A importância da neuropsicologia para a educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1996 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36029 |
Resumo: | Diante das significativas mudanças socioculturais e dos rápidos avanços tecnológicos e científicos do mundo, a educação, como área de estudo e intervenção, viu-se diante da necessidade de uma avaliação de alguns de seus conceitos e atuações, a fim de poder acompanhar e corresponder às demandas do mundo moderno. O processo de ensino-aprendizagem, seus desvios e o tão indesejado fracasso escolar, transformaram-se em grandes desafios. A neuropsicologia vem promover a elucidação da relação entre os processos mentais e os sistemas neurofracionais envolvidos na aprendizagem, um diagnóstico mais claro e descritivo das alterações deste processo, assim como uma proposta moderna de intervenção. |
id |
UFPR-4_ba82d52068eb8a7af1c221d3d57f08db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/36029 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância da neuropsicologia para a educaçãoEducaçãoEducaçãoEducaçãoDiante das significativas mudanças socioculturais e dos rápidos avanços tecnológicos e científicos do mundo, a educação, como área de estudo e intervenção, viu-se diante da necessidade de uma avaliação de alguns de seus conceitos e atuações, a fim de poder acompanhar e corresponder às demandas do mundo moderno. O processo de ensino-aprendizagem, seus desvios e o tão indesejado fracasso escolar, transformaram-se em grandes desafios. A neuropsicologia vem promover a elucidação da relação entre os processos mentais e os sistemas neurofracionais envolvidos na aprendizagem, um diagnóstico mais claro e descritivo das alterações deste processo, assim como uma proposta moderna de intervenção.UFPRRiechi, Tatiana I. J. de SáRomanelli, Egídio José1996-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36029Educar em Revista; v. 12, n. 12 (1996); p. 141-145Educar em Revista; v. 12, n. 12 (1996); p. 141-145Educar em Revista; v. 12, n. 12 (1996); p. 141-1451984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36029/22218https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36029/30565info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T01:00:37Zoai:revistas.ufpr.br:article/36029Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T01:00:37Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da neuropsicologia para a educação |
title |
A importância da neuropsicologia para a educação |
spellingShingle |
A importância da neuropsicologia para a educação Riechi, Tatiana I. J. de Sá Educação Educação Educação |
title_short |
A importância da neuropsicologia para a educação |
title_full |
A importância da neuropsicologia para a educação |
title_fullStr |
A importância da neuropsicologia para a educação |
title_full_unstemmed |
A importância da neuropsicologia para a educação |
title_sort |
A importância da neuropsicologia para a educação |
author |
Riechi, Tatiana I. J. de Sá |
author_facet |
Riechi, Tatiana I. J. de Sá Romanelli, Egídio José |
author_role |
author |
author2 |
Romanelli, Egídio José |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Riechi, Tatiana I. J. de Sá Romanelli, Egídio José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação Educação |
topic |
Educação Educação Educação |
description |
Diante das significativas mudanças socioculturais e dos rápidos avanços tecnológicos e científicos do mundo, a educação, como área de estudo e intervenção, viu-se diante da necessidade de uma avaliação de alguns de seus conceitos e atuações, a fim de poder acompanhar e corresponder às demandas do mundo moderno. O processo de ensino-aprendizagem, seus desvios e o tão indesejado fracasso escolar, transformaram-se em grandes desafios. A neuropsicologia vem promover a elucidação da relação entre os processos mentais e os sistemas neurofracionais envolvidos na aprendizagem, um diagnóstico mais claro e descritivo das alterações deste processo, assim como uma proposta moderna de intervenção. |
publishDate |
1996 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1996-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36029 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36029 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36029/22218 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36029/30565 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 12, n. 12 (1996); p. 141-145 Educar em Revista; v. 12, n. 12 (1996); p. 141-145 Educar em Revista; v. 12, n. 12 (1996); p. 141-145 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711897492127744 |