Educação ambiental escolar, formação humana e formação de professores: articulações necessárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Campos, Luciana Maria Lunardi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38112
Resumo: Dentre as estratégias da educação ambiental nas escolas de educação básica no Brasil está a necessidade de pensarmos sua inserção através dos currículos escolares. Isso nos remete, entre outras, à questão da formação dos professores. Essa formação, segundo a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei no 9.394/96), deve ser realizada em nível superior. Considerando-se que esses professores são formados principalmente nos cursos de licenciatura, este artigo tem como objetivo problematizar a formação inicial de professores no ensino superior, refletindo sobre seu papel na educação ambiental na educação básica. Trata da inserção curricular da educação ambiental na perspectiva de formação humana plena e a formação dos professores como educadores ambientais como protagonistas deste processo. Tendo como referência a Pedagogia Histórico-Crítica, que defende que o papel da escola é a sistematização dos saberes elaborados pela cultura, o artigo traz também algumas análises da política de formação de professores da educação básica nos cursos de Licenciatura.
id UFPR-4_d186fb24ef662a90cf179d207a7c9a1a
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/38112
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Educação ambiental escolar, formação humana e formação de professores: articulações necessáriasDentre as estratégias da educação ambiental nas escolas de educação básica no Brasil está a necessidade de pensarmos sua inserção através dos currículos escolares. Isso nos remete, entre outras, à questão da formação dos professores. Essa formação, segundo a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei no 9.394/96), deve ser realizada em nível superior. Considerando-se que esses professores são formados principalmente nos cursos de licenciatura, este artigo tem como objetivo problematizar a formação inicial de professores no ensino superior, refletindo sobre seu papel na educação ambiental na educação básica. Trata da inserção curricular da educação ambiental na perspectiva de formação humana plena e a formação dos professores como educadores ambientais como protagonistas deste processo. Tendo como referência a Pedagogia Histórico-Crítica, que defende que o papel da escola é a sistematização dos saberes elaborados pela cultura, o artigo traz também algumas análises da política de formação de professores da educação básica nos cursos de Licenciatura.UFPRTozoni-Reis, Marília Freitas de CamposCampos, Luciana Maria Lunardi2014-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38112Educar em Revista; v. 30, n. especial 3 (2014); p. 145-162Educar em Revista; v. 30, n. especial 3 (2014); p. 145-162Educar em Revista; v. 30, n. especial 3 (2014); p. 145-1621984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38112/23613https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38112/30615info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:08:29Zoai:revistas.ufpr.br:article/38112Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:08:29Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental escolar, formação humana e formação de professores: articulações necessárias
title Educação ambiental escolar, formação humana e formação de professores: articulações necessárias
spellingShingle Educação ambiental escolar, formação humana e formação de professores: articulações necessárias
Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos
title_short Educação ambiental escolar, formação humana e formação de professores: articulações necessárias
title_full Educação ambiental escolar, formação humana e formação de professores: articulações necessárias
title_fullStr Educação ambiental escolar, formação humana e formação de professores: articulações necessárias
title_full_unstemmed Educação ambiental escolar, formação humana e formação de professores: articulações necessárias
title_sort Educação ambiental escolar, formação humana e formação de professores: articulações necessárias
author Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos
author_facet Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos
Campos, Luciana Maria Lunardi
author_role author
author2 Campos, Luciana Maria Lunardi
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos
Campos, Luciana Maria Lunardi
dc.subject.none.fl_str_mv


description Dentre as estratégias da educação ambiental nas escolas de educação básica no Brasil está a necessidade de pensarmos sua inserção através dos currículos escolares. Isso nos remete, entre outras, à questão da formação dos professores. Essa formação, segundo a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei no 9.394/96), deve ser realizada em nível superior. Considerando-se que esses professores são formados principalmente nos cursos de licenciatura, este artigo tem como objetivo problematizar a formação inicial de professores no ensino superior, refletindo sobre seu papel na educação ambiental na educação básica. Trata da inserção curricular da educação ambiental na perspectiva de formação humana plena e a formação dos professores como educadores ambientais como protagonistas deste processo. Tendo como referência a Pedagogia Histórico-Crítica, que defende que o papel da escola é a sistematização dos saberes elaborados pela cultura, o artigo traz também algumas análises da política de formação de professores da educação básica nos cursos de Licenciatura.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-13
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38112
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38112/23613
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38112/30615
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 30, n. especial 3 (2014); p. 145-162
Educar em Revista; v. 30, n. especial 3 (2014); p. 145-162
Educar em Revista; v. 30, n. especial 3 (2014); p. 145-162
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711902650073088