Abordagem sobre trabalho artesanal em histórias de vida de mulheres

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Márcia Alves da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36810
Resumo: Este texto refere-se a um projeto de pesquisa em andamento, que busca investigar o processo de construção dos sentidos do trabalho feminino e sua relação com a categorização de gênero a partir das histórias de vida de mulheres artesãs e da produção artesanal produzida por cada participante. Um grupo participante é formado por mulheres artesãs pertencentes a uma cooperativa de arte e artesanato popular e o outro por discentes de cursos de licenciaturas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), especialmente dos cursos de Pedagogia e Artes Visuais. A iniciativa buscou construir um espaço de produção artesanal, onde as memórias são resgatadas não apenas a partir da oralidade, mas também na produção concreta do artesanato, através do que denominamos de Oficinas de Criação Coletiva.
id UFPR-4_5c9244cf6a27a040872063722c54f175
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/36810
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Abordagem sobre trabalho artesanal em histórias de vida de mulheresEducação; Fundamentos da Educação; Currículo; Tópicos Específicos de EducaçãoEducação; Fundamentos da Educação; Currículo; Tópicos Específicos de EducaçãoEste texto refere-se a um projeto de pesquisa em andamento, que busca investigar o processo de construção dos sentidos do trabalho feminino e sua relação com a categorização de gênero a partir das histórias de vida de mulheres artesãs e da produção artesanal produzida por cada participante. Um grupo participante é formado por mulheres artesãs pertencentes a uma cooperativa de arte e artesanato popular e o outro por discentes de cursos de licenciaturas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), especialmente dos cursos de Pedagogia e Artes Visuais. A iniciativa buscou construir um espaço de produção artesanal, onde as memórias são resgatadas não apenas a partir da oralidade, mas também na produção concreta do artesanato, através do que denominamos de Oficinas de Criação Coletiva.UFPRCNPqFAPERGSPROEXTProfa. Dra. Edla Eggert, UnisinosProfa. Dra. Aline Lemos da Cunha, UFRGSSilva, Márcia Alves da2015-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36810Educar em Revista; v. 31, n. 55 (2015); p. 247-260Educar em Revista; v. 31, n. 55 (2015); p. 247-260Educar em Revista; v. 31, n. 55 (2015); p. 247-2601984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36810/24749https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36810/30401info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:06:57Zoai:revistas.ufpr.br:article/36810Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:06:57Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem sobre trabalho artesanal em histórias de vida de mulheres
title Abordagem sobre trabalho artesanal em histórias de vida de mulheres
spellingShingle Abordagem sobre trabalho artesanal em histórias de vida de mulheres
Silva, Márcia Alves da
Educação; Fundamentos da Educação; Currículo; Tópicos Específicos de Educação
Educação; Fundamentos da Educação; Currículo; Tópicos Específicos de Educação
title_short Abordagem sobre trabalho artesanal em histórias de vida de mulheres
title_full Abordagem sobre trabalho artesanal em histórias de vida de mulheres
title_fullStr Abordagem sobre trabalho artesanal em histórias de vida de mulheres
title_full_unstemmed Abordagem sobre trabalho artesanal em histórias de vida de mulheres
title_sort Abordagem sobre trabalho artesanal em histórias de vida de mulheres
author Silva, Márcia Alves da
author_facet Silva, Márcia Alves da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
FAPERGS
PROEXT
Profa. Dra. Edla Eggert, Unisinos
Profa. Dra. Aline Lemos da Cunha, UFRGS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Márcia Alves da
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Fundamentos da Educação; Currículo; Tópicos Específicos de Educação
Educação; Fundamentos da Educação; Currículo; Tópicos Específicos de Educação
topic Educação; Fundamentos da Educação; Currículo; Tópicos Específicos de Educação
Educação; Fundamentos da Educação; Currículo; Tópicos Específicos de Educação
description Este texto refere-se a um projeto de pesquisa em andamento, que busca investigar o processo de construção dos sentidos do trabalho feminino e sua relação com a categorização de gênero a partir das histórias de vida de mulheres artesãs e da produção artesanal produzida por cada participante. Um grupo participante é formado por mulheres artesãs pertencentes a uma cooperativa de arte e artesanato popular e o outro por discentes de cursos de licenciaturas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), especialmente dos cursos de Pedagogia e Artes Visuais. A iniciativa buscou construir um espaço de produção artesanal, onde as memórias são resgatadas não apenas a partir da oralidade, mas também na produção concreta do artesanato, através do que denominamos de Oficinas de Criação Coletiva.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-16
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36810
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36810/24749
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36810/30401
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 31, n. 55 (2015); p. 247-260
Educar em Revista; v. 31, n. 55 (2015); p. 247-260
Educar em Revista; v. 31, n. 55 (2015); p. 247-260
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1788989824884015104