A reescrita do texto literário de alunos dos anos iniciais da escolarização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalla-Bona, Elisa Maria
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Gusso, Angela Mari
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36316
Resumo: Analisam-se os processos de reescrita de textos com propósito literário produzidos por alunos de 4º ano do ensino fundamental, numa escola da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Os textos, mesmo depois de revisados pela professora, permanecem com um potencial inexplorado, considerando que as orientações para a reescrita se limitaram aos problemas gramaticais e/ou ortográficos. A qualidade aquém do desejável em relação ao efeito estético dos textos deve-se, principalmente, à falta de oportunidade para o aluno-autor testar os efeitos de sua escrita com os colegas de classe e/ou o professor, e de reescrevê-lo visando aprimorá-lo no sentido de obter uma aproximação maior com as características do texto literário.
id UFPR-4_ba5827c8c5b0c447866edd90ff7a7ae0
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/36316
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling A reescrita do texto literário de alunos dos anos iniciais da escolarizaçãoAnalisam-se os processos de reescrita de textos com propósito literário produzidos por alunos de 4º ano do ensino fundamental, numa escola da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Os textos, mesmo depois de revisados pela professora, permanecem com um potencial inexplorado, considerando que as orientações para a reescrita se limitaram aos problemas gramaticais e/ou ortográficos. A qualidade aquém do desejável em relação ao efeito estético dos textos deve-se, principalmente, à falta de oportunidade para o aluno-autor testar os efeitos de sua escrita com os colegas de classe e/ou o professor, e de reescrevê-lo visando aprimorá-lo no sentido de obter uma aproximação maior com as características do texto literário.UFPRDalla-Bona, Elisa MariaGusso, Angela Mari2014-05-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36316Educar em Revista; v. 30, n. 52 (2014); p. 69-84Educar em Revista; v. 30, n. 52 (2014); p. 69-84Educar em Revista; v. 30, n. 52 (2014); p. 69-841984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36316/22632https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36316/30668info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:10:22Zoai:revistas.ufpr.br:article/36316Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:10:22Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A reescrita do texto literário de alunos dos anos iniciais da escolarização
title A reescrita do texto literário de alunos dos anos iniciais da escolarização
spellingShingle A reescrita do texto literário de alunos dos anos iniciais da escolarização
Dalla-Bona, Elisa Maria
title_short A reescrita do texto literário de alunos dos anos iniciais da escolarização
title_full A reescrita do texto literário de alunos dos anos iniciais da escolarização
title_fullStr A reescrita do texto literário de alunos dos anos iniciais da escolarização
title_full_unstemmed A reescrita do texto literário de alunos dos anos iniciais da escolarização
title_sort A reescrita do texto literário de alunos dos anos iniciais da escolarização
author Dalla-Bona, Elisa Maria
author_facet Dalla-Bona, Elisa Maria
Gusso, Angela Mari
author_role author
author2 Gusso, Angela Mari
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalla-Bona, Elisa Maria
Gusso, Angela Mari
dc.subject.none.fl_str_mv


description Analisam-se os processos de reescrita de textos com propósito literário produzidos por alunos de 4º ano do ensino fundamental, numa escola da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Os textos, mesmo depois de revisados pela professora, permanecem com um potencial inexplorado, considerando que as orientações para a reescrita se limitaram aos problemas gramaticais e/ou ortográficos. A qualidade aquém do desejável em relação ao efeito estético dos textos deve-se, principalmente, à falta de oportunidade para o aluno-autor testar os efeitos de sua escrita com os colegas de classe e/ou o professor, e de reescrevê-lo visando aprimorá-lo no sentido de obter uma aproximação maior com as características do texto literário.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-08
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36316
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36316/22632
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36316/30668
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 30, n. 52 (2014); p. 69-84
Educar em Revista; v. 30, n. 52 (2014); p. 69-84
Educar em Revista; v. 30, n. 52 (2014); p. 69-84
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711902634344448