A criança, a cidade e o patrimônio na construção do currículo e na formação docente na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88732 |
Resumo: | O artigo apresenta o projeto “A Criança, a Cidade e o Patrimônio: fazeres e saberes das comunidades penedense e eborense”, realizado no município de Penedo, AL, no período de 2018 a início de 2020. Apresenta as premissas do projeto, sua concepção inicial, as etapas realizadas, as metodologias utilizadas, destacando alguns contributos para se pensar no currículo da educação infantil e na formação de seus profissionais. Uma das premissas básicas do projeto é que as referências culturais existentes em ambas as cidades, Penedo e Évora, deveriam ser reconhecidas e valorizadas como recursos imprescindíveis para a educação da criança, a formação dos profissionais e o currículo, assim como para interações e diálogos com famílias e comunidades em geral. As pesquisas e as ações realizadas no âmbito desse projeto dão pistas de como as crianças, a educação infantil e seu currículo podem dialogar com o patrimônio cultural, reconhecendo-o, valorizando-o e potencializando a vivência das crianças em seus territórios de modo a fortalecer o sentimento de identidade e pertencimento para com a cidade. |
id |
UFPR-4_3478befcc0ced067259a20695703c176 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/88732 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
A criança, a cidade e o patrimônio na construção do currículo e na formação docente na educação infantilEducação, Tópicos Específicos de EducaçãoEducação Infantil, cidade, patrimônio, referências culturaisEducação pré-escolarO artigo apresenta o projeto “A Criança, a Cidade e o Patrimônio: fazeres e saberes das comunidades penedense e eborense”, realizado no município de Penedo, AL, no período de 2018 a início de 2020. Apresenta as premissas do projeto, sua concepção inicial, as etapas realizadas, as metodologias utilizadas, destacando alguns contributos para se pensar no currículo da educação infantil e na formação de seus profissionais. Uma das premissas básicas do projeto é que as referências culturais existentes em ambas as cidades, Penedo e Évora, deveriam ser reconhecidas e valorizadas como recursos imprescindíveis para a educação da criança, a formação dos profissionais e o currículo, assim como para interações e diálogos com famílias e comunidades em geral. As pesquisas e as ações realizadas no âmbito desse projeto dão pistas de como as crianças, a educação infantil e seu currículo podem dialogar com o patrimônio cultural, reconhecendo-o, valorizando-o e potencializando a vivência das crianças em seus territórios de modo a fortalecer o sentimento de identidade e pertencimento para com a cidade. UFPRPrefeitura Municipal de PenedoProap/UFALFundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., projeto UID/CED/04312/2019Haddad, LeniraFolque, Maria AssunçãoBezelga, Izabel2024-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88732Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e88732Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e88732Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e887321984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88732/51938https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88732/51939Direitos autorais 2024 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-03T22:11:58Zoai:revistas.ufpr.br:article/88732Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2024-05-03T22:11:58Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A criança, a cidade e o patrimônio na construção do currículo e na formação docente na educação infantil |
title |
A criança, a cidade e o patrimônio na construção do currículo e na formação docente na educação infantil |
spellingShingle |
A criança, a cidade e o patrimônio na construção do currículo e na formação docente na educação infantil Haddad, Lenira Educação, Tópicos Específicos de Educação Educação Infantil, cidade, patrimônio, referências culturais Educação pré-escolar |
title_short |
A criança, a cidade e o patrimônio na construção do currículo e na formação docente na educação infantil |
title_full |
A criança, a cidade e o patrimônio na construção do currículo e na formação docente na educação infantil |
title_fullStr |
A criança, a cidade e o patrimônio na construção do currículo e na formação docente na educação infantil |
title_full_unstemmed |
A criança, a cidade e o patrimônio na construção do currículo e na formação docente na educação infantil |
title_sort |
A criança, a cidade e o patrimônio na construção do currículo e na formação docente na educação infantil |
author |
Haddad, Lenira |
author_facet |
Haddad, Lenira Folque, Maria Assunção Bezelga, Izabel |
author_role |
author |
author2 |
Folque, Maria Assunção Bezelga, Izabel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Prefeitura Municipal de Penedo Proap/UFAL Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., projeto UID/CED/04312/2019 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Haddad, Lenira Folque, Maria Assunção Bezelga, Izabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação, Tópicos Específicos de Educação Educação Infantil, cidade, patrimônio, referências culturais Educação pré-escolar |
topic |
Educação, Tópicos Específicos de Educação Educação Infantil, cidade, patrimônio, referências culturais Educação pré-escolar |
description |
O artigo apresenta o projeto “A Criança, a Cidade e o Patrimônio: fazeres e saberes das comunidades penedense e eborense”, realizado no município de Penedo, AL, no período de 2018 a início de 2020. Apresenta as premissas do projeto, sua concepção inicial, as etapas realizadas, as metodologias utilizadas, destacando alguns contributos para se pensar no currículo da educação infantil e na formação de seus profissionais. Uma das premissas básicas do projeto é que as referências culturais existentes em ambas as cidades, Penedo e Évora, deveriam ser reconhecidas e valorizadas como recursos imprescindíveis para a educação da criança, a formação dos profissionais e o currículo, assim como para interações e diálogos com famílias e comunidades em geral. As pesquisas e as ações realizadas no âmbito desse projeto dão pistas de como as crianças, a educação infantil e seu currículo podem dialogar com o patrimônio cultural, reconhecendo-o, valorizando-o e potencializando a vivência das crianças em seus territórios de modo a fortalecer o sentimento de identidade e pertencimento para com a cidade. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-05-03 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88732 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88732 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88732/51938 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88732/51939 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2024 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2024 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e88732 Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e88732 Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e88732 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711891474350080 |