Identificação de estudantes precoces com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação no Pantanal SulMato-Grossense
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/73266 |
Resumo: | Estudantes que demonstram precocidade e indicadores de altas habilidades/superdotação (AH/SD) precisam ser educacionalmente incentivados a desenvolver o potencial que possuem sob o risco de desperdiçá-lo. Reconhecendo a importância do processo de identificação para o estímulo ao desenvolvimento máximo de cada um, esse estudo teve por objetivo identificar estudantes precoces com indicadores de AH/SD nas áreas da linguagem e da matemática, matriculados no Ensino Fundamental I. Contou-se com a participação de 245 estudantes do 1º ao 5º de uma escola pública estadual do interior do estado do Mato Grosso do Sul. A partir da articulação entre instrumentos subjetivos (checklist para indicação de professores, questionários de autonomeação e nomeação por colegas) e objetivos (testes de desempenho escolar e inteligência), 12 estudantes foram identificados e seus pais e professores foram orientados sobre o trabalho junto a esse alunado. |
id |
UFPR-4_70408f72e650542015a075606525a2da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/73266 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Identificação de estudantes precoces com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação no Pantanal SulMato-GrossenseEducação; Tópicos Específicos de Educação; Educação EspecialEducação Especial; Altas habilidades; Superdotação; Precocidade; Avaliação.Estudantes que demonstram precocidade e indicadores de altas habilidades/superdotação (AH/SD) precisam ser educacionalmente incentivados a desenvolver o potencial que possuem sob o risco de desperdiçá-lo. Reconhecendo a importância do processo de identificação para o estímulo ao desenvolvimento máximo de cada um, esse estudo teve por objetivo identificar estudantes precoces com indicadores de AH/SD nas áreas da linguagem e da matemática, matriculados no Ensino Fundamental I. Contou-se com a participação de 245 estudantes do 1º ao 5º de uma escola pública estadual do interior do estado do Mato Grosso do Sul. A partir da articulação entre instrumentos subjetivos (checklist para indicação de professores, questionários de autonomeação e nomeação por colegas) e objetivos (testes de desempenho escolar e inteligência), 12 estudantes foram identificados e seus pais e professores foram orientados sobre o trabalho junto a esse alunado.UFPRPesquisa realizada com apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS/MEC – BrasilMartins, Bárbara AmaralChacon, Miguel Claudio Moriel2023-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/73266Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e73266Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e73266Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e732661984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/73266/50848Direitos autorais 2023 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-12T13:14:43Zoai:revistas.ufpr.br:article/73266Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2023-12-12T13:14:43Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identificação de estudantes precoces com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação no Pantanal SulMato-Grossense |
title |
Identificação de estudantes precoces com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação no Pantanal SulMato-Grossense |
spellingShingle |
Identificação de estudantes precoces com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação no Pantanal SulMato-Grossense Martins, Bárbara Amaral Educação; Tópicos Específicos de Educação; Educação Especial Educação Especial; Altas habilidades; Superdotação; Precocidade; Avaliação. |
title_short |
Identificação de estudantes precoces com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação no Pantanal SulMato-Grossense |
title_full |
Identificação de estudantes precoces com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação no Pantanal SulMato-Grossense |
title_fullStr |
Identificação de estudantes precoces com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação no Pantanal SulMato-Grossense |
title_full_unstemmed |
Identificação de estudantes precoces com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação no Pantanal SulMato-Grossense |
title_sort |
Identificação de estudantes precoces com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação no Pantanal SulMato-Grossense |
author |
Martins, Bárbara Amaral |
author_facet |
Martins, Bárbara Amaral Chacon, Miguel Claudio Moriel |
author_role |
author |
author2 |
Chacon, Miguel Claudio Moriel |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pesquisa realizada com apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS/MEC – Brasil |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Bárbara Amaral Chacon, Miguel Claudio Moriel |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Tópicos Específicos de Educação; Educação Especial Educação Especial; Altas habilidades; Superdotação; Precocidade; Avaliação. |
topic |
Educação; Tópicos Específicos de Educação; Educação Especial Educação Especial; Altas habilidades; Superdotação; Precocidade; Avaliação. |
description |
Estudantes que demonstram precocidade e indicadores de altas habilidades/superdotação (AH/SD) precisam ser educacionalmente incentivados a desenvolver o potencial que possuem sob o risco de desperdiçá-lo. Reconhecendo a importância do processo de identificação para o estímulo ao desenvolvimento máximo de cada um, esse estudo teve por objetivo identificar estudantes precoces com indicadores de AH/SD nas áreas da linguagem e da matemática, matriculados no Ensino Fundamental I. Contou-se com a participação de 245 estudantes do 1º ao 5º de uma escola pública estadual do interior do estado do Mato Grosso do Sul. A partir da articulação entre instrumentos subjetivos (checklist para indicação de professores, questionários de autonomeação e nomeação por colegas) e objetivos (testes de desempenho escolar e inteligência), 12 estudantes foram identificados e seus pais e professores foram orientados sobre o trabalho junto a esse alunado. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-05 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/73266 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/73266 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/73266/50848 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e73266 Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e73266 Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e73266 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711900816113664 |