Promover a fluência em leitura: um estudo com alunos do 2º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Fernanda Leopoldina
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Borges, Miguel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48023
Resumo: Neste artigo são analisados os resultados de um Programa de Promoção da Fluência em Leitura (PPFL), implementado junto de 74 alunos do 2º ano de escolaridade de um Agrupamento Escolar do norte de Portugal. O PPFL é constituído por 22 sequências didáticas, elaboradas a partir de 22 textos (9 narrativos, 4 informativos e 9 poemas). Cada sequência foi operacionalizada em sessões de 10 a 15 minutos, durante 22 semanas, em ciclos de cinco dias (quinta-feira a quarta-feira). Em cada semana foi trabalhado apenas uma sequência didáctica (i.e. um texto). Foi utilizado um designquase experimental, com grupo experimental e grupo de controlo e com pré e pós-teste. Os sujeitos foram avaliados através de um teste de fluência de leitura – o Teste de Fluência em Leitura (TFL) –, considerando as variáveis velocidade e precisão. Os resultados evidenciam diferenças significativas a favor do grupo experimental, que superou as diferenças iniciais que se registavam no pré-teste. A análise qualitativa do impacto do PPFL aponta para um incremento na motivação para ler, no envolvimento da família e para a mudança de práticas por parte dos professores envolvidos.
id UFPR-4_59c41bf3a47af46c4aca183bb9b001b1
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/48023
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Promover a fluência em leitura: um estudo com alunos do 2º ano de escolaridadeEducaçãoFluência em leitura; Programas de intervenção; Estratégias de leituraEducaçãoNeste artigo são analisados os resultados de um Programa de Promoção da Fluência em Leitura (PPFL), implementado junto de 74 alunos do 2º ano de escolaridade de um Agrupamento Escolar do norte de Portugal. O PPFL é constituído por 22 sequências didáticas, elaboradas a partir de 22 textos (9 narrativos, 4 informativos e 9 poemas). Cada sequência foi operacionalizada em sessões de 10 a 15 minutos, durante 22 semanas, em ciclos de cinco dias (quinta-feira a quarta-feira). Em cada semana foi trabalhado apenas uma sequência didáctica (i.e. um texto). Foi utilizado um designquase experimental, com grupo experimental e grupo de controlo e com pré e pós-teste. Os sujeitos foram avaliados através de um teste de fluência de leitura – o Teste de Fluência em Leitura (TFL) –, considerando as variáveis velocidade e precisão. Os resultados evidenciam diferenças significativas a favor do grupo experimental, que superou as diferenças iniciais que se registavam no pré-teste. A análise qualitativa do impacto do PPFL aponta para um incremento na motivação para ler, no envolvimento da família e para a mudança de práticas por parte dos professores envolvidos.UFPRViana, Fernanda LeopoldinaBorges, Miguel2017-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48023Educar em Revista; v. 32, n. 62 (2016); p. 33-51Educar em Revista; v. 32, n. 62 (2016); p. 33-51Educar em Revista; v. 32, n. 62 (2016); p. 33-511984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48023/29846https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48023/30220Direitos autorais 2016 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:01:06Zoai:revistas.ufpr.br:article/48023Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:01:06Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Promover a fluência em leitura: um estudo com alunos do 2º ano de escolaridade
title Promover a fluência em leitura: um estudo com alunos do 2º ano de escolaridade
spellingShingle Promover a fluência em leitura: um estudo com alunos do 2º ano de escolaridade
Viana, Fernanda Leopoldina
Educação
Fluência em leitura; Programas de intervenção; Estratégias de leitura
Educação
title_short Promover a fluência em leitura: um estudo com alunos do 2º ano de escolaridade
title_full Promover a fluência em leitura: um estudo com alunos do 2º ano de escolaridade
title_fullStr Promover a fluência em leitura: um estudo com alunos do 2º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Promover a fluência em leitura: um estudo com alunos do 2º ano de escolaridade
title_sort Promover a fluência em leitura: um estudo com alunos do 2º ano de escolaridade
author Viana, Fernanda Leopoldina
author_facet Viana, Fernanda Leopoldina
Borges, Miguel
author_role author
author2 Borges, Miguel
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana, Fernanda Leopoldina
Borges, Miguel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Fluência em leitura; Programas de intervenção; Estratégias de leitura
Educação
topic Educação
Fluência em leitura; Programas de intervenção; Estratégias de leitura
Educação
description Neste artigo são analisados os resultados de um Programa de Promoção da Fluência em Leitura (PPFL), implementado junto de 74 alunos do 2º ano de escolaridade de um Agrupamento Escolar do norte de Portugal. O PPFL é constituído por 22 sequências didáticas, elaboradas a partir de 22 textos (9 narrativos, 4 informativos e 9 poemas). Cada sequência foi operacionalizada em sessões de 10 a 15 minutos, durante 22 semanas, em ciclos de cinco dias (quinta-feira a quarta-feira). Em cada semana foi trabalhado apenas uma sequência didáctica (i.e. um texto). Foi utilizado um designquase experimental, com grupo experimental e grupo de controlo e com pré e pós-teste. Os sujeitos foram avaliados através de um teste de fluência de leitura – o Teste de Fluência em Leitura (TFL) –, considerando as variáveis velocidade e precisão. Os resultados evidenciam diferenças significativas a favor do grupo experimental, que superou as diferenças iniciais que se registavam no pré-teste. A análise qualitativa do impacto do PPFL aponta para um incremento na motivação para ler, no envolvimento da família e para a mudança de práticas por parte dos professores envolvidos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-05
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48023
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48023/29846
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48023/30220
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 32, n. 62 (2016); p. 33-51
Educar em Revista; v. 32, n. 62 (2016); p. 33-51
Educar em Revista; v. 32, n. 62 (2016); p. 33-51
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711895975886848