Mediação pedagógica o sucesso de uma experiência educacional online
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1214 |
Resumo: | Considerando que toda interação da educação online ocorre através de interfaces digitais, pode-se supor que a mediação pedagógica seja um importante fator para o sucesso de uma experiência educacional on-line. O desafio se estabelece quando este princípio é confrontado por projetos educacionais pautados na educação de massa. As características de uma educação em larga escala se chocam e podem até mesmo ameaçar, propostas educacionais que preconizem a mediação pedagógica como princípio educacional básico. Tendo em vista esta perspectiva, buscou-se examinar se existiu uma relação de dependência entre o sucesso de uma experiência educacional online e diferenças na interação pedagógica mediada de docentes on-line. A fim de examinar esta questão, foram coletadas informações sobre os resultados de uma disciplina online de orientação de Trabalho de Conclusão de Cursos (TCC), em um curso de Pós-Graduação a distância. Utilizando parâmetros relacionados: a situação e resultados da orientação e ao grau de interação estabelecido pelos professores orientadores, foi aplicado o teste estatístico Chi Quadrado, que revelou que a interação pedagógica mediada é estatisticamente significante para o sucesso de uma experiência educacional online. |
id |
UNICAMP-19_52f5f53c463dac467e710ed18c4167b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1214 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Mediação pedagógica o sucesso de uma experiência educacional onlineEducação on-line. Mediação pedagógica. Interação. Experiência educacional.Educação a distânciaConsiderando que toda interação da educação online ocorre através de interfaces digitais, pode-se supor que a mediação pedagógica seja um importante fator para o sucesso de uma experiência educacional on-line. O desafio se estabelece quando este princípio é confrontado por projetos educacionais pautados na educação de massa. As características de uma educação em larga escala se chocam e podem até mesmo ameaçar, propostas educacionais que preconizem a mediação pedagógica como princípio educacional básico. Tendo em vista esta perspectiva, buscou-se examinar se existiu uma relação de dependência entre o sucesso de uma experiência educacional online e diferenças na interação pedagógica mediada de docentes on-line. A fim de examinar esta questão, foram coletadas informações sobre os resultados de uma disciplina online de orientação de Trabalho de Conclusão de Cursos (TCC), em um curso de Pós-Graduação a distância. Utilizando parâmetros relacionados: a situação e resultados da orientação e ao grau de interação estabelecido pelos professores orientadores, foi aplicado o teste estatístico Chi Quadrado, que revelou que a interação pedagógica mediada é estatisticamente significante para o sucesso de uma experiência educacional online.Universidade Estadual de Campinas2010-11-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/121410.20396/etd.v12i0.1214ETD - Educação Temática Digital; v. 12 (2011): Número Especial: "Tecnologias na educação"; 287-314ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 (2011): Número Especial: "Tecnologias na educação"; 287-314ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 (2011): Número Especial: "Tecnologias na educação"; 287-3141676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1214/pdf_61Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchnitman, Ivana Maria2017-09-25T08:39:31Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1214Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:05.146895ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mediação pedagógica o sucesso de uma experiência educacional online |
title |
Mediação pedagógica o sucesso de uma experiência educacional online |
spellingShingle |
Mediação pedagógica o sucesso de uma experiência educacional online Schnitman, Ivana Maria Educação on-line. Mediação pedagógica. Interação. Experiência educacional. Educação a distância |
title_short |
Mediação pedagógica o sucesso de uma experiência educacional online |
title_full |
Mediação pedagógica o sucesso de uma experiência educacional online |
title_fullStr |
Mediação pedagógica o sucesso de uma experiência educacional online |
title_full_unstemmed |
Mediação pedagógica o sucesso de uma experiência educacional online |
title_sort |
Mediação pedagógica o sucesso de uma experiência educacional online |
author |
Schnitman, Ivana Maria |
author_facet |
Schnitman, Ivana Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schnitman, Ivana Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação on-line. Mediação pedagógica. Interação. Experiência educacional. Educação a distância |
topic |
Educação on-line. Mediação pedagógica. Interação. Experiência educacional. Educação a distância |
description |
Considerando que toda interação da educação online ocorre através de interfaces digitais, pode-se supor que a mediação pedagógica seja um importante fator para o sucesso de uma experiência educacional on-line. O desafio se estabelece quando este princípio é confrontado por projetos educacionais pautados na educação de massa. As características de uma educação em larga escala se chocam e podem até mesmo ameaçar, propostas educacionais que preconizem a mediação pedagógica como princípio educacional básico. Tendo em vista esta perspectiva, buscou-se examinar se existiu uma relação de dependência entre o sucesso de uma experiência educacional online e diferenças na interação pedagógica mediada de docentes on-line. A fim de examinar esta questão, foram coletadas informações sobre os resultados de uma disciplina online de orientação de Trabalho de Conclusão de Cursos (TCC), em um curso de Pós-Graduação a distância. Utilizando parâmetros relacionados: a situação e resultados da orientação e ao grau de interação estabelecido pelos professores orientadores, foi aplicado o teste estatístico Chi Quadrado, que revelou que a interação pedagógica mediada é estatisticamente significante para o sucesso de uma experiência educacional online. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-11-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1214 10.20396/etd.v12i0.1214 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1214 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v12i0.1214 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1214/pdf_61 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 12 (2011): Número Especial: "Tecnologias na educação"; 287-314 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 (2011): Número Especial: "Tecnologias na educação"; 287-314 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 (2011): Número Especial: "Tecnologias na educação"; 287-314 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216652397150208 |