OPERACIONALIZAÇÃO DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA: ESTUDO DE CASO DE TRÊS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO PARANÁ
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Geografar |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/59572 |
Resumo: | A formação inicial é um grande desafio tanto para o acadêmico quanto para o professor formador, pois precisa ser pensada para que se possa compreender os diferentes aspectos da prática profissional, articulando o conhecimento da área específica àqueles próprios da educação. Portanto, o distanciamento entre o que é aprendido na instituição formadora e o conhecimento necessário às escolas é o dilema a ser superado. Nesse contexto, as mudanças propostas às licenciaturas, por meio das Diretrizes Curriculares Nacionais (de 01/2002 e 02/2015) têm impulsionado as discussões sobre as demandas da sociedade e do mundo do trabalho. Diante do exposto, o presente texto tem o objetivo de apresentar como algumas Instituições do Ensino Superior (IES) no Paraná têm organizado os currículos do curso de Licenciatura em Geografia, quanto à inclusão da prática como componente curricular obrigatório. Como metodologia adotou-se a análise documental dos Projetos Curriculares dos Cursos de Geografia de três IES públicas estaduais do Paraná, nominadas no trabalho como IES 1, 2 e 3. As categorias de análise foram: contextual, conceitual e operativa, com base nos estudos de Eyng (2002). Verificou-se na pesquisa, que todas as IES atenderam à resolução nº 01/2002, mas ainda estão em processo de elaboração das mudanças propostas pela resolução nº 02/2015. Nas IES 1 e 3, as disciplinas destinadas às práticas como componente curricular incentivam o acadêmico a refletir sobre a educação, o ensino de Geografia e prática pedagógica do professor; estimulam a pesquisa em educação e em ensino da Geografia; e apresentam novas metodologias de ensino, para a intervenção nos ensinos fundamental e médio. Enquanto a IES 2, demonstra ter menos clareza quanto à compreensão da prática como componente curricular, na medida em que o curso não apresenta uma identidade específica e, embora carregue a nomenclatura de “Licenciatura”, está mais voltada ao bacharelado. |
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OPERACIONALIZAÇÃO DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA: ESTUDO DE CASO DE TRÊS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO PARANÁOPERATIONALIZATION OF PRACTICE AS A CURRICULAR COMPONENT IN GEOGRAPHIC COURSES: A CASE STUDY OF THREE PUBLIC UNIVERSITIES OF PARANÁFormação Inicial; Licenciatura em Geografia; Teoria-Prática, Prática como Componente Curricular;A formação inicial é um grande desafio tanto para o acadêmico quanto para o professor formador, pois precisa ser pensada para que se possa compreender os diferentes aspectos da prática profissional, articulando o conhecimento da área específica àqueles próprios da educação. Portanto, o distanciamento entre o que é aprendido na instituição formadora e o conhecimento necessário às escolas é o dilema a ser superado. Nesse contexto, as mudanças propostas às licenciaturas, por meio das Diretrizes Curriculares Nacionais (de 01/2002 e 02/2015) têm impulsionado as discussões sobre as demandas da sociedade e do mundo do trabalho. Diante do exposto, o presente texto tem o objetivo de apresentar como algumas Instituições do Ensino Superior (IES) no Paraná têm organizado os currículos do curso de Licenciatura em Geografia, quanto à inclusão da prática como componente curricular obrigatório. Como metodologia adotou-se a análise documental dos Projetos Curriculares dos Cursos de Geografia de três IES públicas estaduais do Paraná, nominadas no trabalho como IES 1, 2 e 3. As categorias de análise foram: contextual, conceitual e operativa, com base nos estudos de Eyng (2002). Verificou-se na pesquisa, que todas as IES atenderam à resolução nº 01/2002, mas ainda estão em processo de elaboração das mudanças propostas pela resolução nº 02/2015. Nas IES 1 e 3, as disciplinas destinadas às práticas como componente curricular incentivam o acadêmico a refletir sobre a educação, o ensino de Geografia e prática pedagógica do professor; estimulam a pesquisa em educação e em ensino da Geografia; e apresentam novas metodologias de ensino, para a intervenção nos ensinos fundamental e médio. Enquanto a IES 2, demonstra ter menos clareza quanto à compreensão da prática como componente curricular, na medida em que o curso não apresenta uma identidade específica e, embora carregue a nomenclatura de “Licenciatura”, está mais voltada ao bacharelado.The initial teacher training is a big challenge as for the scholar much as for the trainer teacher since it needs to be imagined to comprehend the different issues of professional practice, linking the knowledge in the specific area to those of education itself. Therefore, the estrangement between what is learned at training institution and the knowledge that is needed to schools is the dilemma to be overcome. In this context, the changes proposed to graduation courses, by means of National Curricular Guidelines (01/2002 and 02/2015) [Diretrizes Curriculares Nacionais (de 01/2002 e 02/2015)] have boosted the discussions on the social demands and the world of work. Based on this, the goal of this text is to show how some Higher Education Institutions [Instituições de Ensino Superior [IES] in Paraná-Brazil have organized the Geography degree courses curriculums, in terms of inclusion of the practice as a compulsory curricular component. As a methodology, it has been embraced the documental analysis of Geography courses curricular projects of three Higher Education Institutions of Paraná-Brazil, called here as IES 1, 2 and 3. The analysis categories were: contextual, conceptual and operational, based on studies by Eyng (2002). It has verified in the research, that all the IES have met to the resolution 01/2002, but they are still in elaboration process of the changes proposed by the resolution 02/2015. At the institutions 1 and 3, the subjects destined to the practices as curricular component they encourage the scholar to reflect on education, Geography teaching and the pedagogical practice of teacher; stimulate the research in education and in Geography teaching; and show new teaching methodologies, for the intervention in high school and elementary teaching. While the IES 2, demonstrates have less clarity about practice comprehension as a curricular component, as far as the course doesn’t show a specific identity and, although it has the nomenclature of “degree”, it is more directed to the bachelor degree.Keywords: Initial Training; Geography Degree; Theory-Practice; Practice as a Curricular Component. UFPRRutecki, Lesete KaveskiGomes, Marquiana de Freitas Vilas Boas2018-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/5957210.5380/geografar.v13i2.59572REVISTA GEOGRAFAR; v. 13, n. 2 (2018); 312-3361981-089X10.5380/geografar.v13i2reponame:Revista Geografarinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/59572/37264https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/59572/37232Direitos autorais 2018 REVISTA GEOGRAFARinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-13T15:28:14Zoai:revistas.ufpr.br:article/59572Revistahttps://revistas.ufpr.br/geografarPUBhttps://revistas.ufpr.br/geografar/oai||geografar@ufpr.br1981-089X1981-089Xopendoar:2019-07-13T15:28:14Revista Geografar - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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OPERACIONALIZAÇÃO DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA: ESTUDO DE CASO DE TRÊS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO PARANÁ Rutecki, Lesete Kaveski Formação Inicial; Licenciatura em Geografia; Teoria-Prática, Prática como Componente Curricular; |
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