Docência e ensino profissional no Brasil e em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreiro, Cristhianny Bento
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Mogarro, Maria João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/70181
Resumo: Este trabalho apresenta estudo comparado sobre a organização da educação profissional de nível médio no Brasil e em Portugal. O objetivo foi o de compreender como se organizam e se estruturam os cursos profissionais no âmbito da educação formal, bem como descrever os requisitos de acesso à docência, especificamente nas componentes curriculares profissionalizantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo córpus constituiu-se de legislações, bem como de publicações oriundas de pesquisa em bases de dados com o tema formação de professores para educação profissional no Brasil e em Portugal. Como resultados, pode-se afirmar que a formação de professores para a Educação Profissional não está instituída na prática das instituições em nenhum dos dois países, tendo amparo legal em Portugal e um recuo na valorização do pedagógico no Brasil.
id UFPR-4_592fec457bb734f6a6d34053745574c8
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/70181
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Docência e ensino profissional no Brasil e em PortugalEducação; Tópicos específicos de EducaçãoEnsino Técnico; Formação de Professores; Brasil; PortugalFormação de Professores da Educação Profisisonal e TecnológicaEste trabalho apresenta estudo comparado sobre a organização da educação profissional de nível médio no Brasil e em Portugal. O objetivo foi o de compreender como se organizam e se estruturam os cursos profissionais no âmbito da educação formal, bem como descrever os requisitos de acesso à docência, especificamente nas componentes curriculares profissionalizantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo córpus constituiu-se de legislações, bem como de publicações oriundas de pesquisa em bases de dados com o tema formação de professores para educação profissional no Brasil e em Portugal. Como resultados, pode-se afirmar que a formação de professores para a Educação Profissional não está instituída na prática das instituições em nenhum dos dois países, tendo amparo legal em Portugal e um recuo na valorização do pedagógico no Brasil.UFPRCAPESBarreiro, Cristhianny BentoMogarro, Maria João2021-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/70181Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 20211984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/70181/43630https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/70181/43631Direitos autorais 2021 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-01T00:17:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/70181Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2022-09-01T00:17:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Docência e ensino profissional no Brasil e em Portugal
title Docência e ensino profissional no Brasil e em Portugal
spellingShingle Docência e ensino profissional no Brasil e em Portugal
Barreiro, Cristhianny Bento
Educação; Tópicos específicos de Educação
Ensino Técnico; Formação de Professores; Brasil; Portugal
Formação de Professores da Educação Profisisonal e Tecnológica
title_short Docência e ensino profissional no Brasil e em Portugal
title_full Docência e ensino profissional no Brasil e em Portugal
title_fullStr Docência e ensino profissional no Brasil e em Portugal
title_full_unstemmed Docência e ensino profissional no Brasil e em Portugal
title_sort Docência e ensino profissional no Brasil e em Portugal
author Barreiro, Cristhianny Bento
author_facet Barreiro, Cristhianny Bento
Mogarro, Maria João
author_role author
author2 Mogarro, Maria João
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreiro, Cristhianny Bento
Mogarro, Maria João
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Tópicos específicos de Educação
Ensino Técnico; Formação de Professores; Brasil; Portugal
Formação de Professores da Educação Profisisonal e Tecnológica
topic Educação; Tópicos específicos de Educação
Ensino Técnico; Formação de Professores; Brasil; Portugal
Formação de Professores da Educação Profisisonal e Tecnológica
description Este trabalho apresenta estudo comparado sobre a organização da educação profissional de nível médio no Brasil e em Portugal. O objetivo foi o de compreender como se organizam e se estruturam os cursos profissionais no âmbito da educação formal, bem como descrever os requisitos de acesso à docência, especificamente nas componentes curriculares profissionalizantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo córpus constituiu-se de legislações, bem como de publicações oriundas de pesquisa em bases de dados com o tema formação de professores para educação profissional no Brasil e em Portugal. Como resultados, pode-se afirmar que a formação de professores para a Educação Profissional não está instituída na prática das instituições em nenhum dos dois países, tendo amparo legal em Portugal e um recuo na valorização do pedagógico no Brasil.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-04
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/70181
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/70181
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/70181/43630
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/70181/43631
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711899680505856