“Viva la Parola!”: a constituição de verdades acerca da educação de surdos no congresso de Milão (1880)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/67506 |
Resumo: | Este texto tem como objetivo discutir a História da Educação dos sujeitos surdos a partir da leitura de quatro documentos que relatam o “Congresso Internacional Para o Melhoramento do Destino dos Surdos-Mudos” ocorrido em Milão, na Itália, de 6 a 11 de setembro de 1880, mais conhecido como “Congresso de Milão”. No conjunto de congressos acerca da temática da educação dos surdos, esse congresso torna-se o mais conhecido e, por isso, permanece como documento-monumento na área. A partir de uma leitura do corpus documental desse evento, procuramos retomar como, emMilão, se deu a construção de uma verdade a ser implementada. Para tal empreendimento, problematizamos como as bases religiosas e filosóficas da época permitiram normatizar o melhor método para a educação de surdos. Essa análise do conjunto de documentos referentes ao “Congresso de Milão” favorece discutir questões ainda hoje subjacentes em muitos debates acerca da educação de surdos. |
id |
UFPR-4_26a6725f2c2b3a131dc6167aa055006b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/67506 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
“Viva la Parola!”: a constituição de verdades acerca da educação de surdos no congresso de Milão (1880)Educação; Fundamentos da Educação; História da EducaçãoEducação; Fundamentos da Educação; História da Educação; Tópicos Específicos da Educação; Educação EspecialHistória da EducaçãoEste texto tem como objetivo discutir a História da Educação dos sujeitos surdos a partir da leitura de quatro documentos que relatam o “Congresso Internacional Para o Melhoramento do Destino dos Surdos-Mudos” ocorrido em Milão, na Itália, de 6 a 11 de setembro de 1880, mais conhecido como “Congresso de Milão”. No conjunto de congressos acerca da temática da educação dos surdos, esse congresso torna-se o mais conhecido e, por isso, permanece como documento-monumento na área. A partir de uma leitura do corpus documental desse evento, procuramos retomar como, emMilão, se deu a construção de uma verdade a ser implementada. Para tal empreendimento, problematizamos como as bases religiosas e filosóficas da época permitiram normatizar o melhor método para a educação de surdos. Essa análise do conjunto de documentos referentes ao “Congresso de Milão” favorece discutir questões ainda hoje subjacentes em muitos debates acerca da educação de surdos.UFPRRodrigues, José RaimundoVieira-Machado, Lucyenne Matos da CostaVieira, Eliane Telles de Bruim2021-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/67506Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 20211984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/67506/43847Direitos autorais 2021 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-01T00:17:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/67506Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2022-09-01T00:17:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Viva la Parola!”: a constituição de verdades acerca da educação de surdos no congresso de Milão (1880) |
title |
“Viva la Parola!”: a constituição de verdades acerca da educação de surdos no congresso de Milão (1880) |
spellingShingle |
“Viva la Parola!”: a constituição de verdades acerca da educação de surdos no congresso de Milão (1880) Rodrigues, José Raimundo Educação; Fundamentos da Educação; História da Educação Educação; Fundamentos da Educação; História da Educação; Tópicos Específicos da Educação; Educação Especial História da Educação |
title_short |
“Viva la Parola!”: a constituição de verdades acerca da educação de surdos no congresso de Milão (1880) |
title_full |
“Viva la Parola!”: a constituição de verdades acerca da educação de surdos no congresso de Milão (1880) |
title_fullStr |
“Viva la Parola!”: a constituição de verdades acerca da educação de surdos no congresso de Milão (1880) |
title_full_unstemmed |
“Viva la Parola!”: a constituição de verdades acerca da educação de surdos no congresso de Milão (1880) |
title_sort |
“Viva la Parola!”: a constituição de verdades acerca da educação de surdos no congresso de Milão (1880) |
author |
Rodrigues, José Raimundo |
author_facet |
Rodrigues, José Raimundo Vieira-Machado, Lucyenne Matos da Costa Vieira, Eliane Telles de Bruim |
author_role |
author |
author2 |
Vieira-Machado, Lucyenne Matos da Costa Vieira, Eliane Telles de Bruim |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, José Raimundo Vieira-Machado, Lucyenne Matos da Costa Vieira, Eliane Telles de Bruim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Fundamentos da Educação; História da Educação Educação; Fundamentos da Educação; História da Educação; Tópicos Específicos da Educação; Educação Especial História da Educação |
topic |
Educação; Fundamentos da Educação; História da Educação Educação; Fundamentos da Educação; História da Educação; Tópicos Específicos da Educação; Educação Especial História da Educação |
description |
Este texto tem como objetivo discutir a História da Educação dos sujeitos surdos a partir da leitura de quatro documentos que relatam o “Congresso Internacional Para o Melhoramento do Destino dos Surdos-Mudos” ocorrido em Milão, na Itália, de 6 a 11 de setembro de 1880, mais conhecido como “Congresso de Milão”. No conjunto de congressos acerca da temática da educação dos surdos, esse congresso torna-se o mais conhecido e, por isso, permanece como documento-monumento na área. A partir de uma leitura do corpus documental desse evento, procuramos retomar como, emMilão, se deu a construção de uma verdade a ser implementada. Para tal empreendimento, problematizamos como as bases religiosas e filosóficas da época permitiram normatizar o melhor método para a educação de surdos. Essa análise do conjunto de documentos referentes ao “Congresso de Milão” favorece discutir questões ainda hoje subjacentes em muitos debates acerca da educação de surdos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-08 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/67506 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/67506 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/67506/43847 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021 Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021 Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711899711963136 |