Pesquisas sobre professores e sua formação: uma análise de pesquisas desenvolvidas no programa de Pós-Graduação da FEUSP − 1990 a 1998
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2210 |
Resumo: | O trabalho apresenta uma análise das teses e dissertações sobre temas correlacionados à formação de professores na FEUSP no período de 1990 a 1998. Seu objetivo é o de sistematizar as contribuições de pesquisas desenvolvidas no programa de pós-graduação em educação da FEUSP sobre temáticas relacionadas à formação de professores e estudos sobre o professor. Como fonte para o levantamento de dados foi utilizado o Catálogo de teses e dissertações defendidas na FEUSP 1967 a 1998, contendo os resumos de 788 teses e dissertações, dentre as quais foram analisadas 87 pesquisas, selecionadas dentre 549 resumos referentes ao período de interesse. Baseado nessas análises, o estudo apresenta uma síntese das contribuições dessas pesquisas para o campo da Didática, disciplina da qual as autoras são professoras em cursos de formação de professores. Importante informar que o presente trabalho faz parte de um estudo maior, intitulado As pesquisas sobre temas correlacionados ao ensino e à formação de professores na FEUSP −1990 a 1998, cujo objetivo é sistematizar as contribuições de pesquisas desenvolvidas no programa de Pós-Graduação em educação da FEUSP sobre temáticas relacionadas a problemas e preocupações da didática: o ensino e a formação de professores. Research on teachers and teacher education: an analysis of research developed in the graduate programme of education at FEUSP covering the years from 1990 to 1998 Abstract This study presents an analysis of theses and dissertations on themes related to teacher education in FEUSP from 1990 to 1998. The aim of the study is to systematise researches on teachers and teacher education, developed in the Graduate Programme of Education at FEUSP. The source of the data was a catalogue of theses and dissertations presented at FEUSP from 1967 to 1998, which contains 788 abstracts of theses and dissertations. Out of 549 abstracts referring to the period of interest, 87 were selected to be analysed. Based on these analyses, the study presents a summary of the contributions of these researches to the field of didactics. This study is part of a broader investigation, entitled researches on themes related to teaching and teacher education at FEUSP from 1990 to 1998, whose aim is to systematize the contributions of researches developed in the Graduate Programme of Education at FEUSP about problems and concerns of didactics: teaching and teacher education. |
id |
UFPR-4_871e3f1bb972a1b761e86ec9373bbf1b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/2210 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Pesquisas sobre professores e sua formação: uma análise de pesquisas desenvolvidas no programa de Pós-Graduação da FEUSP − 1990 a 1998formação de professores; didática; ensino; pesquisas; teacher education; didactics; teaching; research. O trabalho apresenta uma análise das teses e dissertações sobre temas correlacionados à formação de professores na FEUSP no período de 1990 a 1998. Seu objetivo é o de sistematizar as contribuições de pesquisas desenvolvidas no programa de pós-graduação em educação da FEUSP sobre temáticas relacionadas à formação de professores e estudos sobre o professor. Como fonte para o levantamento de dados foi utilizado o Catálogo de teses e dissertações defendidas na FEUSP 1967 a 1998, contendo os resumos de 788 teses e dissertações, dentre as quais foram analisadas 87 pesquisas, selecionadas dentre 549 resumos referentes ao período de interesse. Baseado nessas análises, o estudo apresenta uma síntese das contribuições dessas pesquisas para o campo da Didática, disciplina da qual as autoras são professoras em cursos de formação de professores. Importante informar que o presente trabalho faz parte de um estudo maior, intitulado As pesquisas sobre temas correlacionados ao ensino e à formação de professores na FEUSP −1990 a 1998, cujo objetivo é sistematizar as contribuições de pesquisas desenvolvidas no programa de Pós-Graduação em educação da FEUSP sobre temáticas relacionadas a problemas e preocupações da didática: o ensino e a formação de professores. Research on teachers and teacher education: an analysis of research developed in the graduate programme of education at FEUSP covering the years from 1990 to 1998 Abstract This study presents an analysis of theses and dissertations on themes related to teacher education in FEUSP from 1990 to 1998. The aim of the study is to systematise researches on teachers and teacher education, developed in the Graduate Programme of Education at FEUSP. The source of the data was a catalogue of theses and dissertations presented at FEUSP from 1967 to 1998, which contains 788 abstracts of theses and dissertations. Out of 549 abstracts referring to the period of interest, 87 were selected to be analysed. Based on these analyses, the study presents a summary of the contributions of these researches to the field of didactics. This study is part of a broader investigation, entitled researches on themes related to teaching and teacher education at FEUSP from 1990 to 1998, whose aim is to systematize the contributions of researches developed in the Graduate Programme of Education at FEUSP about problems and concerns of didactics: teaching and teacher education. UFPR2004-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2210Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 87-109Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 87-109Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 87-1091984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2210/1853https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2210/31372Pimenta, Selma GarridoLisita, Verbena Moreira Soares de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:15:29Zoai:revistas.ufpr.br:article/2210Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:15:29Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisas sobre professores e sua formação: uma análise de pesquisas desenvolvidas no programa de Pós-Graduação da FEUSP − 1990 a 1998 |
title |
Pesquisas sobre professores e sua formação: uma análise de pesquisas desenvolvidas no programa de Pós-Graduação da FEUSP − 1990 a 1998 |
spellingShingle |
Pesquisas sobre professores e sua formação: uma análise de pesquisas desenvolvidas no programa de Pós-Graduação da FEUSP − 1990 a 1998 Pimenta, Selma Garrido formação de professores; didática; ensino; pesquisas; teacher education; didactics; teaching; research. |
title_short |
Pesquisas sobre professores e sua formação: uma análise de pesquisas desenvolvidas no programa de Pós-Graduação da FEUSP − 1990 a 1998 |
title_full |
Pesquisas sobre professores e sua formação: uma análise de pesquisas desenvolvidas no programa de Pós-Graduação da FEUSP − 1990 a 1998 |
title_fullStr |
Pesquisas sobre professores e sua formação: uma análise de pesquisas desenvolvidas no programa de Pós-Graduação da FEUSP − 1990 a 1998 |
title_full_unstemmed |
Pesquisas sobre professores e sua formação: uma análise de pesquisas desenvolvidas no programa de Pós-Graduação da FEUSP − 1990 a 1998 |
title_sort |
Pesquisas sobre professores e sua formação: uma análise de pesquisas desenvolvidas no programa de Pós-Graduação da FEUSP − 1990 a 1998 |
author |
Pimenta, Selma Garrido |
author_facet |
Pimenta, Selma Garrido Lisita, Verbena Moreira Soares de Sousa |
author_role |
author |
author2 |
Lisita, Verbena Moreira Soares de Sousa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pimenta, Selma Garrido Lisita, Verbena Moreira Soares de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação de professores; didática; ensino; pesquisas; teacher education; didactics; teaching; research. |
topic |
formação de professores; didática; ensino; pesquisas; teacher education; didactics; teaching; research. |
description |
O trabalho apresenta uma análise das teses e dissertações sobre temas correlacionados à formação de professores na FEUSP no período de 1990 a 1998. Seu objetivo é o de sistematizar as contribuições de pesquisas desenvolvidas no programa de pós-graduação em educação da FEUSP sobre temáticas relacionadas à formação de professores e estudos sobre o professor. Como fonte para o levantamento de dados foi utilizado o Catálogo de teses e dissertações defendidas na FEUSP 1967 a 1998, contendo os resumos de 788 teses e dissertações, dentre as quais foram analisadas 87 pesquisas, selecionadas dentre 549 resumos referentes ao período de interesse. Baseado nessas análises, o estudo apresenta uma síntese das contribuições dessas pesquisas para o campo da Didática, disciplina da qual as autoras são professoras em cursos de formação de professores. Importante informar que o presente trabalho faz parte de um estudo maior, intitulado As pesquisas sobre temas correlacionados ao ensino e à formação de professores na FEUSP −1990 a 1998, cujo objetivo é sistematizar as contribuições de pesquisas desenvolvidas no programa de Pós-Graduação em educação da FEUSP sobre temáticas relacionadas a problemas e preocupações da didática: o ensino e a formação de professores. Research on teachers and teacher education: an analysis of research developed in the graduate programme of education at FEUSP covering the years from 1990 to 1998 Abstract This study presents an analysis of theses and dissertations on themes related to teacher education in FEUSP from 1990 to 1998. The aim of the study is to systematise researches on teachers and teacher education, developed in the Graduate Programme of Education at FEUSP. The source of the data was a catalogue of theses and dissertations presented at FEUSP from 1967 to 1998, which contains 788 abstracts of theses and dissertations. Out of 549 abstracts referring to the period of interest, 87 were selected to be analysed. Based on these analyses, the study presents a summary of the contributions of these researches to the field of didactics. This study is part of a broader investigation, entitled researches on themes related to teaching and teacher education at FEUSP from 1990 to 1998, whose aim is to systematize the contributions of researches developed in the Graduate Programme of Education at FEUSP about problems and concerns of didactics: teaching and teacher education. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2210 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2210 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2210/1853 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2210/31372 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 87-109 Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 87-109 Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 87-109 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711893423652864 |