Educação inclusiva: desafio, descuido e responsabilidade de cursos de licenciatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32950 |
Resumo: | O ensaio foca a formação obtida em cursos de graduação no âmbito das Licenciaturas e sua implicação na preparação profissional para a docência com vistas à inclusão escolar de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais. Nesse contexto, a contribuição que os cursos de Licenciatura podem assumir no que diz respeito à ressignificação do espaço/tempo de formação profissional oferecido no âmbito da graduação é a interlocução problematizadora entre vivência e intervenção profissional que se dão ao longo do processo de construção do ser docente. A metáfora da orquestra alerta para a intencionalidade presente nos projetos de formação docente dos cursos de Licenciatura afinados com a ideia de uma Educação Inclusiva, como uma utopia necessária à escola. |
id |
UFPR-4_c5e1a6ca858bca8ac87d7a4a85fb4c31 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/32950 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação inclusiva: desafio, descuido e responsabilidade de cursos de licenciaturaEducação; Educação Especial; Educação Inclusiva; Formação ProfissionalEducação Inclusiva; Formação Profissional para Docência; LicenciaturaEducação; Educação Especial; Educação PermanenteO ensaio foca a formação obtida em cursos de graduação no âmbito das Licenciaturas e sua implicação na preparação profissional para a docência com vistas à inclusão escolar de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais. Nesse contexto, a contribuição que os cursos de Licenciatura podem assumir no que diz respeito à ressignificação do espaço/tempo de formação profissional oferecido no âmbito da graduação é a interlocução problematizadora entre vivência e intervenção profissional que se dão ao longo do processo de construção do ser docente. A metáfora da orquestra alerta para a intencionalidade presente nos projetos de formação docente dos cursos de Licenciatura afinados com a ideia de uma Educação Inclusiva, como uma utopia necessária à escola.UFPRFundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do ParanáCruz, Gilmar de CarvalhoGlat, Rosana2014-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32950Educar em Revista; v. 30, n. 52 (2014); p. 257-273Educar em Revista; v. 30, n. 52 (2014); p. 257-273Educar em Revista; v. 30, n. 52 (2014); p. 257-2731984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32950/22650https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32950/30678info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:10:22Zoai:revistas.ufpr.br:article/32950Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:10:22Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação inclusiva: desafio, descuido e responsabilidade de cursos de licenciatura |
title |
Educação inclusiva: desafio, descuido e responsabilidade de cursos de licenciatura |
spellingShingle |
Educação inclusiva: desafio, descuido e responsabilidade de cursos de licenciatura Cruz, Gilmar de Carvalho Educação; Educação Especial; Educação Inclusiva; Formação Profissional Educação Inclusiva; Formação Profissional para Docência; Licenciatura Educação; Educação Especial; Educação Permanente |
title_short |
Educação inclusiva: desafio, descuido e responsabilidade de cursos de licenciatura |
title_full |
Educação inclusiva: desafio, descuido e responsabilidade de cursos de licenciatura |
title_fullStr |
Educação inclusiva: desafio, descuido e responsabilidade de cursos de licenciatura |
title_full_unstemmed |
Educação inclusiva: desafio, descuido e responsabilidade de cursos de licenciatura |
title_sort |
Educação inclusiva: desafio, descuido e responsabilidade de cursos de licenciatura |
author |
Cruz, Gilmar de Carvalho |
author_facet |
Cruz, Gilmar de Carvalho Glat, Rosana |
author_role |
author |
author2 |
Glat, Rosana |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Gilmar de Carvalho Glat, Rosana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Educação Especial; Educação Inclusiva; Formação Profissional Educação Inclusiva; Formação Profissional para Docência; Licenciatura Educação; Educação Especial; Educação Permanente |
topic |
Educação; Educação Especial; Educação Inclusiva; Formação Profissional Educação Inclusiva; Formação Profissional para Docência; Licenciatura Educação; Educação Especial; Educação Permanente |
description |
O ensaio foca a formação obtida em cursos de graduação no âmbito das Licenciaturas e sua implicação na preparação profissional para a docência com vistas à inclusão escolar de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais. Nesse contexto, a contribuição que os cursos de Licenciatura podem assumir no que diz respeito à ressignificação do espaço/tempo de formação profissional oferecido no âmbito da graduação é a interlocução problematizadora entre vivência e intervenção profissional que se dão ao longo do processo de construção do ser docente. A metáfora da orquestra alerta para a intencionalidade presente nos projetos de formação docente dos cursos de Licenciatura afinados com a ideia de uma Educação Inclusiva, como uma utopia necessária à escola. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-06 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32950 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32950 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32950/22650 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32950/30678 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 30, n. 52 (2014); p. 257-273 Educar em Revista; v. 30, n. 52 (2014); p. 257-273 Educar em Revista; v. 30, n. 52 (2014); p. 257-273 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711902069161984 |