Educação global através do ensino em Português língua materna: um percurso formativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/61731 |
Resumo: | O estudo a que este texto se reporta visava, numa primeira fase, identificar as representações de futuros educadores de infância e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre a educação global e, posteriormente, caracterizar a forma como estas se refletiam na promoção e análise de situações de ensino/aprendizagem no campo da Educação em Português como língua materna. No âmbito de uma Unidade Curricular de um mestrado profissionalizante de Bolonha foram recolhidos e analisados dados provenientes de um questionário aplicado no início do semestre (representações iniciais) e de uma reflexão escrita individual entregue no final do percurso (representações finais), assim como sete planificações e respetivas fundamentações, orientadas para o desenvolvimento de competências em comunicação oral e escrita em Português a partir de uma perspetiva de educação global (desempenho). Neste texto, apresentamos o cruzamento dos resultados da análise de todos estes dados, que nos permitiu concluir que o percurso vivido na UC alterou a forma como as estudantes encaravam a educação global, mas também que sentiam muita dificuldade em a operacionalizar em articulação com o ensino e aprendizagem da língua materna, apesar de este processo ter sido abordado de uma forma transversal. |
id |
UFPR-4_b9feb641716712a91a7502206ebf6ea7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/61731 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação global através do ensino em Português língua materna: um percurso formativoCurrículo; Ensino-Aprendizagem; Tópicos específicos de educaçãoEducar; Ensino-aprendizagem; currículo; tópicos específicos de educaçãoCurrículos específicos para níveis e tipos de educação; Métodos e técnicas de ensino; Educação de adultosO estudo a que este texto se reporta visava, numa primeira fase, identificar as representações de futuros educadores de infância e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre a educação global e, posteriormente, caracterizar a forma como estas se refletiam na promoção e análise de situações de ensino/aprendizagem no campo da Educação em Português como língua materna. No âmbito de uma Unidade Curricular de um mestrado profissionalizante de Bolonha foram recolhidos e analisados dados provenientes de um questionário aplicado no início do semestre (representações iniciais) e de uma reflexão escrita individual entregue no final do percurso (representações finais), assim como sete planificações e respetivas fundamentações, orientadas para o desenvolvimento de competências em comunicação oral e escrita em Português a partir de uma perspetiva de educação global (desempenho). Neste texto, apresentamos o cruzamento dos resultados da análise de todos estes dados, que nos permitiu concluir que o percurso vivido na UC alterou a forma como as estudantes encaravam a educação global, mas também que sentiam muita dificuldade em a operacionalizar em articulação com o ensino e aprendizagem da língua materna, apesar de este processo ter sido abordado de uma forma transversal.UFPRFundação para a Ciência e Tecnologia (Projeto UID/CED/00194/2013)Sá, Cristina ManuelaMesquita, Luciana2020-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/61731Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 20201984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/61731/41203https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/61731/41204Direitos autorais 2020 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-28T17:08:04Zoai:revistas.ufpr.br:article/61731Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2021-04-28T17:08:04Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação global através do ensino em Português língua materna: um percurso formativo |
title |
Educação global através do ensino em Português língua materna: um percurso formativo |
spellingShingle |
Educação global através do ensino em Português língua materna: um percurso formativo Sá, Cristina Manuela Currículo; Ensino-Aprendizagem; Tópicos específicos de educação Educar; Ensino-aprendizagem; currículo; tópicos específicos de educação Currículos específicos para níveis e tipos de educação; Métodos e técnicas de ensino; Educação de adultos |
title_short |
Educação global através do ensino em Português língua materna: um percurso formativo |
title_full |
Educação global através do ensino em Português língua materna: um percurso formativo |
title_fullStr |
Educação global através do ensino em Português língua materna: um percurso formativo |
title_full_unstemmed |
Educação global através do ensino em Português língua materna: um percurso formativo |
title_sort |
Educação global através do ensino em Português língua materna: um percurso formativo |
author |
Sá, Cristina Manuela |
author_facet |
Sá, Cristina Manuela Mesquita, Luciana |
author_role |
author |
author2 |
Mesquita, Luciana |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fundação para a Ciência e Tecnologia (Projeto UID/CED/00194/2013) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sá, Cristina Manuela Mesquita, Luciana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo; Ensino-Aprendizagem; Tópicos específicos de educação Educar; Ensino-aprendizagem; currículo; tópicos específicos de educação Currículos específicos para níveis e tipos de educação; Métodos e técnicas de ensino; Educação de adultos |
topic |
Currículo; Ensino-Aprendizagem; Tópicos específicos de educação Educar; Ensino-aprendizagem; currículo; tópicos específicos de educação Currículos específicos para níveis e tipos de educação; Métodos e técnicas de ensino; Educação de adultos |
description |
O estudo a que este texto se reporta visava, numa primeira fase, identificar as representações de futuros educadores de infância e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre a educação global e, posteriormente, caracterizar a forma como estas se refletiam na promoção e análise de situações de ensino/aprendizagem no campo da Educação em Português como língua materna. No âmbito de uma Unidade Curricular de um mestrado profissionalizante de Bolonha foram recolhidos e analisados dados provenientes de um questionário aplicado no início do semestre (representações iniciais) e de uma reflexão escrita individual entregue no final do percurso (representações finais), assim como sete planificações e respetivas fundamentações, orientadas para o desenvolvimento de competências em comunicação oral e escrita em Português a partir de uma perspetiva de educação global (desempenho). Neste texto, apresentamos o cruzamento dos resultados da análise de todos estes dados, que nos permitiu concluir que o percurso vivido na UC alterou a forma como as estudantes encaravam a educação global, mas também que sentiam muita dificuldade em a operacionalizar em articulação com o ensino e aprendizagem da língua materna, apesar de este processo ter sido abordado de uma forma transversal. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/61731 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/61731 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/61731/41203 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/61731/41204 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020 Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020 Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711899165655040 |