Cuidados éticos nas interações síncronas no contexto das aulas on-line
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82903 |
Resumo: | A pandemia da Covid-19 exigiu respostas emergenciais de todos os níveis da educação. O ensino intensificou a utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) e a interação virtual entre professores e estudantes passou a ser um grande desafio, determinando a necessidade de formação profissional e ampliando discussões acerca desse modelo. Esta pesquisa objetiva responder a questões a respeito dos cuidados éticos no contexto das aulas on-line. Apresenta uma análise dos cuidados éticos nas interações síncronas no cenário das aulas on-line, considerando a exposição da imagem dos participantes em encontros síncronos; a privacidade e a situação de vigilância no contexto das aulas on-line. Este é um estudo exploratório, qualitativo e de revisão bibliográfica desenvolvido a partir de artigos publicados em periódicos disponíveis no repositório da Capes, blogs da área de educação e comunicação e materiais publicados em plataformas de vídeo entre os anos de 2011 e 2021. Os resultados evidenciaram que professores e estudantes estão vulneráveis à exposição, à falta de privacidade e ao contexto de vigilância estabelecido pela educação on-line. A ausência de normatização de condutas em espaços digitais fragiliza professores e estudantes e oportuniza condutas que chegam à judicialização. Os cuidados éticos em contextos síncronos devem ser abordados em todos os níveis da formação docente e os estudantes devem ser educados para apresentarem condutas éticas como sujeitos dessa relação educativa virtual. |
id |
UFPR-4_c45b00e26c0cb52686e5844cb6440635 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/82903 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Cuidados éticos nas interações síncronas no contexto das aulas on-lineEducação; Tecnologia EducacionalInteração; Ética; Educação on-line; Aula on-lineTecnologia EducacionalA pandemia da Covid-19 exigiu respostas emergenciais de todos os níveis da educação. O ensino intensificou a utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) e a interação virtual entre professores e estudantes passou a ser um grande desafio, determinando a necessidade de formação profissional e ampliando discussões acerca desse modelo. Esta pesquisa objetiva responder a questões a respeito dos cuidados éticos no contexto das aulas on-line. Apresenta uma análise dos cuidados éticos nas interações síncronas no cenário das aulas on-line, considerando a exposição da imagem dos participantes em encontros síncronos; a privacidade e a situação de vigilância no contexto das aulas on-line. Este é um estudo exploratório, qualitativo e de revisão bibliográfica desenvolvido a partir de artigos publicados em periódicos disponíveis no repositório da Capes, blogs da área de educação e comunicação e materiais publicados em plataformas de vídeo entre os anos de 2011 e 2021. Os resultados evidenciaram que professores e estudantes estão vulneráveis à exposição, à falta de privacidade e ao contexto de vigilância estabelecido pela educação on-line. A ausência de normatização de condutas em espaços digitais fragiliza professores e estudantes e oportuniza condutas que chegam à judicialização. Os cuidados éticos em contextos síncronos devem ser abordados em todos os níveis da formação docente e os estudantes devem ser educados para apresentarem condutas éticas como sujeitos dessa relação educativa virtual. UFPRRêgo, Ana Paula MonteiroMercado, Luis Paulo LeopoldoCosta, Cleide Jane de Sá Araújo2023-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82903Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e82903Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e82903Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e829031984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82903/49005https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82903/49007Direitos autorais 2023 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-12T13:13:19Zoai:revistas.ufpr.br:article/82903Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2023-12-12T13:13:19Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cuidados éticos nas interações síncronas no contexto das aulas on-line |
title |
Cuidados éticos nas interações síncronas no contexto das aulas on-line |
spellingShingle |
Cuidados éticos nas interações síncronas no contexto das aulas on-line Rêgo, Ana Paula Monteiro Educação; Tecnologia Educacional Interação; Ética; Educação on-line; Aula on-line Tecnologia Educacional |
title_short |
Cuidados éticos nas interações síncronas no contexto das aulas on-line |
title_full |
Cuidados éticos nas interações síncronas no contexto das aulas on-line |
title_fullStr |
Cuidados éticos nas interações síncronas no contexto das aulas on-line |
title_full_unstemmed |
Cuidados éticos nas interações síncronas no contexto das aulas on-line |
title_sort |
Cuidados éticos nas interações síncronas no contexto das aulas on-line |
author |
Rêgo, Ana Paula Monteiro |
author_facet |
Rêgo, Ana Paula Monteiro Mercado, Luis Paulo Leopoldo Costa, Cleide Jane de Sá Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Mercado, Luis Paulo Leopoldo Costa, Cleide Jane de Sá Araújo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rêgo, Ana Paula Monteiro Mercado, Luis Paulo Leopoldo Costa, Cleide Jane de Sá Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Tecnologia Educacional Interação; Ética; Educação on-line; Aula on-line Tecnologia Educacional |
topic |
Educação; Tecnologia Educacional Interação; Ética; Educação on-line; Aula on-line Tecnologia Educacional |
description |
A pandemia da Covid-19 exigiu respostas emergenciais de todos os níveis da educação. O ensino intensificou a utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) e a interação virtual entre professores e estudantes passou a ser um grande desafio, determinando a necessidade de formação profissional e ampliando discussões acerca desse modelo. Esta pesquisa objetiva responder a questões a respeito dos cuidados éticos no contexto das aulas on-line. Apresenta uma análise dos cuidados éticos nas interações síncronas no cenário das aulas on-line, considerando a exposição da imagem dos participantes em encontros síncronos; a privacidade e a situação de vigilância no contexto das aulas on-line. Este é um estudo exploratório, qualitativo e de revisão bibliográfica desenvolvido a partir de artigos publicados em periódicos disponíveis no repositório da Capes, blogs da área de educação e comunicação e materiais publicados em plataformas de vídeo entre os anos de 2011 e 2021. Os resultados evidenciaram que professores e estudantes estão vulneráveis à exposição, à falta de privacidade e ao contexto de vigilância estabelecido pela educação on-line. A ausência de normatização de condutas em espaços digitais fragiliza professores e estudantes e oportuniza condutas que chegam à judicialização. Os cuidados éticos em contextos síncronos devem ser abordados em todos os níveis da formação docente e os estudantes devem ser educados para apresentarem condutas éticas como sujeitos dessa relação educativa virtual. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-22 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82903 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82903 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82903/49005 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82903/49007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e82903 Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e82903 Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e82903 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711900782559232 |