Abordagem sobre trabalho artesanal em histórias de vida de mulheres
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36810 |
Resumo: | Este texto refere-se a um projeto de pesquisa em andamento, que busca investigar o processo de construção dos sentidos do trabalho feminino e sua relação com a categorização de gênero a partir das histórias de vida de mulheres artesãs e da produção artesanal produzida por cada participante. Um grupo participante é formado por mulheres artesãs pertencentes a uma cooperativa de arte e artesanato popular e o outro por discentes de cursos de licenciaturas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), especialmente dos cursos de Pedagogia e Artes Visuais. A iniciativa buscou construir um espaço de produção artesanal, onde as memórias são resgatadas não apenas a partir da oralidade, mas também na produção concreta do artesanato, através do que denominamos de Oficinas de Criação Coletiva. |
id |
UFPR-4_5c9244cf6a27a040872063722c54f175 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/36810 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Abordagem sobre trabalho artesanal em histórias de vida de mulheresEducação; Fundamentos da Educação; Currículo; Tópicos Específicos de EducaçãoEducação; Fundamentos da Educação; Currículo; Tópicos Específicos de EducaçãoEste texto refere-se a um projeto de pesquisa em andamento, que busca investigar o processo de construção dos sentidos do trabalho feminino e sua relação com a categorização de gênero a partir das histórias de vida de mulheres artesãs e da produção artesanal produzida por cada participante. Um grupo participante é formado por mulheres artesãs pertencentes a uma cooperativa de arte e artesanato popular e o outro por discentes de cursos de licenciaturas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), especialmente dos cursos de Pedagogia e Artes Visuais. A iniciativa buscou construir um espaço de produção artesanal, onde as memórias são resgatadas não apenas a partir da oralidade, mas também na produção concreta do artesanato, através do que denominamos de Oficinas de Criação Coletiva.UFPRCNPqFAPERGSPROEXTProfa. Dra. Edla Eggert, UnisinosProfa. Dra. Aline Lemos da Cunha, UFRGSSilva, Márcia Alves da2015-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36810Educar em Revista; v. 31, n. 55 (2015); p. 247-260Educar em Revista; v. 31, n. 55 (2015); p. 247-260Educar em Revista; v. 31, n. 55 (2015); p. 247-2601984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36810/24749https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36810/30401info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:06:57Zoai:revistas.ufpr.br:article/36810Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:06:57Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagem sobre trabalho artesanal em histórias de vida de mulheres |
title |
Abordagem sobre trabalho artesanal em histórias de vida de mulheres |
spellingShingle |
Abordagem sobre trabalho artesanal em histórias de vida de mulheres Silva, Márcia Alves da Educação; Fundamentos da Educação; Currículo; Tópicos Específicos de Educação Educação; Fundamentos da Educação; Currículo; Tópicos Específicos de Educação |
title_short |
Abordagem sobre trabalho artesanal em histórias de vida de mulheres |
title_full |
Abordagem sobre trabalho artesanal em histórias de vida de mulheres |
title_fullStr |
Abordagem sobre trabalho artesanal em histórias de vida de mulheres |
title_full_unstemmed |
Abordagem sobre trabalho artesanal em histórias de vida de mulheres |
title_sort |
Abordagem sobre trabalho artesanal em histórias de vida de mulheres |
author |
Silva, Márcia Alves da |
author_facet |
Silva, Márcia Alves da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq FAPERGS PROEXT Profa. Dra. Edla Eggert, Unisinos Profa. Dra. Aline Lemos da Cunha, UFRGS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Márcia Alves da |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Fundamentos da Educação; Currículo; Tópicos Específicos de Educação Educação; Fundamentos da Educação; Currículo; Tópicos Específicos de Educação |
topic |
Educação; Fundamentos da Educação; Currículo; Tópicos Específicos de Educação Educação; Fundamentos da Educação; Currículo; Tópicos Específicos de Educação |
description |
Este texto refere-se a um projeto de pesquisa em andamento, que busca investigar o processo de construção dos sentidos do trabalho feminino e sua relação com a categorização de gênero a partir das histórias de vida de mulheres artesãs e da produção artesanal produzida por cada participante. Um grupo participante é formado por mulheres artesãs pertencentes a uma cooperativa de arte e artesanato popular e o outro por discentes de cursos de licenciaturas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), especialmente dos cursos de Pedagogia e Artes Visuais. A iniciativa buscou construir um espaço de produção artesanal, onde as memórias são resgatadas não apenas a partir da oralidade, mas também na produção concreta do artesanato, através do que denominamos de Oficinas de Criação Coletiva. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-16 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36810 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36810 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36810/24749 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36810/30401 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 31, n. 55 (2015); p. 247-260 Educar em Revista; v. 31, n. 55 (2015); p. 247-260 Educar em Revista; v. 31, n. 55 (2015); p. 247-260 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711897134563328 |