A reescrita do texto literário de alunos dos anos iniciais da escolarização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36316 |
Resumo: | Analisam-se os processos de reescrita de textos com propósito literário produzidos por alunos de 4º ano do ensino fundamental, numa escola da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Os textos, mesmo depois de revisados pela professora, permanecem com um potencial inexplorado, considerando que as orientações para a reescrita se limitaram aos problemas gramaticais e/ou ortográficos. A qualidade aquém do desejável em relação ao efeito estético dos textos deve-se, principalmente, à falta de oportunidade para o aluno-autor testar os efeitos de sua escrita com os colegas de classe e/ou o professor, e de reescrevê-lo visando aprimorá-lo no sentido de obter uma aproximação maior com as características do texto literário. |
id |
UFPR-4_ba5827c8c5b0c447866edd90ff7a7ae0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/36316 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
A reescrita do texto literário de alunos dos anos iniciais da escolarizaçãoAnalisam-se os processos de reescrita de textos com propósito literário produzidos por alunos de 4º ano do ensino fundamental, numa escola da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Os textos, mesmo depois de revisados pela professora, permanecem com um potencial inexplorado, considerando que as orientações para a reescrita se limitaram aos problemas gramaticais e/ou ortográficos. A qualidade aquém do desejável em relação ao efeito estético dos textos deve-se, principalmente, à falta de oportunidade para o aluno-autor testar os efeitos de sua escrita com os colegas de classe e/ou o professor, e de reescrevê-lo visando aprimorá-lo no sentido de obter uma aproximação maior com as características do texto literário.UFPRDalla-Bona, Elisa MariaGusso, Angela Mari2014-05-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36316Educar em Revista; v. 30, n. 52 (2014); p. 69-84Educar em Revista; v. 30, n. 52 (2014); p. 69-84Educar em Revista; v. 30, n. 52 (2014); p. 69-841984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36316/22632https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36316/30668info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:10:22Zoai:revistas.ufpr.br:article/36316Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:10:22Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A reescrita do texto literário de alunos dos anos iniciais da escolarização |
title |
A reescrita do texto literário de alunos dos anos iniciais da escolarização |
spellingShingle |
A reescrita do texto literário de alunos dos anos iniciais da escolarização Dalla-Bona, Elisa Maria |
title_short |
A reescrita do texto literário de alunos dos anos iniciais da escolarização |
title_full |
A reescrita do texto literário de alunos dos anos iniciais da escolarização |
title_fullStr |
A reescrita do texto literário de alunos dos anos iniciais da escolarização |
title_full_unstemmed |
A reescrita do texto literário de alunos dos anos iniciais da escolarização |
title_sort |
A reescrita do texto literário de alunos dos anos iniciais da escolarização |
author |
Dalla-Bona, Elisa Maria |
author_facet |
Dalla-Bona, Elisa Maria Gusso, Angela Mari |
author_role |
author |
author2 |
Gusso, Angela Mari |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dalla-Bona, Elisa Maria Gusso, Angela Mari |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Analisam-se os processos de reescrita de textos com propósito literário produzidos por alunos de 4º ano do ensino fundamental, numa escola da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Os textos, mesmo depois de revisados pela professora, permanecem com um potencial inexplorado, considerando que as orientações para a reescrita se limitaram aos problemas gramaticais e/ou ortográficos. A qualidade aquém do desejável em relação ao efeito estético dos textos deve-se, principalmente, à falta de oportunidade para o aluno-autor testar os efeitos de sua escrita com os colegas de classe e/ou o professor, e de reescrevê-lo visando aprimorá-lo no sentido de obter uma aproximação maior com as características do texto literário. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-08 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36316 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36316 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36316/22632 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36316/30668 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 30, n. 52 (2014); p. 69-84 Educar em Revista; v. 30, n. 52 (2014); p. 69-84 Educar em Revista; v. 30, n. 52 (2014); p. 69-84 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711902634344448 |