Percepções de estagiários sobre as suas práticas de avaliação das aprendizagens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/57563 |
Resumo: | A avaliação das aprendizagens tem de constituir, sobretudo, uma prática realizada para promover as aprendizagens nos alunos. Deste modo, foi nossa intenção aceder às percepções dos estagiários do 1º ciclo do ensino básico da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro sobre as suas práticas de avaliação das aprendizagens. Para isso foi administrado um questionário de questões abertas à totalidade dos estagiários no fim do estágio do ano letivo de 2016/2017. Da análise de conteúdo feita às respostas escritas, foi possível perceber que, tendo eles uma percepção da avaliação das aprendizagens numa lógica formativa, afirmaram ter realizado práticas de avaliação formativa pontuais e contínuas, o que lhes possibilitou elaborar um diagnóstico dos processos de aprendizagem dos alunos, dar-lhes feedback e regular esses processos. |
id |
UFPR-4_1802502cf1b41f2585c1765dd656390d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/57563 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepções de estagiários sobre as suas práticas de avaliação das aprendizagensEducaçãopercepções; estagiários; práticas de avaliação das aprendizagensA avaliação das aprendizagens tem de constituir, sobretudo, uma prática realizada para promover as aprendizagens nos alunos. Deste modo, foi nossa intenção aceder às percepções dos estagiários do 1º ciclo do ensino básico da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro sobre as suas práticas de avaliação das aprendizagens. Para isso foi administrado um questionário de questões abertas à totalidade dos estagiários no fim do estágio do ano letivo de 2016/2017. Da análise de conteúdo feita às respostas escritas, foi possível perceber que, tendo eles uma percepção da avaliação das aprendizagens numa lógica formativa, afirmaram ter realizado práticas de avaliação formativa pontuais e contínuas, o que lhes possibilitou elaborar um diagnóstico dos processos de aprendizagem dos alunos, dar-lhes feedback e regular esses processos.UFPRFerreira, Carlos Alberto2018-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/57563Educar em Revista; v. 34, n. 70 (2018); p.231-254Educar em Revista; v. 34, n. 70 (2018); p.231-254Educar em Revista; v. 34, n. 70 (2018); p.231-2541984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/57563/35920https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/57563/35921Direitos autorais 2018 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-16T02:51:48Zoai:revistas.ufpr.br:article/57563Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2018-08-16T02:51:48Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepções de estagiários sobre as suas práticas de avaliação das aprendizagens |
title |
Percepções de estagiários sobre as suas práticas de avaliação das aprendizagens |
spellingShingle |
Percepções de estagiários sobre as suas práticas de avaliação das aprendizagens Ferreira, Carlos Alberto Educação percepções; estagiários; práticas de avaliação das aprendizagens |
title_short |
Percepções de estagiários sobre as suas práticas de avaliação das aprendizagens |
title_full |
Percepções de estagiários sobre as suas práticas de avaliação das aprendizagens |
title_fullStr |
Percepções de estagiários sobre as suas práticas de avaliação das aprendizagens |
title_full_unstemmed |
Percepções de estagiários sobre as suas práticas de avaliação das aprendizagens |
title_sort |
Percepções de estagiários sobre as suas práticas de avaliação das aprendizagens |
author |
Ferreira, Carlos Alberto |
author_facet |
Ferreira, Carlos Alberto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Carlos Alberto |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação percepções; estagiários; práticas de avaliação das aprendizagens |
topic |
Educação percepções; estagiários; práticas de avaliação das aprendizagens |
description |
A avaliação das aprendizagens tem de constituir, sobretudo, uma prática realizada para promover as aprendizagens nos alunos. Deste modo, foi nossa intenção aceder às percepções dos estagiários do 1º ciclo do ensino básico da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro sobre as suas práticas de avaliação das aprendizagens. Para isso foi administrado um questionário de questões abertas à totalidade dos estagiários no fim do estágio do ano letivo de 2016/2017. Da análise de conteúdo feita às respostas escritas, foi possível perceber que, tendo eles uma percepção da avaliação das aprendizagens numa lógica formativa, afirmaram ter realizado práticas de avaliação formativa pontuais e contínuas, o que lhes possibilitou elaborar um diagnóstico dos processos de aprendizagem dos alunos, dar-lhes feedback e regular esses processos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-15 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/57563 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/57563 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/57563/35920 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/57563/35921 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 34, n. 70 (2018); p.231-254 Educar em Revista; v. 34, n. 70 (2018); p.231-254 Educar em Revista; v. 34, n. 70 (2018); p.231-254 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711898731544576 |