Brincar, corpo e movimento como eixos de formação de professores de crianças pequenas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/77386 |
Resumo: | Este artigo é fruto da investigação “Brincar, corpo e movimento como eixos de formação de professores de crianças pequenas”, e tem como objetivo analisar o resultado da reflexão sobre o que os acadêmicos do Estágio Curricular Supervisionado de Docência na Educação Infantil, do curso de Pedagogia da Universidade de Ponta Grossa, pensam sobre o brincar das crianças nas escolas de estágio. A presente investigação tem como base teórica os trabalhos de Foucault (2007), Larrosa (2004; 2016), Fortuna (2011) e Dornelles (2001). A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, com uso de entrevistas, diários de campo e encontros dialógicos. Os alunos estagiários mostraram que é possível construir novas práticas interativas entre o brincar, o corpo e o movimento, e que por meio dessas práticas se constituam professores e crianças brincantes. |
id |
UFPR-4_e315ff2e5669fddecacc0093bee3da73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/77386 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Brincar, corpo e movimento como eixos de formação de professores de crianças pequenaseducação; educação infantilBrincar; Corpo/movimento; Formação de professores; Educação Infantileducação infantilEste artigo é fruto da investigação “Brincar, corpo e movimento como eixos de formação de professores de crianças pequenas”, e tem como objetivo analisar o resultado da reflexão sobre o que os acadêmicos do Estágio Curricular Supervisionado de Docência na Educação Infantil, do curso de Pedagogia da Universidade de Ponta Grossa, pensam sobre o brincar das crianças nas escolas de estágio. A presente investigação tem como base teórica os trabalhos de Foucault (2007), Larrosa (2004; 2016), Fortuna (2011) e Dornelles (2001). A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, com uso de entrevistas, diários de campo e encontros dialógicos. Os alunos estagiários mostraram que é possível construir novas práticas interativas entre o brincar, o corpo e o movimento, e que por meio dessas práticas se constituam professores e crianças brincantes. UFPRCamargo, DaianaDornelles, Leni Vieira2023-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/77386Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e77386Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e77386Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e773861984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/77386/50486https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/77386/55684https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/77386/55685https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/77386/57268https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/77386/57269https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/77386/57379Direitos autorais 2023 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-12T13:14:23Zoai:revistas.ufpr.br:article/77386Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2023-12-12T13:14:23Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Brincar, corpo e movimento como eixos de formação de professores de crianças pequenas |
title |
Brincar, corpo e movimento como eixos de formação de professores de crianças pequenas |
spellingShingle |
Brincar, corpo e movimento como eixos de formação de professores de crianças pequenas Camargo, Daiana educação; educação infantil Brincar; Corpo/movimento; Formação de professores; Educação Infantil educação infantil |
title_short |
Brincar, corpo e movimento como eixos de formação de professores de crianças pequenas |
title_full |
Brincar, corpo e movimento como eixos de formação de professores de crianças pequenas |
title_fullStr |
Brincar, corpo e movimento como eixos de formação de professores de crianças pequenas |
title_full_unstemmed |
Brincar, corpo e movimento como eixos de formação de professores de crianças pequenas |
title_sort |
Brincar, corpo e movimento como eixos de formação de professores de crianças pequenas |
author |
Camargo, Daiana |
author_facet |
Camargo, Daiana Dornelles, Leni Vieira |
author_role |
author |
author2 |
Dornelles, Leni Vieira |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camargo, Daiana Dornelles, Leni Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação; educação infantil Brincar; Corpo/movimento; Formação de professores; Educação Infantil educação infantil |
topic |
educação; educação infantil Brincar; Corpo/movimento; Formação de professores; Educação Infantil educação infantil |
description |
Este artigo é fruto da investigação “Brincar, corpo e movimento como eixos de formação de professores de crianças pequenas”, e tem como objetivo analisar o resultado da reflexão sobre o que os acadêmicos do Estágio Curricular Supervisionado de Docência na Educação Infantil, do curso de Pedagogia da Universidade de Ponta Grossa, pensam sobre o brincar das crianças nas escolas de estágio. A presente investigação tem como base teórica os trabalhos de Foucault (2007), Larrosa (2004; 2016), Fortuna (2011) e Dornelles (2001). A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, com uso de entrevistas, diários de campo e encontros dialógicos. Os alunos estagiários mostraram que é possível construir novas práticas interativas entre o brincar, o corpo e o movimento, e que por meio dessas práticas se constituam professores e crianças brincantes. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/77386 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/77386 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/77386/50486 https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/77386/55684 https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/77386/55685 https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/77386/57268 https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/77386/57269 https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/77386/57379 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e77386 Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e77386 Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e77386 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711900807725056 |