Gestão da Informação como ferramenta no acompanhamento do estágio não obrigatório: análise do contexto do curso de Pedagogia presencial de uma Universidade Federal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | AtoZ (Curitiba) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/71519 |
Resumo: | Introdução: O estágio supervisionado não obrigatório é uma atividade que faz parte da formação profissional de muitos alunos de graduação e requer o acompanhamento por parte dos professores orientadores da instituição de ensino. Essa atividade produz informações tanto no âmbito interno como no âmbito externo à universidade, que são importantes para subsidiar as decisões da coordenação do curso quanto à formação acadêmica dos estudantes da graduação. A partir da questão: como a Gestão da Informação pode contribuir com o acompanhamento do estágio não obrigatório? Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a Gestão da Informação como ferramenta para o aproveitamento das informações no processo de acompanhamento do estágio não obrigatório. Para isso, os objetivos específicos definidos foram: evidenciar a importância das informações no acompanhamento do estágio não obrigatório e identificar aspectos da Gestão da Informação pertinentes ao acompanhamento do estágio não obrigatório. Metodologia: Trata-se de pesquisa bibliográfica e documental, caracterizada como exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, relacionada à coordenação de curso de Pedagogia de uma universidade pública federal. Conclusões: Constatou-se que a Gestão da Informação, por meio da estruturação de um fluxo de informações, serviria como ferramenta propícia para troca de informações entre a universidade e o campo de trabalho, incrementando o acervo informacional referente ao estágio não obrigatório, cuja temática permeia decisões administrativas e pedagógicas do curso. |
id |
UFPR-6_c6c7a6dfd37b071e02bac45ccaeae79a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/71519 |
network_acronym_str |
UFPR-6 |
network_name_str |
AtoZ (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Gestão da Informação como ferramenta no acompanhamento do estágio não obrigatório: análise do contexto do curso de Pedagogia presencial de uma Universidade FederalCiências Sociais Aplicadas I: Ciência da Informação: BiblioteconomiaEstágio não obrigatório; Pedagogia; Gestão da informação; Fluxo de informaçãoIntrodução: O estágio supervisionado não obrigatório é uma atividade que faz parte da formação profissional de muitos alunos de graduação e requer o acompanhamento por parte dos professores orientadores da instituição de ensino. Essa atividade produz informações tanto no âmbito interno como no âmbito externo à universidade, que são importantes para subsidiar as decisões da coordenação do curso quanto à formação acadêmica dos estudantes da graduação. A partir da questão: como a Gestão da Informação pode contribuir com o acompanhamento do estágio não obrigatório? Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a Gestão da Informação como ferramenta para o aproveitamento das informações no processo de acompanhamento do estágio não obrigatório. Para isso, os objetivos específicos definidos foram: evidenciar a importância das informações no acompanhamento do estágio não obrigatório e identificar aspectos da Gestão da Informação pertinentes ao acompanhamento do estágio não obrigatório. Metodologia: Trata-se de pesquisa bibliográfica e documental, caracterizada como exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, relacionada à coordenação de curso de Pedagogia de uma universidade pública federal. Conclusões: Constatou-se que a Gestão da Informação, por meio da estruturação de um fluxo de informações, serviria como ferramenta propícia para troca de informações entre a universidade e o campo de trabalho, incrementando o acervo informacional referente ao estágio não obrigatório, cuja temática permeia decisões administrativas e pedagógicas do curso.Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPRRocha, Teresinha Pereira daBarbosa Neto, Pedro Alves2020-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/7151910.5380/atoz.v8i2.71519AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 8, n. 2 (2019): jul./dez.; 69-75AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 8, n. 2 (2019): jul./dez.; 69-75AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 8, n. 2 (2019): jul./dez.; 69-752237-826X10.5380/atoz.v8i2reponame:AtoZ (Curitiba)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/71519/41058Direitos autorais 2020 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-07T15:58:03Zoai:revistas.ufpr.br:article/71519Revistahttp://revistas.ufpr.br/atozPUBhttp://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/atoz/oai||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com2237-826X2237-826Xopendoar:2020-10-07T15:58:03AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão da Informação como ferramenta no acompanhamento do estágio não obrigatório: análise do contexto do curso de Pedagogia presencial de uma Universidade Federal |
title |
Gestão da Informação como ferramenta no acompanhamento do estágio não obrigatório: análise do contexto do curso de Pedagogia presencial de uma Universidade Federal |
spellingShingle |
Gestão da Informação como ferramenta no acompanhamento do estágio não obrigatório: análise do contexto do curso de Pedagogia presencial de uma Universidade Federal Rocha, Teresinha Pereira da Ciências Sociais Aplicadas I: Ciência da Informação: Biblioteconomia Estágio não obrigatório; Pedagogia; Gestão da informação; Fluxo de informação |
title_short |
Gestão da Informação como ferramenta no acompanhamento do estágio não obrigatório: análise do contexto do curso de Pedagogia presencial de uma Universidade Federal |
title_full |
Gestão da Informação como ferramenta no acompanhamento do estágio não obrigatório: análise do contexto do curso de Pedagogia presencial de uma Universidade Federal |
title_fullStr |
Gestão da Informação como ferramenta no acompanhamento do estágio não obrigatório: análise do contexto do curso de Pedagogia presencial de uma Universidade Federal |
title_full_unstemmed |
Gestão da Informação como ferramenta no acompanhamento do estágio não obrigatório: análise do contexto do curso de Pedagogia presencial de uma Universidade Federal |
title_sort |
Gestão da Informação como ferramenta no acompanhamento do estágio não obrigatório: análise do contexto do curso de Pedagogia presencial de uma Universidade Federal |
author |
Rocha, Teresinha Pereira da |
author_facet |
Rocha, Teresinha Pereira da Barbosa Neto, Pedro Alves |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa Neto, Pedro Alves |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Teresinha Pereira da Barbosa Neto, Pedro Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais Aplicadas I: Ciência da Informação: Biblioteconomia Estágio não obrigatório; Pedagogia; Gestão da informação; Fluxo de informação |
topic |
Ciências Sociais Aplicadas I: Ciência da Informação: Biblioteconomia Estágio não obrigatório; Pedagogia; Gestão da informação; Fluxo de informação |
description |
Introdução: O estágio supervisionado não obrigatório é uma atividade que faz parte da formação profissional de muitos alunos de graduação e requer o acompanhamento por parte dos professores orientadores da instituição de ensino. Essa atividade produz informações tanto no âmbito interno como no âmbito externo à universidade, que são importantes para subsidiar as decisões da coordenação do curso quanto à formação acadêmica dos estudantes da graduação. A partir da questão: como a Gestão da Informação pode contribuir com o acompanhamento do estágio não obrigatório? Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a Gestão da Informação como ferramenta para o aproveitamento das informações no processo de acompanhamento do estágio não obrigatório. Para isso, os objetivos específicos definidos foram: evidenciar a importância das informações no acompanhamento do estágio não obrigatório e identificar aspectos da Gestão da Informação pertinentes ao acompanhamento do estágio não obrigatório. Metodologia: Trata-se de pesquisa bibliográfica e documental, caracterizada como exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, relacionada à coordenação de curso de Pedagogia de uma universidade pública federal. Conclusões: Constatou-se que a Gestão da Informação, por meio da estruturação de um fluxo de informações, serviria como ferramenta propícia para troca de informações entre a universidade e o campo de trabalho, incrementando o acervo informacional referente ao estágio não obrigatório, cuja temática permeia decisões administrativas e pedagógicas do curso. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-02 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/71519 10.5380/atoz.v8i2.71519 |
url |
https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/71519 |
identifier_str_mv |
10.5380/atoz.v8i2.71519 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/71519/41058 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 8, n. 2 (2019): jul./dez.; 69-75 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 8, n. 2 (2019): jul./dez.; 69-75 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 8, n. 2 (2019): jul./dez.; 69-75 2237-826X 10.5380/atoz.v8i2 reponame:AtoZ (Curitiba) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
AtoZ (Curitiba) |
collection |
AtoZ (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com |
_version_ |
1809276795517665280 |