As Trilhas da refacção textual de uma estudante de EJA captadas pelo software Camtasia e pelo editor de texto Word

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira Silva Araújo, Adelma Lúcia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Thomopoulos, Margareth de Souza Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62337
Resumo: Este artigo aborda o uso do software Camtasia e do editor de texto do Wordcomo instrumentos auxiliares para a descrição dos procedimentos de refacçãotextual digital de um relato autobiográfi co produzido por um sujeitoadulto do sexo feminino em fase de alfabetização. O método utilizado é odescritivo, com abordagem qualitativa, e a metodologia é a do estudo decaso. Enquanto o software Camtasia captura as pistas deixadas na escritada tela digital do editor de texto Word, mostrando as ações realizadas pelosujeito em seu trabalho com o texto, os recursos da revisão de texto do Wordpermitem perceber fatos singulares da escrita da aprendiz e levantar outrosrelacionados ao percurso traçado por ela em sua manipulação da língua. Assim,a cada momento em que a aprendiz reelabora, aceita ou não a marcaçãodo software e escolhe o que considera a melhor solução para um problemapercebido, evidencia-se seu trabalho ativo na construção e reconstrução doaprendizado, com independência, autonomia e protagonismo. A conclusãode nossa pesquisa aponta para a relevância do uso de novas tecnologiascomo facilitadoras do acesso aos dados singulares fundamentais para acompreensão do processo de ensino-aprendizagem.
id UFPR-4_e6ea8a6853f88b08e146530663e445c0
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/62337
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling As Trilhas da refacção textual de uma estudante de EJA captadas pelo software Camtasia e pelo editor de texto WordEnsino-AprendizagemEnsino-Aprendizagem; Tópicos Específicos de Educação7.08.04.03-6Este artigo aborda o uso do software Camtasia e do editor de texto do Wordcomo instrumentos auxiliares para a descrição dos procedimentos de refacçãotextual digital de um relato autobiográfi co produzido por um sujeitoadulto do sexo feminino em fase de alfabetização. O método utilizado é odescritivo, com abordagem qualitativa, e a metodologia é a do estudo decaso. Enquanto o software Camtasia captura as pistas deixadas na escritada tela digital do editor de texto Word, mostrando as ações realizadas pelosujeito em seu trabalho com o texto, os recursos da revisão de texto do Wordpermitem perceber fatos singulares da escrita da aprendiz e levantar outrosrelacionados ao percurso traçado por ela em sua manipulação da língua. Assim,a cada momento em que a aprendiz reelabora, aceita ou não a marcaçãodo software e escolhe o que considera a melhor solução para um problemapercebido, evidencia-se seu trabalho ativo na construção e reconstrução doaprendizado, com independência, autonomia e protagonismo. A conclusãode nossa pesquisa aponta para a relevância do uso de novas tecnologiascomo facilitadoras do acesso aos dados singulares fundamentais para acompreensão do processo de ensino-aprendizagem.UFPRde Oliveira Silva Araújo, Adelma LúciaThomopoulos, Margareth de Souza Freitas2019-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62337Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 251-265Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 251-265Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 251-2651984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62337/37916Direitos autorais 2019 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-06T17:21:12Zoai:revistas.ufpr.br:article/62337Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2019-12-06T17:21:12Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv As Trilhas da refacção textual de uma estudante de EJA captadas pelo software Camtasia e pelo editor de texto Word
title As Trilhas da refacção textual de uma estudante de EJA captadas pelo software Camtasia e pelo editor de texto Word
spellingShingle As Trilhas da refacção textual de uma estudante de EJA captadas pelo software Camtasia e pelo editor de texto Word
de Oliveira Silva Araújo, Adelma Lúcia
Ensino-Aprendizagem
Ensino-Aprendizagem; Tópicos Específicos de Educação
7.08.04.03-6
title_short As Trilhas da refacção textual de uma estudante de EJA captadas pelo software Camtasia e pelo editor de texto Word
title_full As Trilhas da refacção textual de uma estudante de EJA captadas pelo software Camtasia e pelo editor de texto Word
title_fullStr As Trilhas da refacção textual de uma estudante de EJA captadas pelo software Camtasia e pelo editor de texto Word
title_full_unstemmed As Trilhas da refacção textual de uma estudante de EJA captadas pelo software Camtasia e pelo editor de texto Word
title_sort As Trilhas da refacção textual de uma estudante de EJA captadas pelo software Camtasia e pelo editor de texto Word
author de Oliveira Silva Araújo, Adelma Lúcia
author_facet de Oliveira Silva Araújo, Adelma Lúcia
Thomopoulos, Margareth de Souza Freitas
author_role author
author2 Thomopoulos, Margareth de Souza Freitas
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira Silva Araújo, Adelma Lúcia
Thomopoulos, Margareth de Souza Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-Aprendizagem
Ensino-Aprendizagem; Tópicos Específicos de Educação
7.08.04.03-6
topic Ensino-Aprendizagem
Ensino-Aprendizagem; Tópicos Específicos de Educação
7.08.04.03-6
description Este artigo aborda o uso do software Camtasia e do editor de texto do Wordcomo instrumentos auxiliares para a descrição dos procedimentos de refacçãotextual digital de um relato autobiográfi co produzido por um sujeitoadulto do sexo feminino em fase de alfabetização. O método utilizado é odescritivo, com abordagem qualitativa, e a metodologia é a do estudo decaso. Enquanto o software Camtasia captura as pistas deixadas na escritada tela digital do editor de texto Word, mostrando as ações realizadas pelosujeito em seu trabalho com o texto, os recursos da revisão de texto do Wordpermitem perceber fatos singulares da escrita da aprendiz e levantar outrosrelacionados ao percurso traçado por ela em sua manipulação da língua. Assim,a cada momento em que a aprendiz reelabora, aceita ou não a marcaçãodo software e escolhe o que considera a melhor solução para um problemapercebido, evidencia-se seu trabalho ativo na construção e reconstrução doaprendizado, com independência, autonomia e protagonismo. A conclusãode nossa pesquisa aponta para a relevância do uso de novas tecnologiascomo facilitadoras do acesso aos dados singulares fundamentais para acompreensão do processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62337
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62337/37916
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 251-265
Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 251-265
Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 251-265
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711892193673216