A intersubjetividade e a verdade na aprendizagem Histórica de jovens estudantes a partir das Histórias em quadrinhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fronza, Marcelo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/31346
Resumo: Essa pesquisa se insere no campo de investigação da Educação Histórica, na qual seus professores pesquisadores pretendem compreender como se forma a cognição histórica situada dos sujeitos em contexto de escolarização (SCHMIDT, 2009). Para isso, apresenta-se uma contextualização teórica a partir da teoria da consciência histórica e sua relação com a formação do pensamento histórico (RÜSEN, 2001, 2007, 2010b) e da cognição histórica situada dos sujeitos.
id UFPR-4_e897faee368292ca8aa45fa0cb918a40
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/31346
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling A intersubjetividade e a verdade na aprendizagem Histórica de jovens estudantes a partir das Histórias em quadrinhosEssa pesquisa se insere no campo de investigação da Educação Histórica, na qual seus professores pesquisadores pretendem compreender como se forma a cognição histórica situada dos sujeitos em contexto de escolarização (SCHMIDT, 2009). Para isso, apresenta-se uma contextualização teórica a partir da teoria da consciência histórica e sua relação com a formação do pensamento histórico (RÜSEN, 2001, 2007, 2010b) e da cognição histórica situada dos sujeitos.UFPRFronza, Marcelo2013-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/31346Educar em Revista; v. 29, n. 47 (2013); p. 339-339Educar em Revista; v. 29, n. 47 (2013); p. 339-339Educar em Revista; v. 29, n. 47 (2013); p. 339-3391984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/31346/20052https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/31346/30791info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:44:40Zoai:revistas.ufpr.br:article/31346Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:44:40Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A intersubjetividade e a verdade na aprendizagem Histórica de jovens estudantes a partir das Histórias em quadrinhos
title A intersubjetividade e a verdade na aprendizagem Histórica de jovens estudantes a partir das Histórias em quadrinhos
spellingShingle A intersubjetividade e a verdade na aprendizagem Histórica de jovens estudantes a partir das Histórias em quadrinhos
Fronza, Marcelo
title_short A intersubjetividade e a verdade na aprendizagem Histórica de jovens estudantes a partir das Histórias em quadrinhos
title_full A intersubjetividade e a verdade na aprendizagem Histórica de jovens estudantes a partir das Histórias em quadrinhos
title_fullStr A intersubjetividade e a verdade na aprendizagem Histórica de jovens estudantes a partir das Histórias em quadrinhos
title_full_unstemmed A intersubjetividade e a verdade na aprendizagem Histórica de jovens estudantes a partir das Histórias em quadrinhos
title_sort A intersubjetividade e a verdade na aprendizagem Histórica de jovens estudantes a partir das Histórias em quadrinhos
author Fronza, Marcelo
author_facet Fronza, Marcelo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Fronza, Marcelo
dc.subject.none.fl_str_mv


description Essa pesquisa se insere no campo de investigação da Educação Histórica, na qual seus professores pesquisadores pretendem compreender como se forma a cognição histórica situada dos sujeitos em contexto de escolarização (SCHMIDT, 2009). Para isso, apresenta-se uma contextualização teórica a partir da teoria da consciência histórica e sua relação com a formação do pensamento histórico (RÜSEN, 2001, 2007, 2010b) e da cognição histórica situada dos sujeitos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/31346
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/31346
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/31346/20052
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/31346/30791
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 29, n. 47 (2013); p. 339-339
Educar em Revista; v. 29, n. 47 (2013); p. 339-339
Educar em Revista; v. 29, n. 47 (2013); p. 339-339
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711901966401536