Identificação de estudantes precoces com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação no Pantanal SulMato-Grossense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Bárbara Amaral
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Chacon, Miguel Claudio Moriel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/73266
Resumo: Estudantes que demonstram precocidade e indicadores de altas habilidades/superdotação (AH/SD) precisam ser educacionalmente incentivados a desenvolver o potencial que possuem sob o risco de desperdiçá-lo. Reconhecendo a importância do processo de identificação para o estímulo ao desenvolvimento máximo de cada um, esse estudo teve por objetivo identificar estudantes precoces com indicadores de AH/SD nas áreas da linguagem e da matemática, matriculados no Ensino Fundamental I. Contou-se com a participação de 245 estudantes do 1º ao 5º de uma escola pública estadual do interior do estado do Mato Grosso do Sul. A partir da articulação entre instrumentos subjetivos (checklist para indicação de professores, questionários de autonomeação e nomeação por colegas) e objetivos (testes de desempenho escolar e inteligência), 12 estudantes foram identificados e seus pais e professores foram orientados sobre o trabalho junto a esse alunado.
id UFPR-4_70408f72e650542015a075606525a2da
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/73266
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Identificação de estudantes precoces com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação no Pantanal SulMato-GrossenseEducação; Tópicos Específicos de Educação; Educação EspecialEducação Especial; Altas habilidades; Superdotação; Precocidade; Avaliação.Estudantes que demonstram precocidade e indicadores de altas habilidades/superdotação (AH/SD) precisam ser educacionalmente incentivados a desenvolver o potencial que possuem sob o risco de desperdiçá-lo. Reconhecendo a importância do processo de identificação para o estímulo ao desenvolvimento máximo de cada um, esse estudo teve por objetivo identificar estudantes precoces com indicadores de AH/SD nas áreas da linguagem e da matemática, matriculados no Ensino Fundamental I. Contou-se com a participação de 245 estudantes do 1º ao 5º de uma escola pública estadual do interior do estado do Mato Grosso do Sul. A partir da articulação entre instrumentos subjetivos (checklist para indicação de professores, questionários de autonomeação e nomeação por colegas) e objetivos (testes de desempenho escolar e inteligência), 12 estudantes foram identificados e seus pais e professores foram orientados sobre o trabalho junto a esse alunado.UFPRPesquisa realizada com apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS/MEC – BrasilMartins, Bárbara AmaralChacon, Miguel Claudio Moriel2023-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/73266Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e73266Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e73266Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e732661984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/73266/50848Direitos autorais 2023 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-12T13:14:43Zoai:revistas.ufpr.br:article/73266Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2023-12-12T13:14:43Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Identificação de estudantes precoces com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação no Pantanal SulMato-Grossense
title Identificação de estudantes precoces com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação no Pantanal SulMato-Grossense
spellingShingle Identificação de estudantes precoces com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação no Pantanal SulMato-Grossense
Martins, Bárbara Amaral
Educação; Tópicos Específicos de Educação; Educação Especial
Educação Especial; Altas habilidades; Superdotação; Precocidade; Avaliação.
title_short Identificação de estudantes precoces com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação no Pantanal SulMato-Grossense
title_full Identificação de estudantes precoces com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação no Pantanal SulMato-Grossense
title_fullStr Identificação de estudantes precoces com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação no Pantanal SulMato-Grossense
title_full_unstemmed Identificação de estudantes precoces com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação no Pantanal SulMato-Grossense
title_sort Identificação de estudantes precoces com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação no Pantanal SulMato-Grossense
author Martins, Bárbara Amaral
author_facet Martins, Bárbara Amaral
Chacon, Miguel Claudio Moriel
author_role author
author2 Chacon, Miguel Claudio Moriel
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pesquisa realizada com apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS/MEC – Brasil
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Bárbara Amaral
Chacon, Miguel Claudio Moriel
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Tópicos Específicos de Educação; Educação Especial
Educação Especial; Altas habilidades; Superdotação; Precocidade; Avaliação.
topic Educação; Tópicos Específicos de Educação; Educação Especial
Educação Especial; Altas habilidades; Superdotação; Precocidade; Avaliação.
description Estudantes que demonstram precocidade e indicadores de altas habilidades/superdotação (AH/SD) precisam ser educacionalmente incentivados a desenvolver o potencial que possuem sob o risco de desperdiçá-lo. Reconhecendo a importância do processo de identificação para o estímulo ao desenvolvimento máximo de cada um, esse estudo teve por objetivo identificar estudantes precoces com indicadores de AH/SD nas áreas da linguagem e da matemática, matriculados no Ensino Fundamental I. Contou-se com a participação de 245 estudantes do 1º ao 5º de uma escola pública estadual do interior do estado do Mato Grosso do Sul. A partir da articulação entre instrumentos subjetivos (checklist para indicação de professores, questionários de autonomeação e nomeação por colegas) e objetivos (testes de desempenho escolar e inteligência), 12 estudantes foram identificados e seus pais e professores foram orientados sobre o trabalho junto a esse alunado.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-05
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/73266
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/73266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/73266/50848
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e73266
Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e73266
Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e73266
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711900816113664