Concepções sobre ambientalização curricular: o desafio do pensamento sistêmico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8648818 |
Resumo: | Esse artigo tem o objetivo de apresentar concepções sobre ambientalização curricular de gestores e professores coordenadores de cursos de graduação de uma Universidade comunitária do interior de Santa Catarina. A abordagem metodológica desse estudo caracterizou - se pelo enfoque quanti-qualitativo que articulou pesquisa-ação participante (THIOLLENT, 2008; HAGUETTE, 2003), técnicas de análise documental e de análise de conteúdo (BARDIN, 2008; FRANCO, 2008). Para análise documental contou - se com o software MAXQDA 12 para análise quantitativa dos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI), Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação (PPC) e Planos de Ensino (PE) dos cursos que apresentassem três ou mais Indícios de Ambientalização. Foram entrevistados gestores, coordenadores de curso e professores das disciplinas dos cursos que apresentaram os indícios acima citados. Dessas entrevistas emergiram a concepção de ambientalizalização de um grupo de 10 entrevistados. |
id |
UNICAMP-19_0038bc8ca3be42477e54fbec872640ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8648818 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções sobre ambientalização curricular: o desafio do pensamento sistêmicoAmbientalização curricular. Educação ambiental. Pensamento sistêmico.Educação AmbientalEsse artigo tem o objetivo de apresentar concepções sobre ambientalização curricular de gestores e professores coordenadores de cursos de graduação de uma Universidade comunitária do interior de Santa Catarina. A abordagem metodológica desse estudo caracterizou - se pelo enfoque quanti-qualitativo que articulou pesquisa-ação participante (THIOLLENT, 2008; HAGUETTE, 2003), técnicas de análise documental e de análise de conteúdo (BARDIN, 2008; FRANCO, 2008). Para análise documental contou - se com o software MAXQDA 12 para análise quantitativa dos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI), Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação (PPC) e Planos de Ensino (PE) dos cursos que apresentassem três ou mais Indícios de Ambientalização. Foram entrevistados gestores, coordenadores de curso e professores das disciplinas dos cursos que apresentaram os indícios acima citados. Dessas entrevistas emergiram a concepção de ambientalizalização de um grupo de 10 entrevistados.Universidade Estadual de Campinas2018-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Participanteapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864881810.20396/etd.v20i1.8648818ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 193-209ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 193-209ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 193-2091676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8648818/17500Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Lucia Ceccato deAndrade, Izabel Cristina Feijo deArruda, Marina Patricio dePissetti, Schayla Letyelle Costa2018-04-13T15:33:35Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8648818Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:23.761771ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções sobre ambientalização curricular: o desafio do pensamento sistêmico |
title |
Concepções sobre ambientalização curricular: o desafio do pensamento sistêmico |
spellingShingle |
Concepções sobre ambientalização curricular: o desafio do pensamento sistêmico Lima, Lucia Ceccato de Ambientalização curricular. Educação ambiental. Pensamento sistêmico. Educação Ambiental |
title_short |
Concepções sobre ambientalização curricular: o desafio do pensamento sistêmico |
title_full |
Concepções sobre ambientalização curricular: o desafio do pensamento sistêmico |
title_fullStr |
Concepções sobre ambientalização curricular: o desafio do pensamento sistêmico |
title_full_unstemmed |
Concepções sobre ambientalização curricular: o desafio do pensamento sistêmico |
title_sort |
Concepções sobre ambientalização curricular: o desafio do pensamento sistêmico |
author |
Lima, Lucia Ceccato de |
author_facet |
Lima, Lucia Ceccato de Andrade, Izabel Cristina Feijo de Arruda, Marina Patricio de Pissetti, Schayla Letyelle Costa |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Izabel Cristina Feijo de Arruda, Marina Patricio de Pissetti, Schayla Letyelle Costa |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Lucia Ceccato de Andrade, Izabel Cristina Feijo de Arruda, Marina Patricio de Pissetti, Schayla Letyelle Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambientalização curricular. Educação ambiental. Pensamento sistêmico. Educação Ambiental |
topic |
Ambientalização curricular. Educação ambiental. Pensamento sistêmico. Educação Ambiental |
description |
Esse artigo tem o objetivo de apresentar concepções sobre ambientalização curricular de gestores e professores coordenadores de cursos de graduação de uma Universidade comunitária do interior de Santa Catarina. A abordagem metodológica desse estudo caracterizou - se pelo enfoque quanti-qualitativo que articulou pesquisa-ação participante (THIOLLENT, 2008; HAGUETTE, 2003), técnicas de análise documental e de análise de conteúdo (BARDIN, 2008; FRANCO, 2008). Para análise documental contou - se com o software MAXQDA 12 para análise quantitativa dos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI), Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação (PPC) e Planos de Ensino (PE) dos cursos que apresentassem três ou mais Indícios de Ambientalização. Foram entrevistados gestores, coordenadores de curso e professores das disciplinas dos cursos que apresentaram os indícios acima citados. Dessas entrevistas emergiram a concepção de ambientalizalização de um grupo de 10 entrevistados. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Participante |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8648818 10.20396/etd.v20i1.8648818 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8648818 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v20i1.8648818 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8648818/17500 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 193-209 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 193-209 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 193-209 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216653876690944 |