Bordejar sentidos e sensações: uma educação em deslocamentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novaes, Marcus Pereira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Amorim, Antonio Carlos Rodrigues de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85931
Resumo: O campo da Educação, quando atravessado pela filosofia, arte e ciência, pode conectar-se ao universo das imagens diferindo intensivamente das suas usuais capacidades de pensar, imaginar, criar e inventar o novo, particularmente nas relações entre sujeitos e conhecimentos. Este texto pensa a urgência de apontar fissuras de uma constituição moderna fechada em uma estrutura de formação de um sujeito vinculado a conhecimentos autorizados a dizê-lo como verdade. Margeia as potências das imagens e seus possíveis efeitos em corpos e matérias de expressão, fora de uma percepção que não aja de modo conciliatório ou habitual com o que é sentido. Dialogando com referencial teórico das filosofias da diferença, sobretudo a de Gilles Deleuze, são escolhidos dois filmes como intercessores para o trabalho analítico e criativo que inspira deslocamentos das relações entre sujeitos e conhecimentos na educação. Para tanto, percorre linhas de fuga para pensar no intervalo, a partir da ideia de contraste e sua importante intensificação do “entre polos”: gênero, classificação, juízo. Pensa-se também pela imagem-infantil, conceito que nasce entre as margens do cinema, da educação e da filosofia com um estreito vínculo com os contrastes que dimensionam a infância e os seus sentidos lacunares.
id UFPR-4_f1b4e3c6887dc08af0745a1beea4ae7b
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/85931
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Bordejar sentidos e sensações: uma educação em deslocamentosTópicos Específicos de Educaçãoimagem, filosofia da diferença, cinema, sujeito.Educação, Arte e FilosofiaO campo da Educação, quando atravessado pela filosofia, arte e ciência, pode conectar-se ao universo das imagens diferindo intensivamente das suas usuais capacidades de pensar, imaginar, criar e inventar o novo, particularmente nas relações entre sujeitos e conhecimentos. Este texto pensa a urgência de apontar fissuras de uma constituição moderna fechada em uma estrutura de formação de um sujeito vinculado a conhecimentos autorizados a dizê-lo como verdade. Margeia as potências das imagens e seus possíveis efeitos em corpos e matérias de expressão, fora de uma percepção que não aja de modo conciliatório ou habitual com o que é sentido. Dialogando com referencial teórico das filosofias da diferença, sobretudo a de Gilles Deleuze, são escolhidos dois filmes como intercessores para o trabalho analítico e criativo que inspira deslocamentos das relações entre sujeitos e conhecimentos na educação. Para tanto, percorre linhas de fuga para pensar no intervalo, a partir da ideia de contraste e sua importante intensificação do “entre polos”: gênero, classificação, juízo. Pensa-se também pela imagem-infantil, conceito que nasce entre as margens do cinema, da educação e da filosofia com um estreito vínculo com os contrastes que dimensionam a infância e os seus sentidos lacunares.UFPRCNPq Processo n.425691/2018-7Programa da Red Macro, Universidad Nacional de MéxicoNovaes, Marcus PereiraAmorim, Antonio Carlos Rodrigues de2022-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85931Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 20221984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85931/48174https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85931/48175Direitos autorais 2022 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-04T13:46:08Zoai:revistas.ufpr.br:article/85931Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2023-04-04T13:46:08Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Bordejar sentidos e sensações: uma educação em deslocamentos
title Bordejar sentidos e sensações: uma educação em deslocamentos
spellingShingle Bordejar sentidos e sensações: uma educação em deslocamentos
Novaes, Marcus Pereira
Tópicos Específicos de Educação
imagem, filosofia da diferença, cinema, sujeito.
Educação, Arte e Filosofia
title_short Bordejar sentidos e sensações: uma educação em deslocamentos
title_full Bordejar sentidos e sensações: uma educação em deslocamentos
title_fullStr Bordejar sentidos e sensações: uma educação em deslocamentos
title_full_unstemmed Bordejar sentidos e sensações: uma educação em deslocamentos
title_sort Bordejar sentidos e sensações: uma educação em deslocamentos
author Novaes, Marcus Pereira
author_facet Novaes, Marcus Pereira
Amorim, Antonio Carlos Rodrigues de
author_role author
author2 Amorim, Antonio Carlos Rodrigues de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq Processo n.425691/2018-7
Programa da Red Macro, Universidad Nacional de México
dc.contributor.author.fl_str_mv Novaes, Marcus Pereira
Amorim, Antonio Carlos Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Tópicos Específicos de Educação
imagem, filosofia da diferença, cinema, sujeito.
Educação, Arte e Filosofia
topic Tópicos Específicos de Educação
imagem, filosofia da diferença, cinema, sujeito.
Educação, Arte e Filosofia
description O campo da Educação, quando atravessado pela filosofia, arte e ciência, pode conectar-se ao universo das imagens diferindo intensivamente das suas usuais capacidades de pensar, imaginar, criar e inventar o novo, particularmente nas relações entre sujeitos e conhecimentos. Este texto pensa a urgência de apontar fissuras de uma constituição moderna fechada em uma estrutura de formação de um sujeito vinculado a conhecimentos autorizados a dizê-lo como verdade. Margeia as potências das imagens e seus possíveis efeitos em corpos e matérias de expressão, fora de uma percepção que não aja de modo conciliatório ou habitual com o que é sentido. Dialogando com referencial teórico das filosofias da diferença, sobretudo a de Gilles Deleuze, são escolhidos dois filmes como intercessores para o trabalho analítico e criativo que inspira deslocamentos das relações entre sujeitos e conhecimentos na educação. Para tanto, percorre linhas de fuga para pensar no intervalo, a partir da ideia de contraste e sua importante intensificação do “entre polos”: gênero, classificação, juízo. Pensa-se também pela imagem-infantil, conceito que nasce entre as margens do cinema, da educação e da filosofia com um estreito vínculo com os contrastes que dimensionam a infância e os seus sentidos lacunares.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-21
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85931
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85931
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85931/48174
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85931/48175
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022
Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022
Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711900769976320