Percepções de estagiários sobre as suas práticas de avaliação das aprendizagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Carlos Alberto
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/57563
Resumo: A avaliação das aprendizagens tem de constituir, sobretudo, uma prática realizada para promover as aprendizagens nos alunos. Deste modo, foi nossa intenção aceder às percepções dos estagiários do 1º ciclo do ensino básico da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro sobre as suas práticas de avaliação das aprendizagens. Para isso foi administrado um questionário de questões abertas à totalidade dos estagiários no fim do estágio do ano letivo de 2016/2017. Da análise de conteúdo feita às respostas escritas, foi possível perceber que, tendo eles uma percepção da avaliação das aprendizagens numa lógica formativa, afirmaram ter realizado práticas de avaliação formativa pontuais e contínuas, o que lhes possibilitou elaborar um diagnóstico dos processos de aprendizagem dos alunos, dar-lhes feedback e regular esses processos.
id UFPR-4_1802502cf1b41f2585c1765dd656390d
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/57563
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Percepções de estagiários sobre as suas práticas de avaliação das aprendizagensEducaçãopercepções; estagiários; práticas de avaliação das aprendizagensA avaliação das aprendizagens tem de constituir, sobretudo, uma prática realizada para promover as aprendizagens nos alunos. Deste modo, foi nossa intenção aceder às percepções dos estagiários do 1º ciclo do ensino básico da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro sobre as suas práticas de avaliação das aprendizagens. Para isso foi administrado um questionário de questões abertas à totalidade dos estagiários no fim do estágio do ano letivo de 2016/2017. Da análise de conteúdo feita às respostas escritas, foi possível perceber que, tendo eles uma percepção da avaliação das aprendizagens numa lógica formativa, afirmaram ter realizado práticas de avaliação formativa pontuais e contínuas, o que lhes possibilitou elaborar um diagnóstico dos processos de aprendizagem dos alunos, dar-lhes feedback e regular esses processos.UFPRFerreira, Carlos Alberto2018-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/57563Educar em Revista; v. 34, n. 70 (2018); p.231-254Educar em Revista; v. 34, n. 70 (2018); p.231-254Educar em Revista; v. 34, n. 70 (2018); p.231-2541984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/57563/35920https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/57563/35921Direitos autorais 2018 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-16T02:51:48Zoai:revistas.ufpr.br:article/57563Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2018-08-16T02:51:48Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções de estagiários sobre as suas práticas de avaliação das aprendizagens
title Percepções de estagiários sobre as suas práticas de avaliação das aprendizagens
spellingShingle Percepções de estagiários sobre as suas práticas de avaliação das aprendizagens
Ferreira, Carlos Alberto
Educação
percepções; estagiários; práticas de avaliação das aprendizagens
title_short Percepções de estagiários sobre as suas práticas de avaliação das aprendizagens
title_full Percepções de estagiários sobre as suas práticas de avaliação das aprendizagens
title_fullStr Percepções de estagiários sobre as suas práticas de avaliação das aprendizagens
title_full_unstemmed Percepções de estagiários sobre as suas práticas de avaliação das aprendizagens
title_sort Percepções de estagiários sobre as suas práticas de avaliação das aprendizagens
author Ferreira, Carlos Alberto
author_facet Ferreira, Carlos Alberto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Carlos Alberto
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
percepções; estagiários; práticas de avaliação das aprendizagens
topic Educação
percepções; estagiários; práticas de avaliação das aprendizagens
description A avaliação das aprendizagens tem de constituir, sobretudo, uma prática realizada para promover as aprendizagens nos alunos. Deste modo, foi nossa intenção aceder às percepções dos estagiários do 1º ciclo do ensino básico da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro sobre as suas práticas de avaliação das aprendizagens. Para isso foi administrado um questionário de questões abertas à totalidade dos estagiários no fim do estágio do ano letivo de 2016/2017. Da análise de conteúdo feita às respostas escritas, foi possível perceber que, tendo eles uma percepção da avaliação das aprendizagens numa lógica formativa, afirmaram ter realizado práticas de avaliação formativa pontuais e contínuas, o que lhes possibilitou elaborar um diagnóstico dos processos de aprendizagem dos alunos, dar-lhes feedback e regular esses processos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-15
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/57563
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/57563
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/57563/35920
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/57563/35921
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 34, n. 70 (2018); p.231-254
Educar em Revista; v. 34, n. 70 (2018); p.231-254
Educar em Revista; v. 34, n. 70 (2018); p.231-254
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711898731544576