Educação inclusiva: desafio, descuido e responsabilidade de cursos de licenciatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Gilmar de Carvalho
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Glat, Rosana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32950
Resumo: O ensaio foca a formação obtida em cursos de graduação no âmbito das Licenciaturas e sua implicação na preparação profissional para a docência com vistas à inclusão escolar de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais. Nesse contexto, a contribuição que os cursos de Licenciatura podem assumir no que diz respeito à ressignificação do espaço/tempo de formação profissional oferecido no âmbito da graduação é a interlocução problematizadora entre vivência e intervenção profissional que se dão ao longo do processo de construção do ser docente. A metáfora da orquestra alerta para a intencionalidade presente nos projetos de formação docente dos cursos de Licenciatura afinados com a ideia de uma Educação Inclusiva, como uma utopia necessária à escola.
id UFPR-4_c5e1a6ca858bca8ac87d7a4a85fb4c31
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/32950
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Educação inclusiva: desafio, descuido e responsabilidade de cursos de licenciaturaEducação; Educação Especial; Educação Inclusiva; Formação ProfissionalEducação Inclusiva; Formação Profissional para Docência; LicenciaturaEducação; Educação Especial; Educação PermanenteO ensaio foca a formação obtida em cursos de graduação no âmbito das Licenciaturas e sua implicação na preparação profissional para a docência com vistas à inclusão escolar de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais. Nesse contexto, a contribuição que os cursos de Licenciatura podem assumir no que diz respeito à ressignificação do espaço/tempo de formação profissional oferecido no âmbito da graduação é a interlocução problematizadora entre vivência e intervenção profissional que se dão ao longo do processo de construção do ser docente. A metáfora da orquestra alerta para a intencionalidade presente nos projetos de formação docente dos cursos de Licenciatura afinados com a ideia de uma Educação Inclusiva, como uma utopia necessária à escola.UFPRFundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do ParanáCruz, Gilmar de CarvalhoGlat, Rosana2014-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32950Educar em Revista; v. 30, n. 52 (2014); p. 257-273Educar em Revista; v. 30, n. 52 (2014); p. 257-273Educar em Revista; v. 30, n. 52 (2014); p. 257-2731984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32950/22650https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32950/30678info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:10:22Zoai:revistas.ufpr.br:article/32950Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:10:22Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação inclusiva: desafio, descuido e responsabilidade de cursos de licenciatura
title Educação inclusiva: desafio, descuido e responsabilidade de cursos de licenciatura
spellingShingle Educação inclusiva: desafio, descuido e responsabilidade de cursos de licenciatura
Cruz, Gilmar de Carvalho
Educação; Educação Especial; Educação Inclusiva; Formação Profissional
Educação Inclusiva; Formação Profissional para Docência; Licenciatura
Educação; Educação Especial; Educação Permanente
title_short Educação inclusiva: desafio, descuido e responsabilidade de cursos de licenciatura
title_full Educação inclusiva: desafio, descuido e responsabilidade de cursos de licenciatura
title_fullStr Educação inclusiva: desafio, descuido e responsabilidade de cursos de licenciatura
title_full_unstemmed Educação inclusiva: desafio, descuido e responsabilidade de cursos de licenciatura
title_sort Educação inclusiva: desafio, descuido e responsabilidade de cursos de licenciatura
author Cruz, Gilmar de Carvalho
author_facet Cruz, Gilmar de Carvalho
Glat, Rosana
author_role author
author2 Glat, Rosana
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Gilmar de Carvalho
Glat, Rosana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Educação Especial; Educação Inclusiva; Formação Profissional
Educação Inclusiva; Formação Profissional para Docência; Licenciatura
Educação; Educação Especial; Educação Permanente
topic Educação; Educação Especial; Educação Inclusiva; Formação Profissional
Educação Inclusiva; Formação Profissional para Docência; Licenciatura
Educação; Educação Especial; Educação Permanente
description O ensaio foca a formação obtida em cursos de graduação no âmbito das Licenciaturas e sua implicação na preparação profissional para a docência com vistas à inclusão escolar de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais. Nesse contexto, a contribuição que os cursos de Licenciatura podem assumir no que diz respeito à ressignificação do espaço/tempo de formação profissional oferecido no âmbito da graduação é a interlocução problematizadora entre vivência e intervenção profissional que se dão ao longo do processo de construção do ser docente. A metáfora da orquestra alerta para a intencionalidade presente nos projetos de formação docente dos cursos de Licenciatura afinados com a ideia de uma Educação Inclusiva, como uma utopia necessária à escola.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-06
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32950
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32950/22650
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32950/30678
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 30, n. 52 (2014); p. 257-273
Educar em Revista; v. 30, n. 52 (2014); p. 257-273
Educar em Revista; v. 30, n. 52 (2014); p. 257-273
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711902069161984