As Trilhas da refacção textual de uma estudante de EJA captadas pelo software Camtasia e pelo editor de texto Word
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62337 |
Resumo: | Este artigo aborda o uso do software Camtasia e do editor de texto do Wordcomo instrumentos auxiliares para a descrição dos procedimentos de refacçãotextual digital de um relato autobiográfi co produzido por um sujeitoadulto do sexo feminino em fase de alfabetização. O método utilizado é odescritivo, com abordagem qualitativa, e a metodologia é a do estudo decaso. Enquanto o software Camtasia captura as pistas deixadas na escritada tela digital do editor de texto Word, mostrando as ações realizadas pelosujeito em seu trabalho com o texto, os recursos da revisão de texto do Wordpermitem perceber fatos singulares da escrita da aprendiz e levantar outrosrelacionados ao percurso traçado por ela em sua manipulação da língua. Assim,a cada momento em que a aprendiz reelabora, aceita ou não a marcaçãodo software e escolhe o que considera a melhor solução para um problemapercebido, evidencia-se seu trabalho ativo na construção e reconstrução doaprendizado, com independência, autonomia e protagonismo. A conclusãode nossa pesquisa aponta para a relevância do uso de novas tecnologiascomo facilitadoras do acesso aos dados singulares fundamentais para acompreensão do processo de ensino-aprendizagem. |
id |
UFPR-4_e6ea8a6853f88b08e146530663e445c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/62337 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
As Trilhas da refacção textual de uma estudante de EJA captadas pelo software Camtasia e pelo editor de texto WordEnsino-AprendizagemEnsino-Aprendizagem; Tópicos Específicos de Educação7.08.04.03-6Este artigo aborda o uso do software Camtasia e do editor de texto do Wordcomo instrumentos auxiliares para a descrição dos procedimentos de refacçãotextual digital de um relato autobiográfi co produzido por um sujeitoadulto do sexo feminino em fase de alfabetização. O método utilizado é odescritivo, com abordagem qualitativa, e a metodologia é a do estudo decaso. Enquanto o software Camtasia captura as pistas deixadas na escritada tela digital do editor de texto Word, mostrando as ações realizadas pelosujeito em seu trabalho com o texto, os recursos da revisão de texto do Wordpermitem perceber fatos singulares da escrita da aprendiz e levantar outrosrelacionados ao percurso traçado por ela em sua manipulação da língua. Assim,a cada momento em que a aprendiz reelabora, aceita ou não a marcaçãodo software e escolhe o que considera a melhor solução para um problemapercebido, evidencia-se seu trabalho ativo na construção e reconstrução doaprendizado, com independência, autonomia e protagonismo. A conclusãode nossa pesquisa aponta para a relevância do uso de novas tecnologiascomo facilitadoras do acesso aos dados singulares fundamentais para acompreensão do processo de ensino-aprendizagem.UFPRde Oliveira Silva Araújo, Adelma LúciaThomopoulos, Margareth de Souza Freitas2019-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62337Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 251-265Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 251-265Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 251-2651984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62337/37916Direitos autorais 2019 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-06T17:21:12Zoai:revistas.ufpr.br:article/62337Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2019-12-06T17:21:12Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As Trilhas da refacção textual de uma estudante de EJA captadas pelo software Camtasia e pelo editor de texto Word |
title |
As Trilhas da refacção textual de uma estudante de EJA captadas pelo software Camtasia e pelo editor de texto Word |
spellingShingle |
As Trilhas da refacção textual de uma estudante de EJA captadas pelo software Camtasia e pelo editor de texto Word de Oliveira Silva Araújo, Adelma Lúcia Ensino-Aprendizagem Ensino-Aprendizagem; Tópicos Específicos de Educação 7.08.04.03-6 |
title_short |
As Trilhas da refacção textual de uma estudante de EJA captadas pelo software Camtasia e pelo editor de texto Word |
title_full |
As Trilhas da refacção textual de uma estudante de EJA captadas pelo software Camtasia e pelo editor de texto Word |
title_fullStr |
As Trilhas da refacção textual de uma estudante de EJA captadas pelo software Camtasia e pelo editor de texto Word |
title_full_unstemmed |
As Trilhas da refacção textual de uma estudante de EJA captadas pelo software Camtasia e pelo editor de texto Word |
title_sort |
As Trilhas da refacção textual de uma estudante de EJA captadas pelo software Camtasia e pelo editor de texto Word |
author |
de Oliveira Silva Araújo, Adelma Lúcia |
author_facet |
de Oliveira Silva Araújo, Adelma Lúcia Thomopoulos, Margareth de Souza Freitas |
author_role |
author |
author2 |
Thomopoulos, Margareth de Souza Freitas |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira Silva Araújo, Adelma Lúcia Thomopoulos, Margareth de Souza Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-Aprendizagem Ensino-Aprendizagem; Tópicos Específicos de Educação 7.08.04.03-6 |
topic |
Ensino-Aprendizagem Ensino-Aprendizagem; Tópicos Específicos de Educação 7.08.04.03-6 |
description |
Este artigo aborda o uso do software Camtasia e do editor de texto do Wordcomo instrumentos auxiliares para a descrição dos procedimentos de refacçãotextual digital de um relato autobiográfi co produzido por um sujeitoadulto do sexo feminino em fase de alfabetização. O método utilizado é odescritivo, com abordagem qualitativa, e a metodologia é a do estudo decaso. Enquanto o software Camtasia captura as pistas deixadas na escritada tela digital do editor de texto Word, mostrando as ações realizadas pelosujeito em seu trabalho com o texto, os recursos da revisão de texto do Wordpermitem perceber fatos singulares da escrita da aprendiz e levantar outrosrelacionados ao percurso traçado por ela em sua manipulação da língua. Assim,a cada momento em que a aprendiz reelabora, aceita ou não a marcaçãodo software e escolhe o que considera a melhor solução para um problemapercebido, evidencia-se seu trabalho ativo na construção e reconstrução doaprendizado, com independência, autonomia e protagonismo. A conclusãode nossa pesquisa aponta para a relevância do uso de novas tecnologiascomo facilitadoras do acesso aos dados singulares fundamentais para acompreensão do processo de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62337 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62337 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62337/37916 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 251-265 Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 251-265 Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 251-265 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711892193673216 |