Educação para as Relações Étnico-Raciais e a formação de professores de História nas novas diretrizes para a formação de professores!

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Mauro Cezar
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Baía Coelho, Wilma Nazaré
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/77098
Resumo: No presente artigo, analisamos um dos aspectos da política educacional projetada – as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação Inicial de Professores para a Educação Básica aprovadas em 2019, pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) – problematizando o modo pelo qual ela encaminha a educação para a as relações étnico-raciais, tendo como parâmetro as licenciaturas em História. Uma vez que as diretrizes propostas não anulam a política educacional de caráter afirmativo, tornase relevante dimensionar o modo pelo qual o desenho pensado para a formação inicial promove saberes docentes que capacitem o professor para o enfrentamento do racismo e de seus desdobramentos. Sustentamos que as diretrizes recentemente aprovadas pelo CNE encaminham uma formação restritiva, no tocante à Educação para as Relações ÉtnicoRaciais, posto limitarem o espaço da autonomia docente e o contato com saberes necessários ao enfrentamento do racismo e de seus desdobramentos no espaço escolar. Ademais, as diretrizes aprofundam deficiências recorrentes nos cursos de formação de professores de história, tornando ainda mais rarefeito o espaço para a discussão de temas como Diferença, Diversidade, Multiculturalismo, Inclusão etc.
id UFPR-4_6d4104b14771ca845944efea4547cf8f
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/77098
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Educação para as Relações Étnico-Raciais e a formação de professores de História nas novas diretrizes para a formação de professores!Formação de Professores; CurrículoFormação Docente; Ensino em História; Relações Étnico-Raciais, CurrículoFormação de ProfessoresNo presente artigo, analisamos um dos aspectos da política educacional projetada – as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação Inicial de Professores para a Educação Básica aprovadas em 2019, pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) – problematizando o modo pelo qual ela encaminha a educação para a as relações étnico-raciais, tendo como parâmetro as licenciaturas em História. Uma vez que as diretrizes propostas não anulam a política educacional de caráter afirmativo, tornase relevante dimensionar o modo pelo qual o desenho pensado para a formação inicial promove saberes docentes que capacitem o professor para o enfrentamento do racismo e de seus desdobramentos. Sustentamos que as diretrizes recentemente aprovadas pelo CNE encaminham uma formação restritiva, no tocante à Educação para as Relações ÉtnicoRaciais, posto limitarem o espaço da autonomia docente e o contato com saberes necessários ao enfrentamento do racismo e de seus desdobramentos no espaço escolar. Ademais, as diretrizes aprofundam deficiências recorrentes nos cursos de formação de professores de história, tornando ainda mais rarefeito o espaço para a discussão de temas como Diferença, Diversidade, Multiculturalismo, Inclusão etc.UFPRUniversidade Federal do ParáCoelho, Mauro CezarBaía Coelho, Wilma Nazaré2021-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/77098Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 20211984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/77098/44768https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/77098/44769Direitos autorais 2021 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-01T00:17:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/77098Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2022-09-01T00:17:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação para as Relações Étnico-Raciais e a formação de professores de História nas novas diretrizes para a formação de professores!
title Educação para as Relações Étnico-Raciais e a formação de professores de História nas novas diretrizes para a formação de professores!
spellingShingle Educação para as Relações Étnico-Raciais e a formação de professores de História nas novas diretrizes para a formação de professores!
Coelho, Mauro Cezar
Formação de Professores; Currículo
Formação Docente; Ensino em História; Relações Étnico-Raciais, Currículo
Formação de Professores
title_short Educação para as Relações Étnico-Raciais e a formação de professores de História nas novas diretrizes para a formação de professores!
title_full Educação para as Relações Étnico-Raciais e a formação de professores de História nas novas diretrizes para a formação de professores!
title_fullStr Educação para as Relações Étnico-Raciais e a formação de professores de História nas novas diretrizes para a formação de professores!
title_full_unstemmed Educação para as Relações Étnico-Raciais e a formação de professores de História nas novas diretrizes para a formação de professores!
title_sort Educação para as Relações Étnico-Raciais e a formação de professores de História nas novas diretrizes para a formação de professores!
author Coelho, Mauro Cezar
author_facet Coelho, Mauro Cezar
Baía Coelho, Wilma Nazaré
author_role author
author2 Baía Coelho, Wilma Nazaré
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Mauro Cezar
Baía Coelho, Wilma Nazaré
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores; Currículo
Formação Docente; Ensino em História; Relações Étnico-Raciais, Currículo
Formação de Professores
topic Formação de Professores; Currículo
Formação Docente; Ensino em História; Relações Étnico-Raciais, Currículo
Formação de Professores
description No presente artigo, analisamos um dos aspectos da política educacional projetada – as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação Inicial de Professores para a Educação Básica aprovadas em 2019, pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) – problematizando o modo pelo qual ela encaminha a educação para a as relações étnico-raciais, tendo como parâmetro as licenciaturas em História. Uma vez que as diretrizes propostas não anulam a política educacional de caráter afirmativo, tornase relevante dimensionar o modo pelo qual o desenho pensado para a formação inicial promove saberes docentes que capacitem o professor para o enfrentamento do racismo e de seus desdobramentos. Sustentamos que as diretrizes recentemente aprovadas pelo CNE encaminham uma formação restritiva, no tocante à Educação para as Relações ÉtnicoRaciais, posto limitarem o espaço da autonomia docente e o contato com saberes necessários ao enfrentamento do racismo e de seus desdobramentos no espaço escolar. Ademais, as diretrizes aprofundam deficiências recorrentes nos cursos de formação de professores de história, tornando ainda mais rarefeito o espaço para a discussão de temas como Diferença, Diversidade, Multiculturalismo, Inclusão etc.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-27
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/77098
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/77098
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/77098/44768
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/77098/44769
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711899782217728