The precarization teacher’s work in the higher education: from impasses to the possibilities of change
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16688 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo analisar o impacto do sistema de acumulação flexível e das concepções neoliberais no trabalho docente, aprofundando o estudo sobre a (re)significação dos papéis sociais de professor construídos/negociados nas relações que se instauram na docência do ensino superior. Para efetivar esse estudo, foram realizadas observações em uma universidade particular situada em um município da região de Campinas. As análises do material empírico, a partir dos pressupostos teórico-metodológicos de Antunes e Vigotski, mostraram que nos conflitos e tensões da cotidianidade do trabalho docente emergem complexos movimentos de fuga, mas também de enfrentamento e ruptura que promovem o dissenso resgatando o compromisso social coletivo e o devido reconhecimento dos direitos fundamentais de todo e qualquer ser humano à cidadania.Palavras-chave: acumulação flexível, trabalho docente, ensino superior, papéis sociais. |
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The precarization teacher’s work in the higher education: from impasses to the possibilities of changeA precarização do trabalho docente no Ensino Superior: dos impasses às possibilidades de mudançasEducação; Tópicos Específicos da EducaçãoEducação; Tópicos Específicos de Educação; Trabalho Docente; Ensino Superior7.08.00.00-6 EducaçãoEste artigo tem por objetivo analisar o impacto do sistema de acumulação flexível e das concepções neoliberais no trabalho docente, aprofundando o estudo sobre a (re)significação dos papéis sociais de professor construídos/negociados nas relações que se instauram na docência do ensino superior. Para efetivar esse estudo, foram realizadas observações em uma universidade particular situada em um município da região de Campinas. As análises do material empírico, a partir dos pressupostos teórico-metodológicos de Antunes e Vigotski, mostraram que nos conflitos e tensões da cotidianidade do trabalho docente emergem complexos movimentos de fuga, mas também de enfrentamento e ruptura que promovem o dissenso resgatando o compromisso social coletivo e o devido reconhecimento dos direitos fundamentais de todo e qualquer ser humano à cidadania.Palavras-chave: acumulação flexível, trabalho docente, ensino superior, papéis sociais.This article aims to examine the impact of the system of flexible accumulation and neoliberal ideas in the teacher’s work deepening the study about the signification of the social roles of teacher constructed / negotiated in relations which establish in the teaching of higher education. To carry out this study, observations were made at a private university located in a municipality in the region of Campinas. The analyses of empirical material from the theoretical and methodological assumptions of Antunes and Vygotsky, showed that in the conflicts and tensions of the routine of teacher’s work emerge complex movements of escape, but also of confrontation and disruption, advancing the dissent, rescuing the collective social commitment and rightful recognition of the fundamental rights of every human being the citizenship.Key-words: flexible accumulation, teacher’s work, higher education, social roles.UFPRSantos, Sheila Daniela Medeiros dos2012-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16688Educar em Revista; v. 28, n. 46 (2012); p. 229-244Educar em Revista; v. 28, n. 46 (2012); p. 229-244Educar em Revista; v. 28, n. 46 (2012); p. 229-2441984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16688/19531https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16688/30808info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:45:37Zoai:revistas.ufpr.br:article/16688Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:45:37Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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