A educação especial em Portugal. Uma memória do movimento associativo dos pais de cidadãos deficientes: as Cooperativas de Educação e Reabilitação (CERCIS)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2248 |
Resumo: | Em dois momentos se estrutura o texto. Um primeiro dá conta do movimento de integração na escola pública das crianças e jovens deficientes mentais. Um segundo sublinha o nascimento e consolidação de cooperativas de pais de cidadãos deficientes mentais enquanto momento fundamental na criação de uma sociedade inclusiva; nesta reflexão ainda se marca como as iniciativas dos pais se vão posicionando face às mudanças políticas que se têm sucedido no Portugal pós 25 de abril de 1974. Special education in Portugal. Parents of handicapped citizen associative movement recollection: Cooperatives of Education and Rehabilitation (CERCIS)Abstract In two moments one can structure the text: the first one informs on the moment of integration in the public school of the children and young people with mental disability; the second one emphasis the beginning and consolidation of the Cooperatives of Parents of Mentally Handicapped Citizens as a main reason for the creation of an inclusive society; in this reflexion is remarkable again as these parents initiatives are increasing and taking new positions facing the political alterations occurred in Portugal since April 25th, 1974. |
id |
UFPR-4_51131001d681f0e51d5ac76266569933 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/2248 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação especial em Portugal. Uma memória do movimento associativo dos pais de cidadãos deficientes: as Cooperativas de Educação e Reabilitação (CERCIS)deficiência mental; inclusão; cooperativas de pais; mental disability; inclusion; cooperatives of parents. Em dois momentos se estrutura o texto. Um primeiro dá conta do movimento de integração na escola pública das crianças e jovens deficientes mentais. Um segundo sublinha o nascimento e consolidação de cooperativas de pais de cidadãos deficientes mentais enquanto momento fundamental na criação de uma sociedade inclusiva; nesta reflexão ainda se marca como as iniciativas dos pais se vão posicionando face às mudanças políticas que se têm sucedido no Portugal pós 25 de abril de 1974. Special education in Portugal. Parents of handicapped citizen associative movement recollection: Cooperatives of Education and Rehabilitation (CERCIS)Abstract In two moments one can structure the text: the first one informs on the moment of integration in the public school of the children and young people with mental disability; the second one emphasis the beginning and consolidation of the Cooperatives of Parents of Mentally Handicapped Citizens as a main reason for the creation of an inclusive society; in this reflexion is remarkable again as these parents initiatives are increasing and taking new positions facing the political alterations occurred in Portugal since April 25th, 1974.UFPR2005-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2248Educar em Revista; v. 21, n. 25 (2005); p. 257-274Educar em Revista; v. 21, n. 25 (2005); p. 257-274Educar em Revista; v. 21, n. 25 (2005); p. 257-2741984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2248/1880https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2248/31530Afonso, José AntónioAfonso, José António Martin Morenoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:14:11Zoai:revistas.ufpr.br:article/2248Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:14:11Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação especial em Portugal. Uma memória do movimento associativo dos pais de cidadãos deficientes: as Cooperativas de Educação e Reabilitação (CERCIS) |
title |
A educação especial em Portugal. Uma memória do movimento associativo dos pais de cidadãos deficientes: as Cooperativas de Educação e Reabilitação (CERCIS) |
spellingShingle |
A educação especial em Portugal. Uma memória do movimento associativo dos pais de cidadãos deficientes: as Cooperativas de Educação e Reabilitação (CERCIS) Afonso, José António deficiência mental; inclusão; cooperativas de pais; mental disability; inclusion; cooperatives of parents. |
title_short |
A educação especial em Portugal. Uma memória do movimento associativo dos pais de cidadãos deficientes: as Cooperativas de Educação e Reabilitação (CERCIS) |
title_full |
A educação especial em Portugal. Uma memória do movimento associativo dos pais de cidadãos deficientes: as Cooperativas de Educação e Reabilitação (CERCIS) |
title_fullStr |
A educação especial em Portugal. Uma memória do movimento associativo dos pais de cidadãos deficientes: as Cooperativas de Educação e Reabilitação (CERCIS) |
title_full_unstemmed |
A educação especial em Portugal. Uma memória do movimento associativo dos pais de cidadãos deficientes: as Cooperativas de Educação e Reabilitação (CERCIS) |
title_sort |
A educação especial em Portugal. Uma memória do movimento associativo dos pais de cidadãos deficientes: as Cooperativas de Educação e Reabilitação (CERCIS) |
author |
Afonso, José António |
author_facet |
Afonso, José António Afonso, José António Martin Moreno |
author_role |
author |
author2 |
Afonso, José António Martin Moreno |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Afonso, José António Afonso, José António Martin Moreno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
deficiência mental; inclusão; cooperativas de pais; mental disability; inclusion; cooperatives of parents. |
topic |
deficiência mental; inclusão; cooperativas de pais; mental disability; inclusion; cooperatives of parents. |
description |
Em dois momentos se estrutura o texto. Um primeiro dá conta do movimento de integração na escola pública das crianças e jovens deficientes mentais. Um segundo sublinha o nascimento e consolidação de cooperativas de pais de cidadãos deficientes mentais enquanto momento fundamental na criação de uma sociedade inclusiva; nesta reflexão ainda se marca como as iniciativas dos pais se vão posicionando face às mudanças políticas que se têm sucedido no Portugal pós 25 de abril de 1974. Special education in Portugal. Parents of handicapped citizen associative movement recollection: Cooperatives of Education and Rehabilitation (CERCIS)Abstract In two moments one can structure the text: the first one informs on the moment of integration in the public school of the children and young people with mental disability; the second one emphasis the beginning and consolidation of the Cooperatives of Parents of Mentally Handicapped Citizens as a main reason for the creation of an inclusive society; in this reflexion is remarkable again as these parents initiatives are increasing and taking new positions facing the political alterations occurred in Portugal since April 25th, 1974. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-10-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2248 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2248 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2248/1880 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2248/31530 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 21, n. 25 (2005); p. 257-274 Educar em Revista; v. 21, n. 25 (2005); p. 257-274 Educar em Revista; v. 21, n. 25 (2005); p. 257-274 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711901404364800 |