O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA CONTRAMÃO DA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE DO COLÉGIO ESTADUAL DO REASSENTAMENTO SÃO FRANCISCO DE ASSIS, CASCAVEL/PR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Geografar |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/47647 |
Resumo: | O recorte deste artigo visa entender parte da luta da comunidade e líderes educacionais do Colégio Estadual do Reassentamento São Francisco de Assis, localizado no município de Cascavel, extremo Oeste paranaense. Cabe desenvolver aprofundamentos teóricos e práticos quanto à organização do Projeto Político-Pedagógico – PPP da instituição em questão, relacionado com a Proposta de Educação do Campo, a que a instituição vem tentando incorporar. É importante mencionar que o colégio originou-se a partir da luta de sujeitos da Comissão Regional dos Atingidos por Barragens da Bacia do Rio Iguaçu - CRABI, movimento local, interligado diretamente a articulação nacional, denominada de Movimento dos Atingidos por Barragem – MAB, ocorrido na região Oeste e Sudoeste paranaense. O trabalho empírico realizado caracteriza-se por meio da realização de entrevistas com lideranças do colégio e da comunidade, análise documental e registro fotográfico do espaço estudado. Palavras-chave: Movimento social; Educação do Campo; Projeto Político-Pedagógico. |
id |
UFPR-7_8d935348eafe3d261b7f4bb44815e628 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/47647 |
network_acronym_str |
UFPR-7 |
network_name_str |
Revista Geografar |
repository_id_str |
|
spelling |
O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA CONTRAMÃO DA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE DO COLÉGIO ESTADUAL DO REASSENTAMENTO SÃO FRANCISCO DE ASSIS, CASCAVEL/PRThe political-pedagogical project in the contraption of the proposal for education of the field: an analysis of the state college the reassessment São Francisco de Assis, Cascavel/PRMovimento social; Educação do Campo; Projeto Político-Pedagógico.Social movement; Rural Education; Political and Educational Project.O recorte deste artigo visa entender parte da luta da comunidade e líderes educacionais do Colégio Estadual do Reassentamento São Francisco de Assis, localizado no município de Cascavel, extremo Oeste paranaense. Cabe desenvolver aprofundamentos teóricos e práticos quanto à organização do Projeto Político-Pedagógico – PPP da instituição em questão, relacionado com a Proposta de Educação do Campo, a que a instituição vem tentando incorporar. É importante mencionar que o colégio originou-se a partir da luta de sujeitos da Comissão Regional dos Atingidos por Barragens da Bacia do Rio Iguaçu - CRABI, movimento local, interligado diretamente a articulação nacional, denominada de Movimento dos Atingidos por Barragem – MAB, ocorrido na região Oeste e Sudoeste paranaense. O trabalho empírico realizado caracteriza-se por meio da realização de entrevistas com lideranças do colégio e da comunidade, análise documental e registro fotográfico do espaço estudado. Palavras-chave: Movimento social; Educação do Campo; Projeto Político-Pedagógico.The approach of this article aims to understand part of the struggle of the community and educational leaders of the State College of Resettlement St. Francis of Assisi, located in the city of Cascavel, Paraná far west. It is to develop theoretical and practical insights about the organization of the political-pedagogical project - PPP institution in question related to the Rural Education Proposal, that the institution has been trying to incorporate. It is important to mention that the school originated from the struggle of subjects of the Regional Commission of People Affected by Dams of Iguaçu-Krabi River Basin, local movement, directly linked to national joint, called the Movement of People Affected by Dam - MAB occurred in the West and Southwest Paraná region. The empirical work is characterized by conducting interviews with leaders of the school and community, document analysis and photographic record of the studied space.Keywords: Social movement; Rural Education; Political and Educational Project.UFPRRossetto, Edimar RodrigoSchlosser, Marli Terezinha Szumilo2018-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/4764710.5380/geografar.v12i2.47647REVISTA GEOGRAFAR; v. 12, n. 2 (2017); 215-2321981-089X10.5380/geografar.v12i2reponame:Revista Geografarinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/47647/34818https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/47647/34759Direitos autorais 2018 Revista Geografarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-20T22:48:12Zoai:revistas.ufpr.br:article/47647Revistahttps://revistas.ufpr.br/geografarPUBhttps://revistas.ufpr.br/geografar/oai||geografar@ufpr.br1981-089X1981-089Xopendoar:2018-02-20T22:48:12Revista Geografar - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA CONTRAMÃO DA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE DO COLÉGIO ESTADUAL DO REASSENTAMENTO SÃO FRANCISCO DE ASSIS, CASCAVEL/PR The political-pedagogical project in the contraption of the proposal for education of the field: an analysis of the state college the reassessment São Francisco de Assis, Cascavel/PR |
title |
O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA CONTRAMÃO DA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE DO COLÉGIO ESTADUAL DO REASSENTAMENTO SÃO FRANCISCO DE ASSIS, CASCAVEL/PR |
spellingShingle |
O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA CONTRAMÃO DA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE DO COLÉGIO ESTADUAL DO REASSENTAMENTO SÃO FRANCISCO DE ASSIS, CASCAVEL/PR Rossetto, Edimar Rodrigo Movimento social; Educação do Campo; Projeto Político-Pedagógico. Social movement; Rural Education; Political and Educational Project. |
title_short |
O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA CONTRAMÃO DA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE DO COLÉGIO ESTADUAL DO REASSENTAMENTO SÃO FRANCISCO DE ASSIS, CASCAVEL/PR |
title_full |
O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA CONTRAMÃO DA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE DO COLÉGIO ESTADUAL DO REASSENTAMENTO SÃO FRANCISCO DE ASSIS, CASCAVEL/PR |
title_fullStr |
O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA CONTRAMÃO DA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE DO COLÉGIO ESTADUAL DO REASSENTAMENTO SÃO FRANCISCO DE ASSIS, CASCAVEL/PR |
title_full_unstemmed |
O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA CONTRAMÃO DA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE DO COLÉGIO ESTADUAL DO REASSENTAMENTO SÃO FRANCISCO DE ASSIS, CASCAVEL/PR |
title_sort |
O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA CONTRAMÃO DA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE DO COLÉGIO ESTADUAL DO REASSENTAMENTO SÃO FRANCISCO DE ASSIS, CASCAVEL/PR |
author |
Rossetto, Edimar Rodrigo |
author_facet |
Rossetto, Edimar Rodrigo Schlosser, Marli Terezinha Szumilo |
author_role |
author |
author2 |
Schlosser, Marli Terezinha Szumilo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rossetto, Edimar Rodrigo Schlosser, Marli Terezinha Szumilo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Movimento social; Educação do Campo; Projeto Político-Pedagógico. Social movement; Rural Education; Political and Educational Project. |
topic |
Movimento social; Educação do Campo; Projeto Político-Pedagógico. Social movement; Rural Education; Political and Educational Project. |
description |
O recorte deste artigo visa entender parte da luta da comunidade e líderes educacionais do Colégio Estadual do Reassentamento São Francisco de Assis, localizado no município de Cascavel, extremo Oeste paranaense. Cabe desenvolver aprofundamentos teóricos e práticos quanto à organização do Projeto Político-Pedagógico – PPP da instituição em questão, relacionado com a Proposta de Educação do Campo, a que a instituição vem tentando incorporar. É importante mencionar que o colégio originou-se a partir da luta de sujeitos da Comissão Regional dos Atingidos por Barragens da Bacia do Rio Iguaçu - CRABI, movimento local, interligado diretamente a articulação nacional, denominada de Movimento dos Atingidos por Barragem – MAB, ocorrido na região Oeste e Sudoeste paranaense. O trabalho empírico realizado caracteriza-se por meio da realização de entrevistas com lideranças do colégio e da comunidade, análise documental e registro fotográfico do espaço estudado. Palavras-chave: Movimento social; Educação do Campo; Projeto Político-Pedagógico. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-15 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/47647 10.5380/geografar.v12i2.47647 |
url |
https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/47647 |
identifier_str_mv |
10.5380/geografar.v12i2.47647 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/47647/34818 https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/47647/34759 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Geografar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Geografar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA GEOGRAFAR; v. 12, n. 2 (2017); 215-232 1981-089X 10.5380/geografar.v12i2 reponame:Revista Geografar instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Revista Geografar |
collection |
Revista Geografar |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Geografar - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||geografar@ufpr.br |
_version_ |
1788990019413737472 |