A educação especial em Portugal. Uma memória do movimento associativo dos pais de cidadãos deficientes: as Cooperativas de Educação e Reabilitação (CERCIS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, José António
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Afonso, José António Martin Moreno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2248
Resumo: Em dois momentos se estrutura o texto. Um primeiro dá conta do movimento de integração na escola pública das crianças e jovens deficientes mentais. Um segundo sublinha o nascimento e consolidação de cooperativas de pais de cidadãos deficientes mentais enquanto momento fundamental na criação de uma sociedade inclusiva; nesta reflexão ainda se marca como as iniciativas dos pais se vão posicionando face às mudanças políticas que se têm sucedido no Portugal pós 25 de abril de 1974. Special education in Portugal. Parents of handicapped citizen associative movement recollection: Cooperatives of Education and Rehabilitation (CERCIS)Abstract In two moments one can structure the text: the first one informs on the moment of integration in the public school of the children and young people with mental disability; the second one emphasis the beginning and consolidation of the Cooperatives of Parents of Mentally Handicapped Citizens as a main reason for the creation of an inclusive society; in this reflexion is remarkable again as these parents’ initiatives are increasing and taking new positions facing the political alterations occurred in Portugal since April 25th, 1974.
id UFPR-4_51131001d681f0e51d5ac76266569933
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/2248
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling A educação especial em Portugal. Uma memória do movimento associativo dos pais de cidadãos deficientes: as Cooperativas de Educação e Reabilitação (CERCIS)deficiência mental; inclusão; cooperativas de pais; mental disability; inclusion; cooperatives of parents. Em dois momentos se estrutura o texto. Um primeiro dá conta do movimento de integração na escola pública das crianças e jovens deficientes mentais. Um segundo sublinha o nascimento e consolidação de cooperativas de pais de cidadãos deficientes mentais enquanto momento fundamental na criação de uma sociedade inclusiva; nesta reflexão ainda se marca como as iniciativas dos pais se vão posicionando face às mudanças políticas que se têm sucedido no Portugal pós 25 de abril de 1974. Special education in Portugal. Parents of handicapped citizen associative movement recollection: Cooperatives of Education and Rehabilitation (CERCIS)Abstract In two moments one can structure the text: the first one informs on the moment of integration in the public school of the children and young people with mental disability; the second one emphasis the beginning and consolidation of the Cooperatives of Parents of Mentally Handicapped Citizens as a main reason for the creation of an inclusive society; in this reflexion is remarkable again as these parents’ initiatives are increasing and taking new positions facing the political alterations occurred in Portugal since April 25th, 1974.UFPR2005-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2248Educar em Revista; v. 21, n. 25 (2005); p. 257-274Educar em Revista; v. 21, n. 25 (2005); p. 257-274Educar em Revista; v. 21, n. 25 (2005); p. 257-2741984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2248/1880https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2248/31530Afonso, José AntónioAfonso, José António Martin Morenoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:14:11Zoai:revistas.ufpr.br:article/2248Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:14:11Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação especial em Portugal. Uma memória do movimento associativo dos pais de cidadãos deficientes: as Cooperativas de Educação e Reabilitação (CERCIS)
title A educação especial em Portugal. Uma memória do movimento associativo dos pais de cidadãos deficientes: as Cooperativas de Educação e Reabilitação (CERCIS)
spellingShingle A educação especial em Portugal. Uma memória do movimento associativo dos pais de cidadãos deficientes: as Cooperativas de Educação e Reabilitação (CERCIS)
Afonso, José António
deficiência mental; inclusão; cooperativas de pais; mental disability; inclusion; cooperatives of parents.
title_short A educação especial em Portugal. Uma memória do movimento associativo dos pais de cidadãos deficientes: as Cooperativas de Educação e Reabilitação (CERCIS)
title_full A educação especial em Portugal. Uma memória do movimento associativo dos pais de cidadãos deficientes: as Cooperativas de Educação e Reabilitação (CERCIS)
title_fullStr A educação especial em Portugal. Uma memória do movimento associativo dos pais de cidadãos deficientes: as Cooperativas de Educação e Reabilitação (CERCIS)
title_full_unstemmed A educação especial em Portugal. Uma memória do movimento associativo dos pais de cidadãos deficientes: as Cooperativas de Educação e Reabilitação (CERCIS)
title_sort A educação especial em Portugal. Uma memória do movimento associativo dos pais de cidadãos deficientes: as Cooperativas de Educação e Reabilitação (CERCIS)
author Afonso, José António
author_facet Afonso, José António
Afonso, José António Martin Moreno
author_role author
author2 Afonso, José António Martin Moreno
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Afonso, José António
Afonso, José António Martin Moreno
dc.subject.por.fl_str_mv deficiência mental; inclusão; cooperativas de pais; mental disability; inclusion; cooperatives of parents.
topic deficiência mental; inclusão; cooperativas de pais; mental disability; inclusion; cooperatives of parents.
description Em dois momentos se estrutura o texto. Um primeiro dá conta do movimento de integração na escola pública das crianças e jovens deficientes mentais. Um segundo sublinha o nascimento e consolidação de cooperativas de pais de cidadãos deficientes mentais enquanto momento fundamental na criação de uma sociedade inclusiva; nesta reflexão ainda se marca como as iniciativas dos pais se vão posicionando face às mudanças políticas que se têm sucedido no Portugal pós 25 de abril de 1974. Special education in Portugal. Parents of handicapped citizen associative movement recollection: Cooperatives of Education and Rehabilitation (CERCIS)Abstract In two moments one can structure the text: the first one informs on the moment of integration in the public school of the children and young people with mental disability; the second one emphasis the beginning and consolidation of the Cooperatives of Parents of Mentally Handicapped Citizens as a main reason for the creation of an inclusive society; in this reflexion is remarkable again as these parents’ initiatives are increasing and taking new positions facing the political alterations occurred in Portugal since April 25th, 1974.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-21
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2248
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2248/1880
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2248/31530
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 21, n. 25 (2005); p. 257-274
Educar em Revista; v. 21, n. 25 (2005); p. 257-274
Educar em Revista; v. 21, n. 25 (2005); p. 257-274
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711901404364800