A MÚSICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA: CANÇÕES E REPRESENTAÇÕES GEOGRÁFICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Marcos Antonio
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Geografar
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/24632
Resumo: O texto coloca de forma sucinta a experiência empírica realizada no ensino médio em relação a música nas aulas de geografia: emoção e razão nas representações geográficas. Inicialmente indica a natureza e origem da pesquisa bem como seu diagnóstico e antecedentes teórico-metodológicos, assim como os primeiros contatos com os alunos. Apresenta-se de forma original, pois procura inserir a linguagem musical por meio de mapas mentais, reformulando a sua aplicabilidade, auxiliando em algumas ressignificações de conceitos e temas geográficos. Foi aplicada em uma 1.ª Série do Ensino Médio, em dois momentos: o subjetivo e o Intersubjetivo.
id UFPR-7_79e122ab1550e0cf3528fe772cff8f09
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/24632
network_acronym_str UFPR-7
network_name_str Revista Geografar
repository_id_str
spelling A MÚSICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA: CANÇÕES E REPRESENTAÇÕES GEOGRÁFICASGeografia Escolar; Representações Geográficas; Música; Mapas Mentais O texto coloca de forma sucinta a experiência empírica realizada no ensino médio em relação a música nas aulas de geografia: emoção e razão nas representações geográficas. Inicialmente indica a natureza e origem da pesquisa bem como seu diagnóstico e antecedentes teórico-metodológicos, assim como os primeiros contatos com os alunos. Apresenta-se de forma original, pois procura inserir a linguagem musical por meio de mapas mentais, reformulando a sua aplicabilidade, auxiliando em algumas ressignificações de conceitos e temas geográficos. Foi aplicada em uma 1.ª Série do Ensino Médio, em dois momentos: o subjetivo e o Intersubjetivo.UFPRCorreia, Marcos Antonio2012-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/2463210.5380/geografar.v7i1.24632REVISTA GEOGRAFAR; v. 7, n. 1 (2012)1981-089X10.5380/geografar.v7i1reponame:Revista Geografarinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/24632/18474https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/24632/18475Direitos autorais 2016 Revista Geografarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-06-29T17:57:50Zoai:revistas.ufpr.br:article/24632Revistahttps://revistas.ufpr.br/geografarPUBhttps://revistas.ufpr.br/geografar/oai||geografar@ufpr.br1981-089X1981-089Xopendoar:2012-06-29T17:57:50Revista Geografar - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A MÚSICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA: CANÇÕES E REPRESENTAÇÕES GEOGRÁFICAS
title A MÚSICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA: CANÇÕES E REPRESENTAÇÕES GEOGRÁFICAS
spellingShingle A MÚSICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA: CANÇÕES E REPRESENTAÇÕES GEOGRÁFICAS
Correia, Marcos Antonio
Geografia Escolar; Representações Geográficas; Música; Mapas Mentais
title_short A MÚSICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA: CANÇÕES E REPRESENTAÇÕES GEOGRÁFICAS
title_full A MÚSICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA: CANÇÕES E REPRESENTAÇÕES GEOGRÁFICAS
title_fullStr A MÚSICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA: CANÇÕES E REPRESENTAÇÕES GEOGRÁFICAS
title_full_unstemmed A MÚSICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA: CANÇÕES E REPRESENTAÇÕES GEOGRÁFICAS
title_sort A MÚSICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA: CANÇÕES E REPRESENTAÇÕES GEOGRÁFICAS
author Correia, Marcos Antonio
author_facet Correia, Marcos Antonio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Marcos Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia Escolar; Representações Geográficas; Música; Mapas Mentais
topic Geografia Escolar; Representações Geográficas; Música; Mapas Mentais
description O texto coloca de forma sucinta a experiência empírica realizada no ensino médio em relação a música nas aulas de geografia: emoção e razão nas representações geográficas. Inicialmente indica a natureza e origem da pesquisa bem como seu diagnóstico e antecedentes teórico-metodológicos, assim como os primeiros contatos com os alunos. Apresenta-se de forma original, pois procura inserir a linguagem musical por meio de mapas mentais, reformulando a sua aplicabilidade, auxiliando em algumas ressignificações de conceitos e temas geográficos. Foi aplicada em uma 1.ª Série do Ensino Médio, em dois momentos: o subjetivo e o Intersubjetivo.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/24632
10.5380/geografar.v7i1.24632
url https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/24632
identifier_str_mv 10.5380/geografar.v7i1.24632
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/24632/18474
https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/24632/18475
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Geografar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Geografar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA GEOGRAFAR; v. 7, n. 1 (2012)
1981-089X
10.5380/geografar.v7i1
reponame:Revista Geografar
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista Geografar
collection Revista Geografar
repository.name.fl_str_mv Revista Geografar - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||geografar@ufpr.br
_version_ 1788990018077851648