O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA CONTRAMÃO DA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE DO COLÉGIO ESTADUAL DO REASSENTAMENTO SÃO FRANCISCO DE ASSIS, CASCAVEL/PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossetto, Edimar Rodrigo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Schlosser, Marli Terezinha Szumilo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Geografar
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/47647
Resumo: O recorte deste artigo visa entender parte da luta da comunidade e líderes educacionais do Colégio Estadual do Reassentamento São Francisco de Assis, localizado no município de Cascavel, extremo Oeste paranaense. Cabe desenvolver aprofundamentos teóricos e práticos quanto à organização do Projeto Político-Pedagógico – PPP da instituição em questão, relacionado com a Proposta de Educação do Campo, a que a instituição vem tentando incorporar. É importante mencionar que o colégio originou-se a partir da luta de sujeitos da Comissão Regional dos Atingidos por Barragens da Bacia do Rio Iguaçu - CRABI, movimento local, interligado diretamente a articulação nacional, denominada de Movimento dos Atingidos por Barragem – MAB, ocorrido na região Oeste e Sudoeste paranaense. O trabalho empírico realizado caracteriza-se por meio da realização de entrevistas com lideranças do colégio e da comunidade, análise documental e registro fotográfico do espaço estudado.   Palavras-chave: Movimento social; Educação do Campo; Projeto Político-Pedagógico.
id UFPR-7_8d935348eafe3d261b7f4bb44815e628
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/47647
network_acronym_str UFPR-7
network_name_str Revista Geografar
repository_id_str
spelling O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA CONTRAMÃO DA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE DO COLÉGIO ESTADUAL DO REASSENTAMENTO SÃO FRANCISCO DE ASSIS, CASCAVEL/PRThe political-pedagogical project in the contraption of the proposal for education of the field: an analysis of the state college the reassessment São Francisco de Assis, Cascavel/PRMovimento social; Educação do Campo; Projeto Político-Pedagógico.Social movement; Rural Education; Political and Educational Project.O recorte deste artigo visa entender parte da luta da comunidade e líderes educacionais do Colégio Estadual do Reassentamento São Francisco de Assis, localizado no município de Cascavel, extremo Oeste paranaense. Cabe desenvolver aprofundamentos teóricos e práticos quanto à organização do Projeto Político-Pedagógico – PPP da instituição em questão, relacionado com a Proposta de Educação do Campo, a que a instituição vem tentando incorporar. É importante mencionar que o colégio originou-se a partir da luta de sujeitos da Comissão Regional dos Atingidos por Barragens da Bacia do Rio Iguaçu - CRABI, movimento local, interligado diretamente a articulação nacional, denominada de Movimento dos Atingidos por Barragem – MAB, ocorrido na região Oeste e Sudoeste paranaense. O trabalho empírico realizado caracteriza-se por meio da realização de entrevistas com lideranças do colégio e da comunidade, análise documental e registro fotográfico do espaço estudado.   Palavras-chave: Movimento social; Educação do Campo; Projeto Político-Pedagógico.The approach of this article aims to understand part of the struggle of the community and educational leaders of the State College of Resettlement St. Francis of Assisi, located in the city of Cascavel, Paraná far west. It is to develop theoretical and practical insights about the organization of the political-pedagogical project - PPP institution in question related to the Rural Education Proposal, that the institution has been trying to incorporate. It is important to mention that the school originated from the struggle of subjects of the Regional Commission of People Affected by Dams of Iguaçu-Krabi River Basin, local movement, directly linked to national joint, called the Movement of People Affected by Dam - MAB occurred in the West and Southwest Paraná region. The empirical work is characterized by conducting interviews with leaders of the school and community, document analysis and photographic record of the studied space.Keywords: Social movement; Rural Education; Political and Educational Project.UFPRRossetto, Edimar RodrigoSchlosser, Marli Terezinha Szumilo2018-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/4764710.5380/geografar.v12i2.47647REVISTA GEOGRAFAR; v. 12, n. 2 (2017); 215-2321981-089X10.5380/geografar.v12i2reponame:Revista Geografarinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/47647/34818https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/47647/34759Direitos autorais 2018 Revista Geografarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-20T22:48:12Zoai:revistas.ufpr.br:article/47647Revistahttps://revistas.ufpr.br/geografarPUBhttps://revistas.ufpr.br/geografar/oai||geografar@ufpr.br1981-089X1981-089Xopendoar:2018-02-20T22:48:12Revista Geografar - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA CONTRAMÃO DA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE DO COLÉGIO ESTADUAL DO REASSENTAMENTO SÃO FRANCISCO DE ASSIS, CASCAVEL/PR
The political-pedagogical project in the contraption of the proposal for education of the field: an analysis of the state college the reassessment São Francisco de Assis, Cascavel/PR
title O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA CONTRAMÃO DA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE DO COLÉGIO ESTADUAL DO REASSENTAMENTO SÃO FRANCISCO DE ASSIS, CASCAVEL/PR
spellingShingle O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA CONTRAMÃO DA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE DO COLÉGIO ESTADUAL DO REASSENTAMENTO SÃO FRANCISCO DE ASSIS, CASCAVEL/PR
Rossetto, Edimar Rodrigo
Movimento social; Educação do Campo; Projeto Político-Pedagógico.
Social movement; Rural Education; Political and Educational Project.
title_short O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA CONTRAMÃO DA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE DO COLÉGIO ESTADUAL DO REASSENTAMENTO SÃO FRANCISCO DE ASSIS, CASCAVEL/PR
title_full O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA CONTRAMÃO DA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE DO COLÉGIO ESTADUAL DO REASSENTAMENTO SÃO FRANCISCO DE ASSIS, CASCAVEL/PR
title_fullStr O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA CONTRAMÃO DA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE DO COLÉGIO ESTADUAL DO REASSENTAMENTO SÃO FRANCISCO DE ASSIS, CASCAVEL/PR
title_full_unstemmed O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA CONTRAMÃO DA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE DO COLÉGIO ESTADUAL DO REASSENTAMENTO SÃO FRANCISCO DE ASSIS, CASCAVEL/PR
title_sort O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA CONTRAMÃO DA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE DO COLÉGIO ESTADUAL DO REASSENTAMENTO SÃO FRANCISCO DE ASSIS, CASCAVEL/PR
author Rossetto, Edimar Rodrigo
author_facet Rossetto, Edimar Rodrigo
Schlosser, Marli Terezinha Szumilo
author_role author
author2 Schlosser, Marli Terezinha Szumilo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Rossetto, Edimar Rodrigo
Schlosser, Marli Terezinha Szumilo
dc.subject.por.fl_str_mv Movimento social; Educação do Campo; Projeto Político-Pedagógico.
Social movement; Rural Education; Political and Educational Project.
topic Movimento social; Educação do Campo; Projeto Político-Pedagógico.
Social movement; Rural Education; Political and Educational Project.
description O recorte deste artigo visa entender parte da luta da comunidade e líderes educacionais do Colégio Estadual do Reassentamento São Francisco de Assis, localizado no município de Cascavel, extremo Oeste paranaense. Cabe desenvolver aprofundamentos teóricos e práticos quanto à organização do Projeto Político-Pedagógico – PPP da instituição em questão, relacionado com a Proposta de Educação do Campo, a que a instituição vem tentando incorporar. É importante mencionar que o colégio originou-se a partir da luta de sujeitos da Comissão Regional dos Atingidos por Barragens da Bacia do Rio Iguaçu - CRABI, movimento local, interligado diretamente a articulação nacional, denominada de Movimento dos Atingidos por Barragem – MAB, ocorrido na região Oeste e Sudoeste paranaense. O trabalho empírico realizado caracteriza-se por meio da realização de entrevistas com lideranças do colégio e da comunidade, análise documental e registro fotográfico do espaço estudado.   Palavras-chave: Movimento social; Educação do Campo; Projeto Político-Pedagógico.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-15
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/47647
10.5380/geografar.v12i2.47647
url https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/47647
identifier_str_mv 10.5380/geografar.v12i2.47647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/47647/34818
https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/47647/34759
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Geografar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Geografar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA GEOGRAFAR; v. 12, n. 2 (2017); 215-232
1981-089X
10.5380/geografar.v12i2
reponame:Revista Geografar
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista Geografar
collection Revista Geografar
repository.name.fl_str_mv Revista Geografar - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||geografar@ufpr.br
_version_ 1788990019413737472