The precarization teacher’s work in the higher education: from impasses to the possibilities of change

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sheila Daniela Medeiros dos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16688
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar o impacto do sistema de acumulação flexível e das concepções neoliberais no trabalho docente, aprofundando o estudo sobre a (re)significação dos papéis sociais de professor construídos/negociados nas relações que se instauram na docência do ensino superior. Para efetivar esse estudo, foram realizadas observações em uma universidade particular situada em um município da região de Campinas. As análises do material empírico, a partir dos pressupostos teórico-metodológicos de Antunes e Vigotski, mostraram que nos conflitos e tensões da cotidianidade do trabalho docente emergem complexos movimentos de fuga, mas também de enfrentamento e ruptura que promovem o dissenso resgatando o compromisso social coletivo e o devido reconhecimento dos direitos fundamentais de todo e qualquer ser humano à cidadania.Palavras-chave: acumulação flexível, trabalho docente, ensino superior, papéis sociais.
id UFPR-4_ac93f4638d1b1e9d81d8ab26871d083c
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/16688
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling The precarization teacher’s work in the higher education: from impasses to the possibilities of changeA precarização do trabalho docente no Ensino Superior: dos impasses às possibilidades de mudançasEducação; Tópicos Específicos da EducaçãoEducação; Tópicos Específicos de Educação; Trabalho Docente; Ensino Superior7.08.00.00-6 EducaçãoEste artigo tem por objetivo analisar o impacto do sistema de acumulação flexível e das concepções neoliberais no trabalho docente, aprofundando o estudo sobre a (re)significação dos papéis sociais de professor construídos/negociados nas relações que se instauram na docência do ensino superior. Para efetivar esse estudo, foram realizadas observações em uma universidade particular situada em um município da região de Campinas. As análises do material empírico, a partir dos pressupostos teórico-metodológicos de Antunes e Vigotski, mostraram que nos conflitos e tensões da cotidianidade do trabalho docente emergem complexos movimentos de fuga, mas também de enfrentamento e ruptura que promovem o dissenso resgatando o compromisso social coletivo e o devido reconhecimento dos direitos fundamentais de todo e qualquer ser humano à cidadania.Palavras-chave: acumulação flexível, trabalho docente, ensino superior, papéis sociais.This article aims to examine the impact of the system of flexible accumulation and neoliberal ideas in the teacher’s work deepening the study about the signification of the social roles of teacher constructed / negotiated in relations which establish in the teaching of higher education. To carry out this study, observations were made at a private university located in a municipality in the region of Campinas. The analyses of empirical material from the theoretical and methodological assumptions of Antunes and Vygotsky, showed that in the conflicts and tensions of the routine of teacher’s work emerge complex movements of escape, but also of confrontation and disruption, advancing the dissent, rescuing the collective social commitment and rightful recognition of the fundamental rights of every human being the citizenship.Key-words: flexible accumulation, teacher’s work, higher education, social roles.UFPRSantos, Sheila Daniela Medeiros dos2012-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16688Educar em Revista; v. 28, n. 46 (2012); p. 229-244Educar em Revista; v. 28, n. 46 (2012); p. 229-244Educar em Revista; v. 28, n. 46 (2012); p. 229-2441984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16688/19531https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16688/30808info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:45:37Zoai:revistas.ufpr.br:article/16688Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:45:37Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv The precarization teacher’s work in the higher education: from impasses to the possibilities of change
A precarização do trabalho docente no Ensino Superior: dos impasses às possibilidades de mudanças
title The precarization teacher’s work in the higher education: from impasses to the possibilities of change
spellingShingle The precarization teacher’s work in the higher education: from impasses to the possibilities of change
Santos, Sheila Daniela Medeiros dos
Educação; Tópicos Específicos da Educação
Educação; Tópicos Específicos de Educação; Trabalho Docente; Ensino Superior
7.08.00.00-6 Educação
title_short The precarization teacher’s work in the higher education: from impasses to the possibilities of change
title_full The precarization teacher’s work in the higher education: from impasses to the possibilities of change
title_fullStr The precarization teacher’s work in the higher education: from impasses to the possibilities of change
title_full_unstemmed The precarization teacher’s work in the higher education: from impasses to the possibilities of change
title_sort The precarization teacher’s work in the higher education: from impasses to the possibilities of change
author Santos, Sheila Daniela Medeiros dos
author_facet Santos, Sheila Daniela Medeiros dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sheila Daniela Medeiros dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Tópicos Específicos da Educação
Educação; Tópicos Específicos de Educação; Trabalho Docente; Ensino Superior
7.08.00.00-6 Educação
topic Educação; Tópicos Específicos da Educação
Educação; Tópicos Específicos de Educação; Trabalho Docente; Ensino Superior
7.08.00.00-6 Educação
description Este artigo tem por objetivo analisar o impacto do sistema de acumulação flexível e das concepções neoliberais no trabalho docente, aprofundando o estudo sobre a (re)significação dos papéis sociais de professor construídos/negociados nas relações que se instauram na docência do ensino superior. Para efetivar esse estudo, foram realizadas observações em uma universidade particular situada em um município da região de Campinas. As análises do material empírico, a partir dos pressupostos teórico-metodológicos de Antunes e Vigotski, mostraram que nos conflitos e tensões da cotidianidade do trabalho docente emergem complexos movimentos de fuga, mas também de enfrentamento e ruptura que promovem o dissenso resgatando o compromisso social coletivo e o devido reconhecimento dos direitos fundamentais de todo e qualquer ser humano à cidadania.Palavras-chave: acumulação flexível, trabalho docente, ensino superior, papéis sociais.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16688
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16688/19531
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16688/30808
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 28, n. 46 (2012); p. 229-244
Educar em Revista; v. 28, n. 46 (2012); p. 229-244
Educar em Revista; v. 28, n. 46 (2012); p. 229-244
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711897538265088