Development of communication, self and emotions in childhood: contributions from the relational and dialogical perspectives

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garvey, Andrea
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Silva, Micheline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/17580
Resumo: O presente trabalho partilha algumas reflexões acerca das implicações de se conceitualizar o desenvolvimento das emoções, do “self” e da comu­nicação como processos dialógicos e relacionais. Propõe-se que a análise das emoções, do “self” e da comunicação não divorciem tais elementos. As emoções são concebidas, aqui, como experiências relacionais e di­alógicas vivenciadas em corpos que coexistem em relação a outros corpos, facilitando assim o desenvolvimento de um “self” diferenciado, mas, ao mesmo tempo, conectado. Palavras-chave: emoções; “self”; comunicação; processos dialógicos; auto-organização.  
id UFPR-4_71ead0a42e06c38ddf0d75b1483809c8
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/17580
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Development of communication, self and emotions in childhood: contributions from the relational and dialogical perspectivesDesenvolvimento da comunicação, identidade e emoções na infância: contribuições das perspectivas relacional e dialógica O presente trabalho partilha algumas reflexões acerca das implicações de se conceitualizar o desenvolvimento das emoções, do “self” e da comu­nicação como processos dialógicos e relacionais. Propõe-se que a análise das emoções, do “self” e da comunicação não divorciem tais elementos. As emoções são concebidas, aqui, como experiências relacionais e di­alógicas vivenciadas em corpos que coexistem em relação a outros corpos, facilitando assim o desenvolvimento de um “self” diferenciado, mas, ao mesmo tempo, conectado. Palavras-chave: emoções; “self”; comunicação; processos dialógicos; auto-organização.   The present paper shares some reflections on the implication of con­ceptualizing the development of communication, self and emotions as a relational and dialogical process. It is our contention that the analysis of self, emotions and communication cannot be divorced from one another. We view emotions as relational and dialogical experiences lived in bodies that co-exist in relation to other bodies, thereby fostering the development of a differentiated, yet connected, sense of self, starting during infancy and unfolding throughout childhood. Keywords: emotions; self; communication; dialogical perspective; self-organization.  UFPR2010-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/17580Educar em Revista; v. 26, n. 36 (2010); p. 55-64Educar em Revista; v. 26, n. 36 (2010); p. 55-64Educar em Revista; v. 26, n. 36 (2010); p. 55-641984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/17580/11518https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/17580/31036Garvey, AndreaSilva, Michelineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:00:18Zoai:revistas.ufpr.br:article/17580Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:00:18Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Development of communication, self and emotions in childhood: contributions from the relational and dialogical perspectives
Desenvolvimento da comunicação, identidade e emoções na infância: contribuições das perspectivas relacional e dialógica
title Development of communication, self and emotions in childhood: contributions from the relational and dialogical perspectives
spellingShingle Development of communication, self and emotions in childhood: contributions from the relational and dialogical perspectives
Garvey, Andrea
title_short Development of communication, self and emotions in childhood: contributions from the relational and dialogical perspectives
title_full Development of communication, self and emotions in childhood: contributions from the relational and dialogical perspectives
title_fullStr Development of communication, self and emotions in childhood: contributions from the relational and dialogical perspectives
title_full_unstemmed Development of communication, self and emotions in childhood: contributions from the relational and dialogical perspectives
title_sort Development of communication, self and emotions in childhood: contributions from the relational and dialogical perspectives
author Garvey, Andrea
author_facet Garvey, Andrea
Silva, Micheline
author_role author
author2 Silva, Micheline
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garvey, Andrea
Silva, Micheline
description O presente trabalho partilha algumas reflexões acerca das implicações de se conceitualizar o desenvolvimento das emoções, do “self” e da comu­nicação como processos dialógicos e relacionais. Propõe-se que a análise das emoções, do “self” e da comunicação não divorciem tais elementos. As emoções são concebidas, aqui, como experiências relacionais e di­alógicas vivenciadas em corpos que coexistem em relação a outros corpos, facilitando assim o desenvolvimento de um “self” diferenciado, mas, ao mesmo tempo, conectado. Palavras-chave: emoções; “self”; comunicação; processos dialógicos; auto-organização.  
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05-27
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/17580
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/17580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/17580/11518
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/17580/31036
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 26, n. 36 (2010); p. 55-64
Educar em Revista; v. 26, n. 36 (2010); p. 55-64
Educar em Revista; v. 26, n. 36 (2010); p. 55-64
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711896537923584