Tecnologias, aprendizagem da atenção e aprender a estudar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruiz, Adriano Rodrigues
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38609
Resumo: Este artigo relata uma pesquisa bibliográfica que teve por objetivo desenvolver uma reflexão acerca da formação de estudantes autônomos, em um clima rico de informações e de apelos audiovisuais. Três eixos forneceram norte para as argumentações: a abertura de horizontes e de preocupações com as tecnologias de informação e comunicação, tomando por cerne da questão a horizontalidade da comunicação e a possibilidade de coletivos inteligentes; a ressignificação do aprender a estudar, como adequada via de emancipação cognitiva; a centralidade da aprendizagem da atenção, partindo da premissa de que a atenção não se restringe à “condição para a aprendizagem”, podendo ser compreendida como “efeito” de uma aprendizagem. Os eixos percorridos têm como ponto de convergência o autoconhecimento.
id UFPR-4_08831f70ef7f8f9ad6edcd2fe91870ef
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/38609
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Tecnologias, aprendizagem da atenção e aprender a estudarEducaçãoAprendizagem da atenção. Aprender a estudar. Autoconhecimento.Este artigo relata uma pesquisa bibliográfica que teve por objetivo desenvolver uma reflexão acerca da formação de estudantes autônomos, em um clima rico de informações e de apelos audiovisuais. Três eixos forneceram norte para as argumentações: a abertura de horizontes e de preocupações com as tecnologias de informação e comunicação, tomando por cerne da questão a horizontalidade da comunicação e a possibilidade de coletivos inteligentes; a ressignificação do aprender a estudar, como adequada via de emancipação cognitiva; a centralidade da aprendizagem da atenção, partindo da premissa de que a atenção não se restringe à “condição para a aprendizagem”, podendo ser compreendida como “efeito” de uma aprendizagem. Os eixos percorridos têm como ponto de convergência o autoconhecimento.UFPRRuiz, Adriano Rodrigues2015-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38609Educar em Revista; v. 31, n. 55 (2015); p. 293-306Educar em Revista; v. 31, n. 55 (2015); p. 293-306Educar em Revista; v. 31, n. 55 (2015); p. 293-3061984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38609/24752https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38609/30404info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:06:57Zoai:revistas.ufpr.br:article/38609Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:06:57Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias, aprendizagem da atenção e aprender a estudar
title Tecnologias, aprendizagem da atenção e aprender a estudar
spellingShingle Tecnologias, aprendizagem da atenção e aprender a estudar
Ruiz, Adriano Rodrigues
Educação
Aprendizagem da atenção. Aprender a estudar. Autoconhecimento.
title_short Tecnologias, aprendizagem da atenção e aprender a estudar
title_full Tecnologias, aprendizagem da atenção e aprender a estudar
title_fullStr Tecnologias, aprendizagem da atenção e aprender a estudar
title_full_unstemmed Tecnologias, aprendizagem da atenção e aprender a estudar
title_sort Tecnologias, aprendizagem da atenção e aprender a estudar
author Ruiz, Adriano Rodrigues
author_facet Ruiz, Adriano Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruiz, Adriano Rodrigues
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Aprendizagem da atenção. Aprender a estudar. Autoconhecimento.
topic Educação
Aprendizagem da atenção. Aprender a estudar. Autoconhecimento.
description Este artigo relata uma pesquisa bibliográfica que teve por objetivo desenvolver uma reflexão acerca da formação de estudantes autônomos, em um clima rico de informações e de apelos audiovisuais. Três eixos forneceram norte para as argumentações: a abertura de horizontes e de preocupações com as tecnologias de informação e comunicação, tomando por cerne da questão a horizontalidade da comunicação e a possibilidade de coletivos inteligentes; a ressignificação do aprender a estudar, como adequada via de emancipação cognitiva; a centralidade da aprendizagem da atenção, partindo da premissa de que a atenção não se restringe à “condição para a aprendizagem”, podendo ser compreendida como “efeito” de uma aprendizagem. Os eixos percorridos têm como ponto de convergência o autoconhecimento.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-17
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38609
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38609/24752
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38609/30404
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 31, n. 55 (2015); p. 293-306
Educar em Revista; v. 31, n. 55 (2015); p. 293-306
Educar em Revista; v. 31, n. 55 (2015); p. 293-306
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711902542069760