Lessons learned versus identified lessons: Proposal for an integrated model into the SECI knowledge conversion cycle

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Rafael de Carvalho
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Mattos, Max Cirino de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: AtoZ (Curitiba)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/88338
Resumo: Introdução: Esta pesquisa apresenta os conceitos de Lições Aprendidas (LA) e Lições Identificadas (LI), abordando a relevância de sua distinção no âmbito da organização, e propondo a integração destes com o modelo de conversão do conhecimento SECI. A proposta parte da discussão sobre como mitigar a dependência humana na retenção e efetivo uso do conhecimento nas organizações, e aborda a transferência do conhecimento a partir da mudança em processos, configurando esse conhecimento como organizacional, e não individual. Método: Como metodologia foi adotada a Design Science Research (DSR), e para consecução do objetivo proposto foi realizada uma revisão de literatura buscando apresentar as relações entre LA e LI sobe a lente da Gestão do Conhecimento (GC). Resultados: As etapas adotadas a partir da DSR embasaram um Mapa conceitual acerca da interação entre LI e LA a partir das dimensões de conversão do conhecimento do SECI, buscando trazer contribuição a gestores acerca da matéria, direcionado a integração das LA aos processos organizacionais. Conclusão: O Modelo proposto contribui para a academia trazendo maior luz à interação entre os construtos, distinguindo o conhecimento organizacional per si, na forma de LA, daquele produzido pela soma do conhecimento individual de seus funcionários. Futuras pesquisas pretendem expandir a pesquisa na busca de apresentar instrumentos generalizáveis que auxiliem as organizações na operacionalização destas mudanças no processo de retenção do conhecimento adquirido a partir de LI (configurando-se como LA), em especial em um contexto de Gestão por Processos, dado suas características de estruturação dos Sistemas Organizacionais e Governança Coorporativa.
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spelling Lessons learned versus identified lessons: Proposal for an integrated model into the SECI knowledge conversion cycleLições aprendidas versus lições identificadas: Proposta de um modelo integrado ao ciclo de conversão do conhecimento SECICiência da informação: Teoria da InformaçãoGestão do Conhecimento; Gestão por processos; Conhecimento organizacional. Design Science Research.Information Science: TheoryKnowledge Management; Process Management; Lessons Learned; Organizational Learning; Design Science Research.Introdução: Esta pesquisa apresenta os conceitos de Lições Aprendidas (LA) e Lições Identificadas (LI), abordando a relevância de sua distinção no âmbito da organização, e propondo a integração destes com o modelo de conversão do conhecimento SECI. A proposta parte da discussão sobre como mitigar a dependência humana na retenção e efetivo uso do conhecimento nas organizações, e aborda a transferência do conhecimento a partir da mudança em processos, configurando esse conhecimento como organizacional, e não individual. Método: Como metodologia foi adotada a Design Science Research (DSR), e para consecução do objetivo proposto foi realizada uma revisão de literatura buscando apresentar as relações entre LA e LI sobe a lente da Gestão do Conhecimento (GC). Resultados: As etapas adotadas a partir da DSR embasaram um Mapa conceitual acerca da interação entre LI e LA a partir das dimensões de conversão do conhecimento do SECI, buscando trazer contribuição a gestores acerca da matéria, direcionado a integração das LA aos processos organizacionais. Conclusão: O Modelo proposto contribui para a academia trazendo maior luz à interação entre os construtos, distinguindo o conhecimento organizacional per si, na forma de LA, daquele produzido pela soma do conhecimento individual de seus funcionários. Futuras pesquisas pretendem expandir a pesquisa na busca de apresentar instrumentos generalizáveis que auxiliem as organizações na operacionalização destas mudanças no processo de retenção do conhecimento adquirido a partir de LI (configurando-se como LA), em especial em um contexto de Gestão por Processos, dado suas características de estruturação dos Sistemas Organizacionais e Governança Coorporativa.Introduction: This research presents the concepts of Lessons Learned (LL) and Identified Lessons (IL), addressing the relevance of their distinction within the organization, and proposing their integration with the SECI model. The proposal starts from the discussion on how to mitigate human dependence on the retention and effective use of knowledge in organizations and addresses the knowledge transfer from the change in processes, configuring this knowledge as organizational, and not individual. Method: Design Science Research was adopted as a methodology, and to achieve the proposed objective, a literature review was conducted seeking to present the relations between LL and IL under the lens of Knowledge Management (KM). Results: The steps adopted from the DSR came to base a Conceptual Map about the interaction between LL and IL from the SECI dimensions, seeking to bring a contribution to Managers on the matter, directed to the integration of LL to organizational processes. Conclusion: The proposed Model contributes to academia by bringing greater light to the interaction between the constructs, distinguishing organizational knowledge per se, in the form of LL, from that produced by the sum of the individual knowledge of its employees. Future research intends to expand the research in the search to present generalizable instruments that help organizations in the operationalization of these changes in the process of retaining the knowledge acquired from IL (configuring itself as LL), especially in a context of Process Management, given that its characteristics of structuring Organizational Systems and Corporate Governance.Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPRMendes, Rafael de CarvalhoMattos, Max Cirino de2024-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtículo evaluado por paresAvaliado pelos paresteórico-conceitualapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/8833810.5380/atoz.v13i0.88338AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 13 (2024); 1 - 11AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 13 (2024); 1 - 11AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 13 (2024); 1 - 112237-826X10.5380/atoz.v13i0reponame:AtoZ (Curitiba)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/88338/52176https://revistas.ufpr.br/atoz/article/downloadSuppFile/88338/formulario_conformida_ciencia_aberta_AtoZ_Rafael%20Mendes.docxDireitos autorais 2024 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimentohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-02T18:29:57Zoai:revistas.ufpr.br:article/88338Revistahttp://revistas.ufpr.br/atozPUBhttp://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/atoz/oai||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com2237-826X2237-826Xopendoar:2024-09-02T18:29:57AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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