Marco Vincenzo
author_role author
author2 Bizzo, Nelio Marco Vincenzo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos Gouw, Ana Maria
Bizzo, Nelio Marco Vincenzo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação, Multidisciplinar, Ensino
interesse dos estudantes, avaliação educacional, ciência escolar
Ensino de Ciências
topic Educação, Multidisciplinar, Ensino
interesse dos estudantes, avaliação educacional, ciência escolar
Ensino de Ciências
description O desencanto dos estudantes pela carreira científica e pelas aulas de ciências tem promovido a necessidade de identificar as percepções dos jovens em relação à ciência, suas aulas de ciências, o papel da ciência na sociedade, dentre outros. Neste sentido, o projeto internacional The Relevance of Science Education (Rose) configura-se como uma das iniciativas que procuram responder à esta questão. Ele já foi implementado em mais de 40 países e é o objeto de estudo do trabalho aqui descrito. A pesquisa encontra-se dentro do campo da avaliação educacional. A amostra brasileira, de representatividade nacional, envolveu 2365 estudantes, oriundos de 84 escolas. Os dados obtidos revelam que o jovem brasileiro considera a ciência escolar interessante, apesar de não ter preferência pela ciência em relação a outras disciplinas. Há uma atitude geral positiva em relação à disciplina, tanto no que se refere à sua importância como à sua utilidade. Apesar disso, tanto meninas quanto meninos tem pouco interesse em ingressar na carreira científica. A lacuna existente entre o interesse pela ciência escolar e o interesse pela carreira nos impõe a necessidade de aprofundar estudos sobre o tema.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/43612
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/43612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/43612/28521
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/43612/30312
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/43612/22509
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/43612/22510
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/43612/22511
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 277-292
Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 277-292
Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 277-292
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711895949672448