Tecnologias, aprendizagem da atenção e aprender a estudar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38609 |
Resumo: | Este artigo relata uma pesquisa bibliográfica que teve por objetivo desenvolver uma reflexão acerca da formação de estudantes autônomos, em um clima rico de informações e de apelos audiovisuais. Três eixos forneceram norte para as argumentações: a abertura de horizontes e de preocupações com as tecnologias de informação e comunicação, tomando por cerne da questão a horizontalidade da comunicação e a possibilidade de coletivos inteligentes; a ressignificação do aprender a estudar, como adequada via de emancipação cognitiva; a centralidade da aprendizagem da atenção, partindo da premissa de que a atenção não se restringe à “condição para a aprendizagem”, podendo ser compreendida como “efeito” de uma aprendizagem. Os eixos percorridos têm como ponto de convergência o autoconhecimento. |
id |
UFPR-4_08831f70ef7f8f9ad6edcd2fe91870ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/38609 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologias, aprendizagem da atenção e aprender a estudarEducaçãoAprendizagem da atenção. Aprender a estudar. Autoconhecimento.Este artigo relata uma pesquisa bibliográfica que teve por objetivo desenvolver uma reflexão acerca da formação de estudantes autônomos, em um clima rico de informações e de apelos audiovisuais. Três eixos forneceram norte para as argumentações: a abertura de horizontes e de preocupações com as tecnologias de informação e comunicação, tomando por cerne da questão a horizontalidade da comunicação e a possibilidade de coletivos inteligentes; a ressignificação do aprender a estudar, como adequada via de emancipação cognitiva; a centralidade da aprendizagem da atenção, partindo da premissa de que a atenção não se restringe à “condição para a aprendizagem”, podendo ser compreendida como “efeito” de uma aprendizagem. Os eixos percorridos têm como ponto de convergência o autoconhecimento.UFPRRuiz, Adriano Rodrigues2015-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38609Educar em Revista; v. 31, n. 55 (2015); p. 293-306Educar em Revista; v. 31, n. 55 (2015); p. 293-306Educar em Revista; v. 31, n. 55 (2015); p. 293-3061984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38609/24752https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38609/30404info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:06:57Zoai:revistas.ufpr.br:article/38609Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:06:57Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias, aprendizagem da atenção e aprender a estudar |
title |
Tecnologias, aprendizagem da atenção e aprender a estudar |
spellingShingle |
Tecnologias, aprendizagem da atenção e aprender a estudar Ruiz, Adriano Rodrigues Educação Aprendizagem da atenção. Aprender a estudar. Autoconhecimento. |
title_short |
Tecnologias, aprendizagem da atenção e aprender a estudar |
title_full |
Tecnologias, aprendizagem da atenção e aprender a estudar |
title_fullStr |
Tecnologias, aprendizagem da atenção e aprender a estudar |
title_full_unstemmed |
Tecnologias, aprendizagem da atenção e aprender a estudar |
title_sort |
Tecnologias, aprendizagem da atenção e aprender a estudar |
author |
Ruiz, Adriano Rodrigues |
author_facet |
Ruiz, Adriano Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ruiz, Adriano Rodrigues |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Aprendizagem da atenção. Aprender a estudar. Autoconhecimento. |
topic |
Educação Aprendizagem da atenção. Aprender a estudar. Autoconhecimento. |
description |
Este artigo relata uma pesquisa bibliográfica que teve por objetivo desenvolver uma reflexão acerca da formação de estudantes autônomos, em um clima rico de informações e de apelos audiovisuais. Três eixos forneceram norte para as argumentações: a abertura de horizontes e de preocupações com as tecnologias de informação e comunicação, tomando por cerne da questão a horizontalidade da comunicação e a possibilidade de coletivos inteligentes; a ressignificação do aprender a estudar, como adequada via de emancipação cognitiva; a centralidade da aprendizagem da atenção, partindo da premissa de que a atenção não se restringe à “condição para a aprendizagem”, podendo ser compreendida como “efeito” de uma aprendizagem. Os eixos percorridos têm como ponto de convergência o autoconhecimento. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-17 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38609 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38609 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38609/24752 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38609/30404 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 31, n. 55 (2015); p. 293-306 Educar em Revista; v. 31, n. 55 (2015); p. 293-306 Educar em Revista; v. 31, n. 55 (2015); p. 293-306 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711902542069760 |