A regulação da Educação Infantil em Belo Horizonte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/40996 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma pesquisa empírica dos processos de regulação e das lógicas de ação predominantes em uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) e em uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) de Belo Horizonte. O estudo analisa o modo como as regras e as normas emanadas pela administração municipal são formuladas, traduzidas e aplicadas no contexto dessas escolas. Os resultados evidenciam a intercessão entre o controle e a autonomia, no que concerne à regulação institucional exercida pelo Estado e à regulação situacional definida por meio da ação das docentes; o que constitui o caráter multirregulado da política de Educação Infantil do município. |
id |
UFPR-4_e357c0b7046c37f3893ee880356e4018 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/40996 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
A regulação da Educação Infantil em Belo HorizonteEste artigo apresenta uma pesquisa empírica dos processos de regulação e das lógicas de ação predominantes em uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) e em uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) de Belo Horizonte. O estudo analisa o modo como as regras e as normas emanadas pela administração municipal são formuladas, traduzidas e aplicadas no contexto dessas escolas. Os resultados evidenciam a intercessão entre o controle e a autonomia, no que concerne à regulação institucional exercida pelo Estado e à regulação situacional definida por meio da ação das docentes; o que constitui o caráter multirregulado da política de Educação Infantil do município.UFPRFAPEMIGde Figueiredo Noronha Pinto, MérciaMaria Cancella Duarte, Adriana2015-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/40996Educar em Revista; v. 31, n. 57 (2015); p. 205-220Educar em Revista; v. 31, n. 57 (2015); p. 205-220Educar em Revista; v. 31, n. 57 (2015); p. 205-2201984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/40996/26347https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/40996/30361info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:06:00Zoai:revistas.ufpr.br:article/40996Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:06Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A regulação da Educação Infantil em Belo Horizonte |
title |
A regulação da Educação Infantil em Belo Horizonte |
spellingShingle |
A regulação da Educação Infantil em Belo Horizonte de Figueiredo Noronha Pinto, Mércia |
title_short |
A regulação da Educação Infantil em Belo Horizonte |
title_full |
A regulação da Educação Infantil em Belo Horizonte |
title_fullStr |
A regulação da Educação Infantil em Belo Horizonte |
title_full_unstemmed |
A regulação da Educação Infantil em Belo Horizonte |
title_sort |
A regulação da Educação Infantil em Belo Horizonte |
author |
de Figueiredo Noronha Pinto, Mércia |
author_facet |
de Figueiredo Noronha Pinto, Mércia Maria Cancella Duarte, Adriana |
author_role |
author |
author2 |
Maria Cancella Duarte, Adriana |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FAPEMIG |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Figueiredo Noronha Pinto, Mércia Maria Cancella Duarte, Adriana |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Este artigo apresenta uma pesquisa empírica dos processos de regulação e das lógicas de ação predominantes em uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) e em uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) de Belo Horizonte. O estudo analisa o modo como as regras e as normas emanadas pela administração municipal são formuladas, traduzidas e aplicadas no contexto dessas escolas. Os resultados evidenciam a intercessão entre o controle e a autonomia, no que concerne à regulação institucional exercida pelo Estado e à regulação situacional definida por meio da ação das docentes; o que constitui o caráter multirregulado da política de Educação Infantil do município. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/40996 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/40996 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/40996/26347 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/40996/30361 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 31, n. 57 (2015); p. 205-220 Educar em Revista; v. 31, n. 57 (2015); p. 205-220 Educar em Revista; v. 31, n. 57 (2015); p. 205-220 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711897124077568 |