Development of communication, self and emotions in childhood: contributions from the relational and dialogical perspectives
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/17580 |
Resumo: | O presente trabalho partilha algumas reflexões acerca das implicações de se conceitualizar o desenvolvimento das emoções, do “self” e da comunicação como processos dialógicos e relacionais. Propõe-se que a análise das emoções, do “self” e da comunicação não divorciem tais elementos. As emoções são concebidas, aqui, como experiências relacionais e dialógicas vivenciadas em corpos que coexistem em relação a outros corpos, facilitando assim o desenvolvimento de um “self” diferenciado, mas, ao mesmo tempo, conectado. Palavras-chave: emoções; “self”; comunicação; processos dialógicos; auto-organização. |
id |
UFPR-4_71ead0a42e06c38ddf0d75b1483809c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/17580 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Development of communication, self and emotions in childhood: contributions from the relational and dialogical perspectivesDesenvolvimento da comunicação, identidade e emoções na infância: contribuições das perspectivas relacional e dialógica O presente trabalho partilha algumas reflexões acerca das implicações de se conceitualizar o desenvolvimento das emoções, do “self” e da comunicação como processos dialógicos e relacionais. Propõe-se que a análise das emoções, do “self” e da comunicação não divorciem tais elementos. As emoções são concebidas, aqui, como experiências relacionais e dialógicas vivenciadas em corpos que coexistem em relação a outros corpos, facilitando assim o desenvolvimento de um “self” diferenciado, mas, ao mesmo tempo, conectado. Palavras-chave: emoções; “self”; comunicação; processos dialógicos; auto-organização. The present paper shares some reflections on the implication of conceptualizing the development of communication, self and emotions as a relational and dialogical process. It is our contention that the analysis of self, emotions and communication cannot be divorced from one another. We view emotions as relational and dialogical experiences lived in bodies that co-exist in relation to other bodies, thereby fostering the development of a differentiated, yet connected, sense of self, starting during infancy and unfolding throughout childhood. Keywords: emotions; self; communication; dialogical perspective; self-organization. UFPR2010-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/17580Educar em Revista; v. 26, n. 36 (2010); p. 55-64Educar em Revista; v. 26, n. 36 (2010); p. 55-64Educar em Revista; v. 26, n. 36 (2010); p. 55-641984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/17580/11518https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/17580/31036Garvey, AndreaSilva, Michelineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:00:18Zoai:revistas.ufpr.br:article/17580Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:00:18Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Development of communication, self and emotions in childhood: contributions from the relational and dialogical perspectives Desenvolvimento da comunicação, identidade e emoções na infância: contribuições das perspectivas relacional e dialógica |
title |
Development of communication, self and emotions in childhood: contributions from the relational and dialogical perspectives |
spellingShingle |
Development of communication, self and emotions in childhood: contributions from the relational and dialogical perspectives Garvey, Andrea |
title_short |
Development of communication, self and emotions in childhood: contributions from the relational and dialogical perspectives |
title_full |
Development of communication, self and emotions in childhood: contributions from the relational and dialogical perspectives |
title_fullStr |
Development of communication, self and emotions in childhood: contributions from the relational and dialogical perspectives |
title_full_unstemmed |
Development of communication, self and emotions in childhood: contributions from the relational and dialogical perspectives |
title_sort |
Development of communication, self and emotions in childhood: contributions from the relational and dialogical perspectives |
author |
Garvey, Andrea |
author_facet |
Garvey, Andrea Silva, Micheline |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Micheline |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garvey, Andrea Silva, Micheline |
description |
O presente trabalho partilha algumas reflexões acerca das implicações de se conceitualizar o desenvolvimento das emoções, do “self” e da comunicação como processos dialógicos e relacionais. Propõe-se que a análise das emoções, do “self” e da comunicação não divorciem tais elementos. As emoções são concebidas, aqui, como experiências relacionais e dialógicas vivenciadas em corpos que coexistem em relação a outros corpos, facilitando assim o desenvolvimento de um “self” diferenciado, mas, ao mesmo tempo, conectado. Palavras-chave: emoções; “self”; comunicação; processos dialógicos; auto-organização. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-05-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/17580 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/17580 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/17580/11518 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/17580/31036 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 26, n. 36 (2010); p. 55-64 Educar em Revista; v. 26, n. 36 (2010); p. 55-64 Educar em Revista; v. 26, n. 36 (2010); p. 55-64 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711896537923584 |