Ambientalização curricular na Educação Superior: desafios e perspectivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38110 |
Resumo: | Este artigo pretende contribuir com a reflexão e o diálogo sobre o processo de ambientalização curricular, com foco nas Instituições de Educação Superior (IES). Ele apresenta uma contextualização de alguns marcos teóricos dessa temática, para, em seguida, descrever o panorama de trabalhos e experiências de ambientalização curricular nas universidades em diferentes países e de IES brasileiras que participam como instituições-elo da Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental (REASul) e da Alianza de Redes Iberoamericanas por la Sustentabilidad y el Ambiente (ARIUSA). Ele discute os rumos da inserção da sustentabilidade socioambiental no processo de ambientalização curricular. Como resultados, este artigo indica alguns desafios e perspectivas desse processo na incorporação da cultura da sustentabilidade como política institucional nas universidades. |
id |
UFPR-4_5dfc6b4441f34b2b78d6133d0a00cbac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/38110 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Ambientalização curricular na Educação Superior: desafios e perspectivasEste artigo pretende contribuir com a reflexão e o diálogo sobre o processo de ambientalização curricular, com foco nas Instituições de Educação Superior (IES). Ele apresenta uma contextualização de alguns marcos teóricos dessa temática, para, em seguida, descrever o panorama de trabalhos e experiências de ambientalização curricular nas universidades em diferentes países e de IES brasileiras que participam como instituições-elo da Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental (REASul) e da Alianza de Redes Iberoamericanas por la Sustentabilidad y el Ambiente (ARIUSA). Ele discute os rumos da inserção da sustentabilidade socioambiental no processo de ambientalização curricular. Como resultados, este artigo indica alguns desafios e perspectivas desse processo na incorporação da cultura da sustentabilidade como política institucional nas universidades.UFPRGuerra, Antonio Fernando SilveiraFigueiredo, Mara Lúcia2014-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38110Educar em Revista; v. 30, n. especial 3 (2014); p. 109-126Educar em Revista; v. 30, n. especial 3 (2014); p. 109-126Educar em Revista; v. 30, n. especial 3 (2014); p. 109-1261984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38110/23611https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38110/30613info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:08:29Zoai:revistas.ufpr.br:article/38110Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:08:29Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ambientalização curricular na Educação Superior: desafios e perspectivas |
title |
Ambientalização curricular na Educação Superior: desafios e perspectivas |
spellingShingle |
Ambientalização curricular na Educação Superior: desafios e perspectivas Guerra, Antonio Fernando Silveira |
title_short |
Ambientalização curricular na Educação Superior: desafios e perspectivas |
title_full |
Ambientalização curricular na Educação Superior: desafios e perspectivas |
title_fullStr |
Ambientalização curricular na Educação Superior: desafios e perspectivas |
title_full_unstemmed |
Ambientalização curricular na Educação Superior: desafios e perspectivas |
title_sort |
Ambientalização curricular na Educação Superior: desafios e perspectivas |
author |
Guerra, Antonio Fernando Silveira |
author_facet |
Guerra, Antonio Fernando Silveira Figueiredo, Mara Lúcia |
author_role |
author |
author2 |
Figueiredo, Mara Lúcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guerra, Antonio Fernando Silveira Figueiredo, Mara Lúcia |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Este artigo pretende contribuir com a reflexão e o diálogo sobre o processo de ambientalização curricular, com foco nas Instituições de Educação Superior (IES). Ele apresenta uma contextualização de alguns marcos teóricos dessa temática, para, em seguida, descrever o panorama de trabalhos e experiências de ambientalização curricular nas universidades em diferentes países e de IES brasileiras que participam como instituições-elo da Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental (REASul) e da Alianza de Redes Iberoamericanas por la Sustentabilidad y el Ambiente (ARIUSA). Ele discute os rumos da inserção da sustentabilidade socioambiental no processo de ambientalização curricular. Como resultados, este artigo indica alguns desafios e perspectivas desse processo na incorporação da cultura da sustentabilidade como política institucional nas universidades. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38110 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38110 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38110/23611 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38110/30613 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 30, n. especial 3 (2014); p. 109-126 Educar em Revista; v. 30, n. especial 3 (2014); p. 109-126 Educar em Revista; v. 30, n. especial 3 (2014); p. 109-126 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711897549799424 |