A criança, a cidade e o patrimônio na construção do currículo e na formação docente na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Haddad, Lenira
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Folque, Maria Assunção, Bezelga, Izabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88732
Resumo: O artigo apresenta o projeto “A Criança, a Cidade e o Patrimônio: fazeres e saberes das comunidades penedense e eborense”, realizado no município de Penedo, AL, no período de 2018 a início de 2020. Apresenta as premissas do projeto, sua concepção inicial, as etapas realizadas, as metodologias utilizadas, destacando alguns contributos para se pensar no currículo da educação infantil e na formação de seus profissionais. Uma das premissas básicas do projeto é que as referências culturais existentes em ambas as cidades, Penedo e Évora, deveriam ser reconhecidas e valorizadas como recursos imprescindíveis para a educação da criança, a formação dos profissionais e o currículo, assim como para interações e diálogos com famílias e comunidades em geral. As pesquisas e as ações realizadas no âmbito desse projeto dão pistas de como as crianças, a educação infantil e seu currículo podem dialogar com o patrimônio cultural, reconhecendo-o, valorizando-o e potencializando a vivência das crianças em seus territórios de modo a fortalecer o sentimento de identidade e pertencimento para com a cidade.    
id UFPR-4_3478befcc0ced067259a20695703c176
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/88732
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling A criança, a cidade e o patrimônio na construção do currículo e na formação docente na educação infantilEducação, Tópicos Específicos de EducaçãoEducação Infantil, cidade, patrimônio, referências culturaisEducação pré-escolarO artigo apresenta o projeto “A Criança, a Cidade e o Patrimônio: fazeres e saberes das comunidades penedense e eborense”, realizado no município de Penedo, AL, no período de 2018 a início de 2020. Apresenta as premissas do projeto, sua concepção inicial, as etapas realizadas, as metodologias utilizadas, destacando alguns contributos para se pensar no currículo da educação infantil e na formação de seus profissionais. Uma das premissas básicas do projeto é que as referências culturais existentes em ambas as cidades, Penedo e Évora, deveriam ser reconhecidas e valorizadas como recursos imprescindíveis para a educação da criança, a formação dos profissionais e o currículo, assim como para interações e diálogos com famílias e comunidades em geral. As pesquisas e as ações realizadas no âmbito desse projeto dão pistas de como as crianças, a educação infantil e seu currículo podem dialogar com o patrimônio cultural, reconhecendo-o, valorizando-o e potencializando a vivência das crianças em seus territórios de modo a fortalecer o sentimento de identidade e pertencimento para com a cidade.    UFPRPrefeitura Municipal de PenedoProap/UFALFundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., projeto UID/CED/04312/2019Haddad, LeniraFolque, Maria AssunçãoBezelga, Izabel2024-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88732Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e88732Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e88732Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e887321984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88732/51938https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88732/51939Direitos autorais 2024 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-03T22:11:58Zoai:revistas.ufpr.br:article/88732Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2024-05-03T22:11:58Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A criança, a cidade e o patrimônio na construção do currículo e na formação docente na educação infantil
title A criança, a cidade e o patrimônio na construção do currículo e na formação docente na educação infantil
spellingShingle A criança, a cidade e o patrimônio na construção do currículo e na formação docente na educação infantil
Haddad, Lenira
Educação, Tópicos Específicos de Educação
Educação Infantil, cidade, patrimônio, referências culturais
Educação pré-escolar
title_short A criança, a cidade e o patrimônio na construção do currículo e na formação docente na educação infantil
title_full A criança, a cidade e o patrimônio na construção do currículo e na formação docente na educação infantil
title_fullStr A criança, a cidade e o patrimônio na construção do currículo e na formação docente na educação infantil
title_full_unstemmed A criança, a cidade e o patrimônio na construção do currículo e na formação docente na educação infantil
title_sort A criança, a cidade e o patrimônio na construção do currículo e na formação docente na educação infantil
author Haddad, Lenira
author_facet Haddad, Lenira
Folque, Maria Assunção
Bezelga, Izabel
author_role author
author2 Folque, Maria Assunção
Bezelga, Izabel
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Prefeitura Municipal de Penedo
Proap/UFAL
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., projeto UID/CED/04312/2019
dc.contributor.author.fl_str_mv Haddad, Lenira
Folque, Maria Assunção
Bezelga, Izabel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação, Tópicos Específicos de Educação
Educação Infantil, cidade, patrimônio, referências culturais
Educação pré-escolar
topic Educação, Tópicos Específicos de Educação
Educação Infantil, cidade, patrimônio, referências culturais
Educação pré-escolar
description O artigo apresenta o projeto “A Criança, a Cidade e o Patrimônio: fazeres e saberes das comunidades penedense e eborense”, realizado no município de Penedo, AL, no período de 2018 a início de 2020. Apresenta as premissas do projeto, sua concepção inicial, as etapas realizadas, as metodologias utilizadas, destacando alguns contributos para se pensar no currículo da educação infantil e na formação de seus profissionais. Uma das premissas básicas do projeto é que as referências culturais existentes em ambas as cidades, Penedo e Évora, deveriam ser reconhecidas e valorizadas como recursos imprescindíveis para a educação da criança, a formação dos profissionais e o currículo, assim como para interações e diálogos com famílias e comunidades em geral. As pesquisas e as ações realizadas no âmbito desse projeto dão pistas de como as crianças, a educação infantil e seu currículo podem dialogar com o patrimônio cultural, reconhecendo-o, valorizando-o e potencializando a vivência das crianças em seus territórios de modo a fortalecer o sentimento de identidade e pertencimento para com a cidade.    
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-03
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88732
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88732
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88732/51938
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88732/51939
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e88732
Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e88732
Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e88732
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711891474350080