Pesquisas sobre professores e sua formação: uma análise de pesquisas desenvolvidas no programa de Pós-Graduação da FEUSP − 1990 a 1998

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimenta, Selma Garrido
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Lisita, Verbena Moreira Soares de Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2210
Resumo: O trabalho apresenta uma análise das teses e dissertações sobre temas correlacionados à formação de professores na FEUSP no período de 1990 a 1998. Seu objetivo é o de sistematizar as contribuições de pesquisas desenvolvidas no programa de pós-graduação em educação da FEUSP sobre temáticas relacionadas à formação de professores e estudos sobre o professor. Como fonte para o levantamento de dados foi utilizado o Catálogo de teses e dissertações defendidas na FEUSP – 1967 a 1998, contendo os resumos de 788 teses e dissertações, dentre as quais foram analisadas 87 pesquisas, selecionadas dentre 549 resumos referentes ao período de interesse. Baseado nessas análises, o estudo apresenta uma síntese das contribuições dessas pesquisas para o campo da Didática, disciplina da qual as autoras são professoras em cursos de formação de professores. Importante informar que o presente trabalho faz parte de um estudo maior, intitulado As pesquisas sobre temas correlacionados ao ensino e à formação de professores na FEUSP −1990 a 1998, cujo objetivo é sistematizar as contribuições de pesquisas desenvolvidas no programa de Pós-Graduação em educação da FEUSP sobre temáticas relacionadas a problemas e preocupações da didática: o ensino e a formação de professores. Research on teachers and teacher education: an analysis of research developed in the graduate programme of education at FEUSP covering the years from 1990 to 1998 Abstract This study presents an analysis of theses and dissertations on themes related to teacher education in FEUSP from 1990 to 1998. The aim of the study is to systematise researches on teachers and teacher education, developed in the Graduate Programme of Education at FEUSP. The source of the data was a catalogue of theses and dissertations presented at FEUSP from 1967 to 1998, which contains 788 abstracts of theses and dissertations. Out of 549 abstracts referring to the period of interest, 87 were selected to be analysed. Based on these analyses, the study presents a summary of the contributions of these researches to the field of didactics. This study is part of a broader investigation, entitled researches on themes related to teaching and teacher education at FEUSP – from 1990 to 1998, whose aim is to systematize the contributions of researches developed in the Graduate Programme of Education at FEUSP about problems and concerns of didactics: teaching and teacher education.
id UFPR-4_871e3f1bb972a1b761e86ec9373bbf1b
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/2210
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Pesquisas sobre professores e sua formação: uma análise de pesquisas desenvolvidas no programa de Pós-Graduação da FEUSP − 1990 a 1998formação de professores; didática; ensino; pesquisas; teacher education; didactics; teaching; research. O trabalho apresenta uma análise das teses e dissertações sobre temas correlacionados à formação de professores na FEUSP no período de 1990 a 1998. Seu objetivo é o de sistematizar as contribuições de pesquisas desenvolvidas no programa de pós-graduação em educação da FEUSP sobre temáticas relacionadas à formação de professores e estudos sobre o professor. Como fonte para o levantamento de dados foi utilizado o Catálogo de teses e dissertações defendidas na FEUSP – 1967 a 1998, contendo os resumos de 788 teses e dissertações, dentre as quais foram analisadas 87 pesquisas, selecionadas dentre 549 resumos referentes ao período de interesse. Baseado nessas análises, o estudo apresenta uma síntese das contribuições dessas pesquisas para o campo da Didática, disciplina da qual as autoras são professoras em cursos de formação de professores. Importante informar que o presente trabalho faz parte de um estudo maior, intitulado As pesquisas sobre temas correlacionados ao ensino e à formação de professores na FEUSP −1990 a 1998, cujo objetivo é sistematizar as contribuições de pesquisas desenvolvidas no programa de Pós-Graduação em educação da FEUSP sobre temáticas relacionadas a problemas e preocupações da didática: o ensino e a formação de professores. Research on teachers and teacher education: an analysis of research developed in the graduate programme of education at FEUSP covering the years from 1990 to 1998 Abstract This study presents an analysis of theses and dissertations on themes related to teacher education in FEUSP from 1990 to 1998. The aim of the study is to systematise researches on teachers and teacher education, developed in the Graduate Programme of Education at FEUSP. The source of the data was a catalogue of theses and dissertations presented at FEUSP from 1967 to 1998, which contains 788 abstracts of theses and dissertations. Out of 549 abstracts referring to the period of interest, 87 were selected to be analysed. Based on these analyses, the study presents a summary of the contributions of these researches to the field of didactics. This study is part of a broader investigation, entitled researches on themes related to teaching and teacher education at FEUSP – from 1990 to 1998, whose aim is to systematize the contributions of researches developed in the Graduate Programme of Education at FEUSP about problems and concerns of didactics: teaching and teacher education. UFPR2004-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2210Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 87-109Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 87-109Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 87-1091984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2210/1853https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2210/31372Pimenta, Selma GarridoLisita, Verbena Moreira Soares de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:15:29Zoai:revistas.ufpr.br:article/2210Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:15:29Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisas sobre professores e sua formação: uma análise de pesquisas desenvolvidas no programa de Pós-Graduação da FEUSP − 1990 a 1998
title Pesquisas sobre professores e sua formação: uma análise de pesquisas desenvolvidas no programa de Pós-Graduação da FEUSP − 1990 a 1998
spellingShingle Pesquisas sobre professores e sua formação: uma análise de pesquisas desenvolvidas no programa de Pós-Graduação da FEUSP − 1990 a 1998
Pimenta, Selma Garrido
formação de professores; didática; ensino; pesquisas; teacher education; didactics; teaching; research.
title_short Pesquisas sobre professores e sua formação: uma análise de pesquisas desenvolvidas no programa de Pós-Graduação da FEUSP − 1990 a 1998
title_full Pesquisas sobre professores e sua formação: uma análise de pesquisas desenvolvidas no programa de Pós-Graduação da FEUSP − 1990 a 1998
title_fullStr Pesquisas sobre professores e sua formação: uma análise de pesquisas desenvolvidas no programa de Pós-Graduação da FEUSP − 1990 a 1998
title_full_unstemmed Pesquisas sobre professores e sua formação: uma análise de pesquisas desenvolvidas no programa de Pós-Graduação da FEUSP − 1990 a 1998
title_sort Pesquisas sobre professores e sua formação: uma análise de pesquisas desenvolvidas no programa de Pós-Graduação da FEUSP − 1990 a 1998
author Pimenta, Selma Garrido
author_facet Pimenta, Selma Garrido
Lisita, Verbena Moreira Soares de Sousa
author_role author
author2 Lisita, Verbena Moreira Soares de Sousa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimenta, Selma Garrido
Lisita, Verbena Moreira Soares de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professores; didática; ensino; pesquisas; teacher education; didactics; teaching; research.
topic formação de professores; didática; ensino; pesquisas; teacher education; didactics; teaching; research.
description O trabalho apresenta uma análise das teses e dissertações sobre temas correlacionados à formação de professores na FEUSP no período de 1990 a 1998. Seu objetivo é o de sistematizar as contribuições de pesquisas desenvolvidas no programa de pós-graduação em educação da FEUSP sobre temáticas relacionadas à formação de professores e estudos sobre o professor. Como fonte para o levantamento de dados foi utilizado o Catálogo de teses e dissertações defendidas na FEUSP – 1967 a 1998, contendo os resumos de 788 teses e dissertações, dentre as quais foram analisadas 87 pesquisas, selecionadas dentre 549 resumos referentes ao período de interesse. Baseado nessas análises, o estudo apresenta uma síntese das contribuições dessas pesquisas para o campo da Didática, disciplina da qual as autoras são professoras em cursos de formação de professores. Importante informar que o presente trabalho faz parte de um estudo maior, intitulado As pesquisas sobre temas correlacionados ao ensino e à formação de professores na FEUSP −1990 a 1998, cujo objetivo é sistematizar as contribuições de pesquisas desenvolvidas no programa de Pós-Graduação em educação da FEUSP sobre temáticas relacionadas a problemas e preocupações da didática: o ensino e a formação de professores. Research on teachers and teacher education: an analysis of research developed in the graduate programme of education at FEUSP covering the years from 1990 to 1998 Abstract This study presents an analysis of theses and dissertations on themes related to teacher education in FEUSP from 1990 to 1998. The aim of the study is to systematise researches on teachers and teacher education, developed in the Graduate Programme of Education at FEUSP. The source of the data was a catalogue of theses and dissertations presented at FEUSP from 1967 to 1998, which contains 788 abstracts of theses and dissertations. Out of 549 abstracts referring to the period of interest, 87 were selected to be analysed. Based on these analyses, the study presents a summary of the contributions of these researches to the field of didactics. This study is part of a broader investigation, entitled researches on themes related to teaching and teacher education at FEUSP – from 1990 to 1998, whose aim is to systematize the contributions of researches developed in the Graduate Programme of Education at FEUSP about problems and concerns of didactics: teaching and teacher education.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2210
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2210/1853
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2210/31372
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 87-109
Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 87-109
Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 87-109
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711893423652864