Integração de tecnologias digitais ao currículo: diálogos sobre desafios e dificuldades1
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76252 |
Resumo: | Neste artigo apresentamos alguns resultados de uma pesquisa cujoobjetivo foi o de investigar processos de integração de tecnologias digitaisao currículo escolar, identificando desafios e dificuldades que emergemde práticas pedagógicas em processos de integração. As questões quenortearam o desenvolvimento da pesquisa foram: como tecnologias digitaispodem ser integradas ao currículo escolar com vistas a inovar práticaspedagógicas e o currículo? Que desafios e dificuldades emergem de práticaspedagógicas em processos de integração de tecnologias digitais ao currículoescolar? Que ações de formação de professores podem contribuir comprocessos de integração de tecnologias digitais ao currículo escolar? Parao desenvolvimento da pesquisa, foram realizados estudos sobre integraçãode tecnologias digitais ao currículo escolar e formação de professores parauso de tecnologias digitais, articulados ao desenvolvimento de ações emescolas. Neste artigo iremos dialogar sobre processos iniciais de integração de tecnologia digital ao currículo investigados em três escolas públicas: um processo foi iniciado em parceria com professoras dos anos iniciais, outro em parceria com professores do Ensino Médio, e um terceiro processo foi desenvolvido em uma disciplina de graduação, no Ensino Superior. Os processos se caracterizam como inovadores, mas ficou evidente a necessidade de ações contínuas de formação de professores e investimento em infraestrutura tecnológica nas escolas para intensificar processos de integração nas escolas investigadas. |
id |
UFPR-4_9e0a2eb148c0c5a9fa7cf74286cd5198 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/76252 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Integração de tecnologias digitais ao currículo: diálogos sobre desafios e dificuldades1Neste artigo apresentamos alguns resultados de uma pesquisa cujoobjetivo foi o de investigar processos de integração de tecnologias digitaisao currículo escolar, identificando desafios e dificuldades que emergemde práticas pedagógicas em processos de integração. As questões quenortearam o desenvolvimento da pesquisa foram: como tecnologias digitaispodem ser integradas ao currículo escolar com vistas a inovar práticaspedagógicas e o currículo? Que desafios e dificuldades emergem de práticaspedagógicas em processos de integração de tecnologias digitais ao currículoescolar? Que ações de formação de professores podem contribuir comprocessos de integração de tecnologias digitais ao currículo escolar? Parao desenvolvimento da pesquisa, foram realizados estudos sobre integraçãode tecnologias digitais ao currículo escolar e formação de professores parauso de tecnologias digitais, articulados ao desenvolvimento de ações emescolas. Neste artigo iremos dialogar sobre processos iniciais de integração de tecnologia digital ao currículo investigados em três escolas públicas: um processo foi iniciado em parceria com professoras dos anos iniciais, outro em parceria com professores do Ensino Médio, e um terceiro processo foi desenvolvido em uma disciplina de graduação, no Ensino Superior. Os processos se caracterizam como inovadores, mas ficou evidente a necessidade de ações contínuas de formação de professores e investimento em infraestrutura tecnológica nas escolas para intensificar processos de integração nas escolas investigadas.UFPRScherer, Suelyda Silva Brito, Glaucia2020-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76252Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 20201984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76252/42534https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76252/42535Direitos autorais 2020 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-28T17:08:04Zoai:revistas.ufpr.br:article/76252Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2021-04-28T17:08:04Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Integração de tecnologias digitais ao currículo: diálogos sobre desafios e dificuldades1 |
title |
Integração de tecnologias digitais ao currículo: diálogos sobre desafios e dificuldades1 |
spellingShingle |
Integração de tecnologias digitais ao currículo: diálogos sobre desafios e dificuldades1 Scherer, Suely |
title_short |
Integração de tecnologias digitais ao currículo: diálogos sobre desafios e dificuldades1 |
title_full |
Integração de tecnologias digitais ao currículo: diálogos sobre desafios e dificuldades1 |
title_fullStr |
Integração de tecnologias digitais ao currículo: diálogos sobre desafios e dificuldades1 |
title_full_unstemmed |
Integração de tecnologias digitais ao currículo: diálogos sobre desafios e dificuldades1 |
title_sort |
Integração de tecnologias digitais ao currículo: diálogos sobre desafios e dificuldades1 |
author |
Scherer, Suely |
author_facet |
Scherer, Suely da Silva Brito, Glaucia |
author_role |
author |
author2 |
da Silva Brito, Glaucia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scherer, Suely da Silva Brito, Glaucia |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Neste artigo apresentamos alguns resultados de uma pesquisa cujoobjetivo foi o de investigar processos de integração de tecnologias digitaisao currículo escolar, identificando desafios e dificuldades que emergemde práticas pedagógicas em processos de integração. As questões quenortearam o desenvolvimento da pesquisa foram: como tecnologias digitaispodem ser integradas ao currículo escolar com vistas a inovar práticaspedagógicas e o currículo? Que desafios e dificuldades emergem de práticaspedagógicas em processos de integração de tecnologias digitais ao currículoescolar? Que ações de formação de professores podem contribuir comprocessos de integração de tecnologias digitais ao currículo escolar? Parao desenvolvimento da pesquisa, foram realizados estudos sobre integraçãode tecnologias digitais ao currículo escolar e formação de professores parauso de tecnologias digitais, articulados ao desenvolvimento de ações emescolas. Neste artigo iremos dialogar sobre processos iniciais de integração de tecnologia digital ao currículo investigados em três escolas públicas: um processo foi iniciado em parceria com professoras dos anos iniciais, outro em parceria com professores do Ensino Médio, e um terceiro processo foi desenvolvido em uma disciplina de graduação, no Ensino Superior. Os processos se caracterizam como inovadores, mas ficou evidente a necessidade de ações contínuas de formação de professores e investimento em infraestrutura tecnológica nas escolas para intensificar processos de integração nas escolas investigadas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76252 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76252 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76252/42534 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76252/42535 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020 Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020 Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711899231715328 |