Brincar, corpo e movimento como eixos de formação de professores de crianças pequenas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Daiana
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Dornelles, Leni Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/77386
Resumo: Este artigo é fruto da investigação “Brincar, corpo e movimento como eixos de formação de professores de crianças pequenas”, e tem como objetivo analisar o resultado da reflexão sobre o que os acadêmicos do Estágio Curricular Supervisionado de Docência na Educação Infantil, do curso de Pedagogia da Universidade de Ponta Grossa, pensam sobre o brincar das crianças nas escolas de estágio. A presente investigação tem como base teórica os trabalhos de Foucault (2007), Larrosa (2004; 2016), Fortuna (2011) e Dornelles (2001). A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, com uso de entrevistas, diários de campo e encontros dialógicos. Os alunos estagiários mostraram que é possível construir novas práticas interativas entre o brincar, o corpo e o movimento, e que por meio dessas práticas se constituam professores e crianças brincantes.  
id UFPR-4_e315ff2e5669fddecacc0093bee3da73
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/77386
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Brincar, corpo e movimento como eixos de formação de professores de crianças pequenaseducação; educação infantilBrincar; Corpo/movimento; Formação de professores; Educação Infantileducação infantilEste artigo é fruto da investigação “Brincar, corpo e movimento como eixos de formação de professores de crianças pequenas”, e tem como objetivo analisar o resultado da reflexão sobre o que os acadêmicos do Estágio Curricular Supervisionado de Docência na Educação Infantil, do curso de Pedagogia da Universidade de Ponta Grossa, pensam sobre o brincar das crianças nas escolas de estágio. A presente investigação tem como base teórica os trabalhos de Foucault (2007), Larrosa (2004; 2016), Fortuna (2011) e Dornelles (2001). A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, com uso de entrevistas, diários de campo e encontros dialógicos. Os alunos estagiários mostraram que é possível construir novas práticas interativas entre o brincar, o corpo e o movimento, e que por meio dessas práticas se constituam professores e crianças brincantes.  UFPRCamargo, DaianaDornelles, Leni Vieira2023-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/77386Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e77386Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e77386Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e773861984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/77386/50486https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/77386/55684https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/77386/55685https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/77386/57268https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/77386/57269https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/77386/57379Direitos autorais 2023 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-12T13:14:23Zoai:revistas.ufpr.br:article/77386Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2023-12-12T13:14:23Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Brincar, corpo e movimento como eixos de formação de professores de crianças pequenas
title Brincar, corpo e movimento como eixos de formação de professores de crianças pequenas
spellingShingle Brincar, corpo e movimento como eixos de formação de professores de crianças pequenas
Camargo, Daiana
educação; educação infantil
Brincar; Corpo/movimento; Formação de professores; Educação Infantil
educação infantil
title_short Brincar, corpo e movimento como eixos de formação de professores de crianças pequenas
title_full Brincar, corpo e movimento como eixos de formação de professores de crianças pequenas
title_fullStr Brincar, corpo e movimento como eixos de formação de professores de crianças pequenas
title_full_unstemmed Brincar, corpo e movimento como eixos de formação de professores de crianças pequenas
title_sort Brincar, corpo e movimento como eixos de formação de professores de crianças pequenas
author Camargo, Daiana
author_facet Camargo, Daiana
Dornelles, Leni Vieira
author_role author
author2 Dornelles, Leni Vieira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Daiana
Dornelles, Leni Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv educação; educação infantil
Brincar; Corpo/movimento; Formação de professores; Educação Infantil
educação infantil
topic educação; educação infantil
Brincar; Corpo/movimento; Formação de professores; Educação Infantil
educação infantil
description Este artigo é fruto da investigação “Brincar, corpo e movimento como eixos de formação de professores de crianças pequenas”, e tem como objetivo analisar o resultado da reflexão sobre o que os acadêmicos do Estágio Curricular Supervisionado de Docência na Educação Infantil, do curso de Pedagogia da Universidade de Ponta Grossa, pensam sobre o brincar das crianças nas escolas de estágio. A presente investigação tem como base teórica os trabalhos de Foucault (2007), Larrosa (2004; 2016), Fortuna (2011) e Dornelles (2001). A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, com uso de entrevistas, diários de campo e encontros dialógicos. Os alunos estagiários mostraram que é possível construir novas práticas interativas entre o brincar, o corpo e o movimento, e que por meio dessas práticas se constituam professores e crianças brincantes.  
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-11
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/77386
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/77386
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/77386/50486
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/77386/55684
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/77386/55685
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/77386/57268
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/77386/57269
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/77386/57379
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e77386
Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e77386
Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e77386
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711900807725056