Inovação Pedagógica Universitária mediada pelo Facebook e YouTube: uma experiência de ensino-aprendizagem direcionado à geração-Z
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/50027 |
Resumo: | A educação superior tem encontrado grandes desafios em função das velozes transformações da sociedade e, neste sentido, a aplicação de métodos pedagógicos inovadores que estimulem os alunos a criar e desenvolver o espírito científico e reflexivo é constantemente requisitada. Entretanto, primeiramente, deve-se considerar a utilização de estratégias de aproximação com os estudantes, especialmente com os mais jovens, nascidos a partir de meados da década de 1990 que estão, atualmente, ingressando nas universidades. Para este grupo de estudantes, denominados de Geração Z, é essencial que os educadores renovem seus métodos de ensino para melhorar o processo de aprendizagem. Neste estudo, é avaliado se a utilização de tecnologias virtuais como Facebook e YouTube apresenta bons resultados no processo de ensino-aprendizagem de estudantes de uma Universidade de Salvador. Facebook foi utilizado como principal canal de comunicação entre professor e alunos e o YouTube como um canal para compartilhamento de vídeo-aulas desenvolvidas pelos próprios estudantes. Ambas as propostas foram sugeridas e não impostas aos estudantes. Ao final, foi aplicado um questionário semiestruturado para avaliar a percepção discente. Verificou-se um alto grau de participação dos estudantes nas atividades propostas. Além disso, a percepção dos mesmos de que tais atividades foram eficazes para a construção do conhecimento foi o principal indicador positivo da análise, o que permitiu inferir que o uso dessas tecnologias é eficaz no processo de aprendizado dos estudantes, especialmente dos mais jovens. |
id |
UFPR-4_915ad7c5f8b37971edca410149997e3e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/50027 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Inovação Pedagógica Universitária mediada pelo Facebook e YouTube: uma experiência de ensino-aprendizagem direcionado à geração-ZEducação; Fundamentos da EducaçãoInovação; Facebook; YouTube; Educação; Geração-ZFundamentos da EducaçãoA educação superior tem encontrado grandes desafios em função das velozes transformações da sociedade e, neste sentido, a aplicação de métodos pedagógicos inovadores que estimulem os alunos a criar e desenvolver o espírito científico e reflexivo é constantemente requisitada. Entretanto, primeiramente, deve-se considerar a utilização de estratégias de aproximação com os estudantes, especialmente com os mais jovens, nascidos a partir de meados da década de 1990 que estão, atualmente, ingressando nas universidades. Para este grupo de estudantes, denominados de Geração Z, é essencial que os educadores renovem seus métodos de ensino para melhorar o processo de aprendizagem. Neste estudo, é avaliado se a utilização de tecnologias virtuais como Facebook e YouTube apresenta bons resultados no processo de ensino-aprendizagem de estudantes de uma Universidade de Salvador. Facebook foi utilizado como principal canal de comunicação entre professor e alunos e o YouTube como um canal para compartilhamento de vídeo-aulas desenvolvidas pelos próprios estudantes. Ambas as propostas foram sugeridas e não impostas aos estudantes. Ao final, foi aplicado um questionário semiestruturado para avaliar a percepção discente. Verificou-se um alto grau de participação dos estudantes nas atividades propostas. Além disso, a percepção dos mesmos de que tais atividades foram eficazes para a construção do conhecimento foi o principal indicador positivo da análise, o que permitiu inferir que o uso dessas tecnologias é eficaz no processo de aprendizado dos estudantes, especialmente dos mais jovens.UFPRNeilton da Silva, Universidade Federal do Recôncavo da BahiaQuintanilha, Luiz Fernando2017-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/50027Educar em Revista; v. 33, n. 65 (2017); p. 249-263Educar em Revista; v. 33, n. 65 (2017); p. 249-263Educar em Revista; v. 33, n. 65 (2017); p. 249-2631984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/50027/33242Direitos autorais 2017 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-28T15:04:15Zoai:revistas.ufpr.br:article/50027Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-08-28T15:04:15Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inovação Pedagógica Universitária mediada pelo Facebook e YouTube: uma experiência de ensino-aprendizagem direcionado à geração-Z |
title |
Inovação Pedagógica Universitária mediada pelo Facebook e YouTube: uma experiência de ensino-aprendizagem direcionado à geração-Z |
spellingShingle |
Inovação Pedagógica Universitária mediada pelo Facebook e YouTube: uma experiência de ensino-aprendizagem direcionado à geração-Z Quintanilha, Luiz Fernando Educação; Fundamentos da Educação Inovação; Facebook; YouTube; Educação; Geração-Z Fundamentos da Educação |
title_short |
Inovação Pedagógica Universitária mediada pelo Facebook e YouTube: uma experiência de ensino-aprendizagem direcionado à geração-Z |
title_full |
Inovação Pedagógica Universitária mediada pelo Facebook e YouTube: uma experiência de ensino-aprendizagem direcionado à geração-Z |
title_fullStr |
Inovação Pedagógica Universitária mediada pelo Facebook e YouTube: uma experiência de ensino-aprendizagem direcionado à geração-Z |
title_full_unstemmed |
Inovação Pedagógica Universitária mediada pelo Facebook e YouTube: uma experiência de ensino-aprendizagem direcionado à geração-Z |
title_sort |
Inovação Pedagógica Universitária mediada pelo Facebook e YouTube: uma experiência de ensino-aprendizagem direcionado à geração-Z |
author |
Quintanilha, Luiz Fernando |
author_facet |
Quintanilha, Luiz Fernando |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Neilton da Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quintanilha, Luiz Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Fundamentos da Educação Inovação; Facebook; YouTube; Educação; Geração-Z Fundamentos da Educação |
topic |
Educação; Fundamentos da Educação Inovação; Facebook; YouTube; Educação; Geração-Z Fundamentos da Educação |
description |
A educação superior tem encontrado grandes desafios em função das velozes transformações da sociedade e, neste sentido, a aplicação de métodos pedagógicos inovadores que estimulem os alunos a criar e desenvolver o espírito científico e reflexivo é constantemente requisitada. Entretanto, primeiramente, deve-se considerar a utilização de estratégias de aproximação com os estudantes, especialmente com os mais jovens, nascidos a partir de meados da década de 1990 que estão, atualmente, ingressando nas universidades. Para este grupo de estudantes, denominados de Geração Z, é essencial que os educadores renovem seus métodos de ensino para melhorar o processo de aprendizagem. Neste estudo, é avaliado se a utilização de tecnologias virtuais como Facebook e YouTube apresenta bons resultados no processo de ensino-aprendizagem de estudantes de uma Universidade de Salvador. Facebook foi utilizado como principal canal de comunicação entre professor e alunos e o YouTube como um canal para compartilhamento de vídeo-aulas desenvolvidas pelos próprios estudantes. Ambas as propostas foram sugeridas e não impostas aos estudantes. Ao final, foi aplicado um questionário semiestruturado para avaliar a percepção discente. Verificou-se um alto grau de participação dos estudantes nas atividades propostas. Além disso, a percepção dos mesmos de que tais atividades foram eficazes para a construção do conhecimento foi o principal indicador positivo da análise, o que permitiu inferir que o uso dessas tecnologias é eficaz no processo de aprendizado dos estudantes, especialmente dos mais jovens. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-24 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/50027 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/50027 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/50027/33242 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 33, n. 65 (2017); p. 249-263 Educar em Revista; v. 33, n. 65 (2017); p. 249-263 Educar em Revista; v. 33, n. 65 (2017); p. 249-263 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711898172653568 |