Cuidados éticos nas interações síncronas no contexto das aulas on-line

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rêgo, Ana Paula Monteiro
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Mercado, Luis Paulo Leopoldo, Costa, Cleide Jane de Sá Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82903
Resumo: A pandemia da Covid-19 exigiu respostas emergenciais de todos os níveis da educação. O ensino intensificou a utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) e a interação virtual entre professores e estudantes passou a ser um grande desafio, determinando a necessidade de formação profissional e ampliando discussões acerca desse modelo. Esta pesquisa objetiva responder a questões a respeito dos cuidados éticos no contexto das aulas on-line. Apresenta uma análise dos cuidados éticos nas interações síncronas no cenário das aulas on-line, considerando a exposição da imagem dos participantes em encontros síncronos; a privacidade e a situação de vigilância no contexto das aulas on-line. Este é um estudo exploratório, qualitativo e de revisão bibliográfica desenvolvido a partir de artigos publicados em periódicos disponíveis no repositório da Capes, blogs da área de educação e comunicação e materiais publicados em plataformas de vídeo entre os anos de 2011 e 2021. Os resultados evidenciaram que professores e estudantes estão vulneráveis à exposição, à falta de privacidade e ao contexto de vigilância estabelecido pela educação on-line. A ausência de normatização de condutas em espaços digitais fragiliza professores e estudantes e oportuniza condutas que chegam à judicialização. Os cuidados éticos em contextos síncronos devem ser abordados em todos os níveis da formação docente e os estudantes devem ser educados para apresentarem condutas éticas como sujeitos dessa relação educativa virtual.  
id UFPR-4_c45b00e26c0cb52686e5844cb6440635
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/82903
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Cuidados éticos nas interações síncronas no contexto das aulas on-lineEducação; Tecnologia EducacionalInteração; Ética; Educação on-line; Aula on-lineTecnologia EducacionalA pandemia da Covid-19 exigiu respostas emergenciais de todos os níveis da educação. O ensino intensificou a utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) e a interação virtual entre professores e estudantes passou a ser um grande desafio, determinando a necessidade de formação profissional e ampliando discussões acerca desse modelo. Esta pesquisa objetiva responder a questões a respeito dos cuidados éticos no contexto das aulas on-line. Apresenta uma análise dos cuidados éticos nas interações síncronas no cenário das aulas on-line, considerando a exposição da imagem dos participantes em encontros síncronos; a privacidade e a situação de vigilância no contexto das aulas on-line. Este é um estudo exploratório, qualitativo e de revisão bibliográfica desenvolvido a partir de artigos publicados em periódicos disponíveis no repositório da Capes, blogs da área de educação e comunicação e materiais publicados em plataformas de vídeo entre os anos de 2011 e 2021. Os resultados evidenciaram que professores e estudantes estão vulneráveis à exposição, à falta de privacidade e ao contexto de vigilância estabelecido pela educação on-line. A ausência de normatização de condutas em espaços digitais fragiliza professores e estudantes e oportuniza condutas que chegam à judicialização. Os cuidados éticos em contextos síncronos devem ser abordados em todos os níveis da formação docente e os estudantes devem ser educados para apresentarem condutas éticas como sujeitos dessa relação educativa virtual.  UFPRRêgo, Ana Paula MonteiroMercado, Luis Paulo LeopoldoCosta, Cleide Jane de Sá Araújo2023-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82903Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e82903Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e82903Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e829031984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82903/49005https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82903/49007Direitos autorais 2023 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-12T13:13:19Zoai:revistas.ufpr.br:article/82903Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2023-12-12T13:13:19Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Cuidados éticos nas interações síncronas no contexto das aulas on-line
title Cuidados éticos nas interações síncronas no contexto das aulas on-line
spellingShingle Cuidados éticos nas interações síncronas no contexto das aulas on-line
Rêgo, Ana Paula Monteiro
Educação; Tecnologia Educacional
Interação; Ética; Educação on-line; Aula on-line
Tecnologia Educacional
title_short Cuidados éticos nas interações síncronas no contexto das aulas on-line
title_full Cuidados éticos nas interações síncronas no contexto das aulas on-line
title_fullStr Cuidados éticos nas interações síncronas no contexto das aulas on-line
title_full_unstemmed Cuidados éticos nas interações síncronas no contexto das aulas on-line
title_sort Cuidados éticos nas interações síncronas no contexto das aulas on-line
author Rêgo, Ana Paula Monteiro
author_facet Rêgo, Ana Paula Monteiro
Mercado, Luis Paulo Leopoldo
Costa, Cleide Jane de Sá Araújo
author_role author
author2 Mercado, Luis Paulo Leopoldo
Costa, Cleide Jane de Sá Araújo
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rêgo, Ana Paula Monteiro
Mercado, Luis Paulo Leopoldo
Costa, Cleide Jane de Sá Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Tecnologia Educacional
Interação; Ética; Educação on-line; Aula on-line
Tecnologia Educacional
topic Educação; Tecnologia Educacional
Interação; Ética; Educação on-line; Aula on-line
Tecnologia Educacional
description A pandemia da Covid-19 exigiu respostas emergenciais de todos os níveis da educação. O ensino intensificou a utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) e a interação virtual entre professores e estudantes passou a ser um grande desafio, determinando a necessidade de formação profissional e ampliando discussões acerca desse modelo. Esta pesquisa objetiva responder a questões a respeito dos cuidados éticos no contexto das aulas on-line. Apresenta uma análise dos cuidados éticos nas interações síncronas no cenário das aulas on-line, considerando a exposição da imagem dos participantes em encontros síncronos; a privacidade e a situação de vigilância no contexto das aulas on-line. Este é um estudo exploratório, qualitativo e de revisão bibliográfica desenvolvido a partir de artigos publicados em periódicos disponíveis no repositório da Capes, blogs da área de educação e comunicação e materiais publicados em plataformas de vídeo entre os anos de 2011 e 2021. Os resultados evidenciaram que professores e estudantes estão vulneráveis à exposição, à falta de privacidade e ao contexto de vigilância estabelecido pela educação on-line. A ausência de normatização de condutas em espaços digitais fragiliza professores e estudantes e oportuniza condutas que chegam à judicialização. Os cuidados éticos em contextos síncronos devem ser abordados em todos os níveis da formação docente e os estudantes devem ser educados para apresentarem condutas éticas como sujeitos dessa relação educativa virtual.  
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-22
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82903
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82903
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82903/49005
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82903/49007
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e82903
Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e82903
Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e82903
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711900782559232