Mediação pedagógica o sucesso de uma experiência educacional online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schnitman, Ivana Maria
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1214
Resumo: Considerando que toda interação da educação online ocorre através de interfaces digitais, pode-se supor que a mediação pedagógica seja um importante fator para o sucesso de uma experiência educacional on-line. O desafio se estabelece quando este princípio é confrontado por projetos educacionais pautados na educação de massa. As características de uma educação em larga escala se chocam e podem até mesmo ameaçar, propostas educacionais que preconizem a mediação pedagógica como princípio educacional básico. Tendo em vista esta perspectiva, buscou-se examinar se existiu uma relação de dependência entre o sucesso de uma experiência educacional online e diferenças na interação pedagógica mediada de docentes on-line. A fim de examinar esta questão, foram coletadas informações sobre os resultados de uma disciplina online de orientação de Trabalho de Conclusão de Cursos (TCC), em um curso de Pós-Graduação a distância. Utilizando parâmetros relacionados: a situação e resultados da orientação e ao grau de interação estabelecido pelos professores orientadores, foi aplicado o teste estatístico Chi Quadrado, que revelou que a interação pedagógica mediada é estatisticamente significante para o sucesso de uma experiência educacional online.
id UNICAMP-19_52f5f53c463dac467e710ed18c4167b7
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1214
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Mediação pedagógica o sucesso de uma experiência educacional onlineEducação on-line. Mediação pedagógica. Interação. Experiência educacional.Educação a distânciaConsiderando que toda interação da educação online ocorre através de interfaces digitais, pode-se supor que a mediação pedagógica seja um importante fator para o sucesso de uma experiência educacional on-line. O desafio se estabelece quando este princípio é confrontado por projetos educacionais pautados na educação de massa. As características de uma educação em larga escala se chocam e podem até mesmo ameaçar, propostas educacionais que preconizem a mediação pedagógica como princípio educacional básico. Tendo em vista esta perspectiva, buscou-se examinar se existiu uma relação de dependência entre o sucesso de uma experiência educacional online e diferenças na interação pedagógica mediada de docentes on-line. A fim de examinar esta questão, foram coletadas informações sobre os resultados de uma disciplina online de orientação de Trabalho de Conclusão de Cursos (TCC), em um curso de Pós-Graduação a distância. Utilizando parâmetros relacionados: a situação e resultados da orientação e ao grau de interação estabelecido pelos professores orientadores, foi aplicado o teste estatístico Chi Quadrado, que revelou que a interação pedagógica mediada é estatisticamente significante para o sucesso de uma experiência educacional online.Universidade Estadual de Campinas2010-11-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/121410.20396/etd.v12i0.1214ETD - Educação Temática Digital; v. 12 (2011): Número Especial: "Tecnologias na educação"; 287-314ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 (2011): Número Especial: "Tecnologias na educação"; 287-314ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 (2011): Número Especial: "Tecnologias na educação"; 287-3141676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1214/pdf_61Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchnitman, Ivana Maria2017-09-25T08:39:31Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1214Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:05.146895ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mediação pedagógica o sucesso de uma experiência educacional online
title Mediação pedagógica o sucesso de uma experiência educacional online
spellingShingle Mediação pedagógica o sucesso de uma experiência educacional online
Schnitman, Ivana Maria
Educação on-line. Mediação pedagógica. Interação. Experiência educacional.
Educação a distância
title_short Mediação pedagógica o sucesso de uma experiência educacional online
title_full Mediação pedagógica o sucesso de uma experiência educacional online
title_fullStr Mediação pedagógica o sucesso de uma experiência educacional online
title_full_unstemmed Mediação pedagógica o sucesso de uma experiência educacional online
title_sort Mediação pedagógica o sucesso de uma experiência educacional online
author Schnitman, Ivana Maria
author_facet Schnitman, Ivana Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schnitman, Ivana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação on-line. Mediação pedagógica. Interação. Experiência educacional.
Educação a distância
topic Educação on-line. Mediação pedagógica. Interação. Experiência educacional.
Educação a distância
description Considerando que toda interação da educação online ocorre através de interfaces digitais, pode-se supor que a mediação pedagógica seja um importante fator para o sucesso de uma experiência educacional on-line. O desafio se estabelece quando este princípio é confrontado por projetos educacionais pautados na educação de massa. As características de uma educação em larga escala se chocam e podem até mesmo ameaçar, propostas educacionais que preconizem a mediação pedagógica como princípio educacional básico. Tendo em vista esta perspectiva, buscou-se examinar se existiu uma relação de dependência entre o sucesso de uma experiência educacional online e diferenças na interação pedagógica mediada de docentes on-line. A fim de examinar esta questão, foram coletadas informações sobre os resultados de uma disciplina online de orientação de Trabalho de Conclusão de Cursos (TCC), em um curso de Pós-Graduação a distância. Utilizando parâmetros relacionados: a situação e resultados da orientação e ao grau de interação estabelecido pelos professores orientadores, foi aplicado o teste estatístico Chi Quadrado, que revelou que a interação pedagógica mediada é estatisticamente significante para o sucesso de uma experiência educacional online.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1214
10.20396/etd.v12i0.1214
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1214
identifier_str_mv 10.20396/etd.v12i0.1214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1214/pdf_61
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 12 (2011): Número Especial: "Tecnologias na educação"; 287-314
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 (2011): Número Especial: "Tecnologias na educação"; 287-314
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 (2011): Número Especial: "Tecnologias na educação"; 287-314
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216652397150208