Mestrado em Ensino: dimensões políticas e pedagógicas no contexto de formação docente em Portugal
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75314 |
Resumo: | Por meio de revisões sistemática de literatura e documental, o presente artigo, de cunho qualitativo, revisita as bases da política pública que estrutura os programas de Mestrado em Ensino em Portugal, nível formativo do docente da Educação Básica daquele país. Apesar de a temática não ser tão nova em âmbito de pesquisa científica, percebeu-se a relevância de observar categoricamente como a Declaração de Bolonha e sua arquitetura de formação profissional inicial atingiram a legislação educacional aplicada nesta realidade e como podem dar indicadores para se pensar a formação em mestrados profissionais no Brasil. Com um olhar para além da questão legislativa, a pesquisa foi desenhada com uma perspectiva pedagógica, verificando-se quais poderiam ser e quais já são os protagonistas dos processos nas mudanças efetivas ocorridas nas instituições formativas. Nesta trajetória foi possível perceber um objetivo comum sobre a relevância neste campo: o apoio na conscientização de um currículo inovador e promotor de qualidade da formação inicial, em que, para alcançar tal premissa, duas bases conceituais são norteadoras: conhecimento científico e práticas em contexto. |
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Mestrado em Ensino: dimensões políticas e pedagógicas no contexto de formação docente em PortugalEducaçãoMestrado em Ensino. Políticas Portuguesas de Formação Docente. Declaração de Bolonha. Formação Inicial Docente.MestradoPor meio de revisões sistemática de literatura e documental, o presente artigo, de cunho qualitativo, revisita as bases da política pública que estrutura os programas de Mestrado em Ensino em Portugal, nível formativo do docente da Educação Básica daquele país. Apesar de a temática não ser tão nova em âmbito de pesquisa científica, percebeu-se a relevância de observar categoricamente como a Declaração de Bolonha e sua arquitetura de formação profissional inicial atingiram a legislação educacional aplicada nesta realidade e como podem dar indicadores para se pensar a formação em mestrados profissionais no Brasil. Com um olhar para além da questão legislativa, a pesquisa foi desenhada com uma perspectiva pedagógica, verificando-se quais poderiam ser e quais já são os protagonistas dos processos nas mudanças efetivas ocorridas nas instituições formativas. Nesta trajetória foi possível perceber um objetivo comum sobre a relevância neste campo: o apoio na conscientização de um currículo inovador e promotor de qualidade da formação inicial, em que, para alcançar tal premissa, duas bases conceituais são norteadoras: conhecimento científico e práticas em contexto.UFPRFundação para Ciência e Tecnologia (Portugal)Wunsch, Luana PriscilaBottentuit Junior, João BatistaFernandes de Oliveira, Marcia Maria2020-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75314Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 20201984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75314/42166Direitos autorais 2020 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-28T17:08:04Zoai:revistas.ufpr.br:article/75314Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2021-04-28T17:08:04Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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