Leitura de imagens e cultura visual: desenredando conceitos para a prática educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sardelich, Maria Emilia
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6485
Resumo: Quase tudo do pouco que conhecemos, em relação ao conhecimento produzido, nos chega pelos meios de informação e comunicação. Estes, por sua vez, também constroem imagens do mundo. Imagens para deleitar, entreter, vender, com mensagens sobre o que devemos vestir, comer, aparentar, pensar. Em nossa sociedade contemporânea discute-se a necessidade de uma alfabetização visual que se expressa em várias designações como: leitura de imagens e compreensão crítica da cultura visual. Freqüentes mudanças de expressões e conceitos dificultam o entendimento dessas propostas para o currículo escolar, a definição do/a professor/a responsável por tal conhecimento e o referencial teórico do mesmo. Este artigo apresenta os conceitos que fundamentam as propostas da leitura de imagens e cultura visual, sinalizando suas proximidades e distâncias. Contrasta alguns referenciais teóricos da antropologia, arte, educação, história, sociologia, e sugere linhas de trabalho em ambientes de aprendizagem com o intuito de refletir sobre nossa permanente formação como docentes.
id UFPR-4_b6cd22fdcaa09dd6af0b917c51b3ce25
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/6485
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Leitura de imagens e cultura visual: desenredando conceitos para a prática educativaImage reading and critical understanding of the visual culture: unraveling conceptsleitura; leitura de imagens; artefato visual; cultura visual; reading; image reading; visual artefact; visual cultureQuase tudo do pouco que conhecemos, em relação ao conhecimento produzido, nos chega pelos meios de informação e comunicação. Estes, por sua vez, também constroem imagens do mundo. Imagens para deleitar, entreter, vender, com mensagens sobre o que devemos vestir, comer, aparentar, pensar. Em nossa sociedade contemporânea discute-se a necessidade de uma alfabetização visual que se expressa em várias designações como: leitura de imagens e compreensão crítica da cultura visual. Freqüentes mudanças de expressões e conceitos dificultam o entendimento dessas propostas para o currículo escolar, a definição do/a professor/a responsável por tal conhecimento e o referencial teórico do mesmo. Este artigo apresenta os conceitos que fundamentam as propostas da leitura de imagens e cultura visual, sinalizando suas proximidades e distâncias. Contrasta alguns referenciais teóricos da antropologia, arte, educação, história, sociologia, e sugere linhas de trabalho em ambientes de aprendizagem com o intuito de refletir sobre nossa permanente formação como docentes.Almost everything from the little we know relating to manufactured knowledge comes to us by means of information and communication. This in turn also build images of the world. Images for pleasure, entertainment, trade, telling us what to wear, to eat, to think, how to look. In our contemporary society there is a debate about the need of a visual education that expresses itself in different denominations such as image reading and critical understanding of the visual culture. Frequent changes in expressions and concepts cause more difficulties in understanding these propositions in the national curriculum, the definition of the teachers responsible for this knowledge and the theoretical reference of it. This article intends to unravel the concepts that establish these different propositions, pointing out their similarities and differences. It contrasts theoretical references of the anthropology, art, education, history, sociology and suggests lines work in environments of learning with the intention of thinking our continued formation as teachers.UFPR2006-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6485Educar em Revista; v. 22, n. 27 (2006); p. 203-219Educar em Revista; v. 22, n. 27 (2006); p. 203-219Educar em Revista; v. 22, n. 27 (2006); p. 203-2191984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6485/4668https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6485/31476Sardelich, Maria Emiliainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:11:30Zoai:revistas.ufpr.br:article/6485Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:11:30Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura de imagens e cultura visual: desenredando conceitos para a prática educativa
Image reading and critical understanding of the visual culture: unraveling concepts
title Leitura de imagens e cultura visual: desenredando conceitos para a prática educativa
spellingShingle Leitura de imagens e cultura visual: desenredando conceitos para a prática educativa
Sardelich, Maria Emilia
leitura; leitura de imagens; artefato visual; cultura visual; reading; image reading; visual artefact; visual culture
title_short Leitura de imagens e cultura visual: desenredando conceitos para a prática educativa
title_full Leitura de imagens e cultura visual: desenredando conceitos para a prática educativa
title_fullStr Leitura de imagens e cultura visual: desenredando conceitos para a prática educativa
title_full_unstemmed Leitura de imagens e cultura visual: desenredando conceitos para a prática educativa
title_sort Leitura de imagens e cultura visual: desenredando conceitos para a prática educativa
author Sardelich, Maria Emilia
author_facet Sardelich, Maria Emilia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sardelich, Maria Emilia
dc.subject.por.fl_str_mv leitura; leitura de imagens; artefato visual; cultura visual; reading; image reading; visual artefact; visual culture
topic leitura; leitura de imagens; artefato visual; cultura visual; reading; image reading; visual artefact; visual culture
description Quase tudo do pouco que conhecemos, em relação ao conhecimento produzido, nos chega pelos meios de informação e comunicação. Estes, por sua vez, também constroem imagens do mundo. Imagens para deleitar, entreter, vender, com mensagens sobre o que devemos vestir, comer, aparentar, pensar. Em nossa sociedade contemporânea discute-se a necessidade de uma alfabetização visual que se expressa em várias designações como: leitura de imagens e compreensão crítica da cultura visual. Freqüentes mudanças de expressões e conceitos dificultam o entendimento dessas propostas para o currículo escolar, a definição do/a professor/a responsável por tal conhecimento e o referencial teórico do mesmo. Este artigo apresenta os conceitos que fundamentam as propostas da leitura de imagens e cultura visual, sinalizando suas proximidades e distâncias. Contrasta alguns referenciais teóricos da antropologia, arte, educação, história, sociologia, e sugere linhas de trabalho em ambientes de aprendizagem com o intuito de refletir sobre nossa permanente formação como docentes.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-10-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6485
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6485/4668
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6485/31476
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 22, n. 27 (2006); p. 203-219
Educar em Revista; v. 22, n. 27 (2006); p. 203-219
Educar em Revista; v. 22, n. 27 (2006); p. 203-219
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711901453647872